10 ideias criativas para customizar suas roupas antigas

Quer looks novos gastando pouco? Aprenda 10 maneiras de customizar suas roupas e conseguir peças modernas e cheias de estilo!

2 2488
(Foto: Reprodução / A beautiful mess)

(Foto: Reprodução / A beautiful mess)

Fim de ano é a época perfeita para fazer aquele faxinão no armário e decidir de uma vez por todas o que dar e o que guardar no guarda-roupas. Desapega, menina!

O problema é que a gente sempre tem uma peça ou outra que são verdadeiros xodós, né? Mesmo aquelas mais velhinhas. O jeito então? Customizar! Camisetas velhas viram fun t-shirts perfeitas inclusive para sair à noite. Vestidinhos de verão podem ser tornar looks de festa lindos.

As mudanças não têm limites! É só ter à mão os materiais certos, capricho e criatividade pra customizar suas peças e conseguir roupas com cara de novas. Quer inspiração? Dá uma olhada nessas 12 ideias lindas e super fáceis de copiar.

1. Que tal customizar a gola de uma regata ou camiseta com aplicações de pérolas e pedrarias?
Se você não tem muita prática de costura e só sabe o básico, uma boa opção é fazer uma tirinha bordada na gola da sua camiseta ou regata, mesclando pedras de diferentes cores e tamanhos. Agora, se você tem o dom da costura, pode ousar ainda mais e criar uma gola diferente, como a da foto abaixo!
Quer mais praticidade? Que tal comprar o aplique bordado já pronto e simplesmente prendê-lo ao longo da gola? Alguns pontinhos nas pontas e no centro e voilá!

961a35d3c180fbbbe1df511a2dfb41b2

(Foto: Pinterest)

2. Ou talvez escrever uma palavra divertida com lantejoulas…
Gostou da ideia? Para customizar, basta seguir o passo a passo abaixo! A técnica não tem segredo: basta escolher o desenho ou palavra, transferir o desenho para a roupa e depois colar ou bordar com a tira de lantejoulas. Se se não encontrar a fita pronta, não tem jeito: você terá que bordar ou colar uma a uma, sobrepondo-as até formar o efeito de fita.

(Foto: Reprodução / A beautiful mess)

(Foto: Reprodução / A beautiful mess)

3. Dê um up no seu shorts liso com aplicações de renda
Customizar um shorts parece complicado, mas não é! Tudo o que você precisa é sobrepor faixas de renda, costumando-as ou colando-as, uma de cada vez. O resultado? Uma peça delicada e pra lá de romântica.

(Foto: Reprodução / Sincerely Kinsey)

(Foto: Reprodução / Sincerely Kinsey)

4. Já pensou em transformar sua camisa velha e um vestido lindo?
E o melhor, nem precisa costumar! O segredo aqui são as dobraduras! Vista a camisa com a gola como decote. Amarre as mangas na frente, depois amarre-as para trás e você terá um vestido novo e super cool. Só cuidado com o tomara-que-caia, hein? O melhor é sempre usar um top por baixo para prevenir qualquer gafe fashion!

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

5. Dê uma cara nova ao seu suéter velhinho!
Não precisa ter medo! Customizar seu suéter e deixa-lo com cara de novo é bem simples. Faça um corte bem no meio da peça na parte de trás, cortando-o por inteiro. Depois, pregue um botão para fechar. Fácil, né? E bem diferente!

(Foto: Reprodução / In honour of design)

(Foto: Reprodução / In honour of design)

6. Maxi laço na sua camisetinha básica
Recomendo essa técnica apenas para quem é expert em costura. Por que? Para fazer essa torção nas costas da sua camiseta, você terá que descosturar a parte da frente da de trás, torcer a parte de trás formando um laço e então costurar novamente. Vai encarar o desafio?

(Foto: Reprodução / Trash to Couture)

(Foto: Reprodução / Trash to Couture)

7. Já pensou em customizar seu shorts jeans com guipir?
Esse truque é antigo, mas muito fácil. Tudo o que você vai precisar é de dois pedaços de renda, uma shorts jeans básico, cola pra tecido e uma caneta marca texto. Dobre seu shorts ao meio para ter acesso às laterais, peça a altura da renda e marque com uma canetinha onde fazer o corte na costura. Depois de feito o corte, cole o guipir com algumas gotinhas de cola e pressione bem. Simples, né?

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

8. Cara nova ao seu suéter com um laço traseiro
Essa dica fácil cria um efeito incrível! Escolha um suéter com decote bem cavado atrás e costure uma fita de cada lado. Tenha certeza de fazer um acabamento discreto nas pontas da fita para garantir que elas não desfiem. Faça um laço bem bonito e pronto.

(Foto: Reprodução / Love Maegan)

(Foto: Reprodução / Love Maegan)

9. Ganhe uma roupa nova com tinta pra tecido
Sabe aquele seu vestido branco de Réveillon que há anos está encostado no armário? Ele pode ganhar uma cara nova se você usar e abusar das tintas para tecido. Seja com degradês, tie-dye ou manchas em formas bem leves e abstratas, você consegue estampas lindas. É só deixar a imaginação tomar conta.

(Foto: Reprodução / Dare to DIY)

(Foto: Reprodução / Dare to DIY)

10. Maxi gola com lantejoulas. Por quê não?
Sabe aquela roupa que você já usou mil vezes e nem os acessórios te ajudam a dar uma cara nova ao look? Uma boa opção é fazer maxi colar fake bordando lantejoulas sobrepostas criando uma gola incrível e bem chamativa. Seja um vestido de festa ou uma camiseta básica, o efeito fica lindo!

(Foto: Reprodução / A pair & a spare)

(Foto: Reprodução / A pair & a spare)

Uma ideia mais linda que a outra. Viu como é fácil customizar suas roupas com pouquíssimo trabalho?

Bjs,
Fabi Scaranzi

 

  • Helena Almeida

    amei todas as dicas….

  • Tania Martarello Martarello

    Sabe aquele vestido branco que você comprou apenas para passar o Reveillon, taí uma dica!!! renove-o.ADOREI………………………