Supere já o medo de falar em público

Se você começa a suar frio só de pensar em falar em público, essa matéria é pra você!

0 1507

    fabi palestra 1

    Enquanto para alguns falar em público é fácil e natural, para outros, uma palestra de 20 minutos pode ser um verdadeiro pesadelo. O problema é que para alcançar o sucesso, você terá que passar por isso e enfrentar o desafio.
    Eu estou acostumada, faço isso há anos, adoro, fico muito à vontade, mas um friozinho na barriga antes de se apresentar é natural. Se você sente que seu medo de falar em público é tão grande que ele pode, inclusive, atrapalhar seu rendimento, aqui vão algumas dicas:

    Olhe nos olhos
    Ao criar contato visual com quem está te assistindo, você incentiva a participação e manda a monotonia para bem longe. Mesmo que alguns convidados não estejam atentos, manter um sorriso no rosto e olhos sempre focados na direção do público, vai ajudar.

    fabi falar em publico

    Foco e concentração me ajudam a dar palestras e interagir com o público.

    Inspira, respira
    Falar devagar é fundamental para que você consiga processar melhor a informação e transmiti-la da melhor maneira possível. Essa pausa ainda ajuda você a se programar para a próxima fala e evitar que você se perca entre um conceito e outro.

    Ninguém é perfeito
    Não se cobre demais! Mesmo que sempre haja aquele medinho de ser julgada por seus valores e ideias, lembre-se que as pessoas estão lá para ouvirem e aprenderem com você e não para avaliarem sua performance. Para quebrar o gelo e transformar o nervosismo em confiança, comece sua apresentação falando sobre a quantidade de gente que está ali pra te ver e o quanto você está feliz com isso.

    Kate Middleton mostrando que é possível manter a calma e a elegância durante um discurso

    Kate Middleton mostrando que é possível manter a calma e a elegância durante um discurso (Imagem: Getty Image)

    Dicas de peso
    Conversando com o psiquiatra e palestrante Roberto Shinyashiki, descobri que o medo de falar em público é o segundo na lista dos maiores medos do ser-humano, perdendo apenas para o medo de morrer. E que o que mais atrapalha uma pessoa na hora de falar em público são aqueles diálogos internos negativos que não conseguimos conter: “vai me dar branco”, “com certeza eu vou errar”, “todo mundo deve estar odiando”, “será que minhas ideias valem a atenção de toda essa gente?”

    Com a intenção de explicar como transformar essas ideias em pensamentos positivos e ganhar mais confiança na hora de se apresentar, Roberto Shinyashiki preparou esse vídeo especialmente para ajudar quem morre de medo de falar em público, mas precisa passar por isso frequentemente na carreira. Aperte o play!

    Dicas anotadas?

    Bjs e bom trabalho,
    Fabi Scaranzi