Menu
 2181
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
4 dicas de comunicação que grandes líderes e CEOs nunca ignoram
O segredo está na forma como você interage com os outros. Aprenda já!

comunicação - dicas CEOs foto de destaque

(Imagem: Divulgação/Mel Robbins)

É verdade que colocar as necessidades dos outros em primeiro lugar e assumir a responsabilidade pelas escolhas e atitudes do time são características de um grande líder, mas, acredite: você não vai conseguir se manter no topo por muito tempo se não souber também como se comunicar de maneira clara e eficaz.

Pode reparar, grandes líderes e CEOs estão sempre se comunicando. Todos os chefes e gestores de empresas bem-sucedidas se comunicam com clareza, precisão e objetividade.

Quer copiar a fórmula poderosa desses profissionais de sucesso? Então tenha em mente que somente trabalhando a sua comunicação você será capaz de se conectar melhor com seus sócios, funcionários e colegas de equipe e vai inspirá-los a produzir cada vez mais, e melhor! Aprenda abaixo quatro maneiras de melhorar sua comunicação no local de trabalho seguindo os passos de grandes CEOs.

1. Separe um tempo para reuniões individuais
Segundo Kat Cole, uma das empresárias mais bem-sucedidas dos Estados Unidos, você nunca deve subestimar o valor das reuniões individuais com seus funcionários. Essas reuniões regulares fortalecerão o relacionamento entre você e sua equipe e de quebra, vão criar a oportunidade perfeita pra você fornecer um feedback personalizado, comentar sobre projetos atuais e compartilhar informações pertinentes.

Acredite, essa prática nunca falha! A partir do momento que cada um dos seus funcionários sabe o que você espera deles, o que é preciso melhorar e onde eles estão acertando, eles se sentem muito mais animados e empenhados a se dedicar ao máximo às suas funções.

2. Faça da tecnologia sua maior aliada
Estudos recentes descobriram que, em todo o mundo, 70% dos funcionários trabalham remotamente pelo menos uma vez por semana, 53% desses inclusive, passam pelo menos metade da semana fora do escritório. A princípio, pode até parecer que a comunicação consistente seja um desafio, mas smartphones, tablets e diferentes opções de aplicativos tornam a comunicação à distância tão eficiente quanto a presencial.

Está acostumada com os e-mails? Experimente fazer como grandes líderes e CEOs e tente uma reunião via Skype ou com aplicativos como o Zoom, que permite que você crie uma sala de bate-papo por vídeo com várias pessoas ao mesmo tempo. Dar aos funcionários a chance de ver seu rosto e ouvir a sua voz tem um impacto muito maior nas decisões da equipe e mostra que você se importa não só com o que eles têm a dizer, mas também com quem eles são.

3. Peça maneiras de melhorar
Assistindo a alguns TED talkings cheguei no americano Laszlo Bock, ex vice-presidente sênior de gestão de pessoas do Google e atual CEO da Humu. Laszlo tem sido frequentemente citado por criar um método simples, porém único de conduzir avaliações em pares. Em vez de simplesmente fazer com que o gestor fornecesse um feedback para funcionários de nível inferior, a gerência do Google também recebia um feedback de funcionários sobre as coisas que eles deveriam fazer mais ou de maneira diferente.

comunicação - dicas CEOs foto de dentro

(Imagem: cloud.googleblog.com)

Que tal implementar essa técnica usada no Google dentro da sua própria empresa? Pedir aos seus funcionários que façam uma avaliação sobre a sua gestão é uma maneira simples de criar confiança e melhorar suas habilidades de liderança. Considere enviar e-mails para sua equipe a cada seis meses perguntando como eles avaliam seu trabalho e o que você pode fazer a mais para ajudá-los a atingir seu potencial.

4. Preste atenção na sua linguagem corporal
Como já disse aqui algumas vezes, a comunicação não acontece apenas através de palavras verbais ou escritas. Uma parte importante da comunicação é a sua linguagem corporal. Um estudo realizado pelos psicólogos americanos Robert Rosenthal e Nalini Ambady nos anos 90, descobriu que os alunos precisavam apenas assistir a linguagem corporal de um professor durante 10 minutos para sentirem se teriam afinidade com aquela matéria ou conteúdo nas avaliações de final de ano dos professores. Eles observaram: “A linguagem corporal é de longe o fator mais importante e as palavras do professor pouco importam, é evidente que passamos uma grande quantidade de informações sobre nós mesmos através da linguagem corporal”.

De acordo com a autora e palestrante motivacional Mel Robbins, quando um funcionário te vê e reconhece uma linguagem corporal positiva, ele imediatamente se interessa mais pelas palavras que você tem a dizer e entende com mais facilidade o que você está comunicando apenas com a linguagem corporal.

Dicas anotadas? Só não se esqueça que se tornar uma comunicadora eficiente não acontece da noite para o dia. É preciso treinar e muito! À medida que você torna essas técnicas de comunicação parte integrante da maneira como lidera a sua equipe, mais preparada você vai estar para guiar sua empresa na direção certa e alcançar os resultados desejados.

Agora eu quero saber de você: qual é o maior desafio na hora de ser líder de um projeto ou chefe de um setor ou empresa? Conte pra mim nos comentários.

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação