Menu
 5510
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
8 sinais de que uma promoção está a caminho
Você sonha em subir de cargo na empresa? Então preste atenção nos sinais que seu chefe dá diariamente. Algumas atitudes podem ser fortes indicadores de que uma promoção está mais perto do que você imagina

mulher trabalhando 5

Quando você está no mesmo emprego há anos, é natural começar a se sentir um pouco inquieta. Mesmo que você ame o que faz, tudo mundo gosta de ver seu trabalho reconhecido e ser desafiado a fazer o seu melhor. Por isso, depois de um projeto bem-sucedido atrás do outro, aquela perguntinha pode começar a martelar em sua cabeça: “Será que eu vou ser promovida?” Nem sempre é fácil saber o que as empresas planejam para seus funcionários a longo prazo, mas existem alguns indicadores de que seu chefe pode ter pretendendo elevar o seu cargo logo, logo.

Existem, sim, oito sinais de que uma promoção pode estar mais perto do que parece, por isso preste atenção a eles. Mas nada de comemorar antes da hora, ok? Mesmo que tudo aponte para uma promoção, não comemore – nem compre algo absurdamente caro – sem ter certeza de que isso vai mesmo acontecer.

1. Você está fazendo seu trabalho muito bem
O primeiro passo para conseguir uma promoção é fazer o seu trabalho atual da melhor maneira possível e, lógico, superando as expectativas do seu chefe. Se você provou que é um trunfo para sua empresa uma vez que trouxe novos clientes, aumentou as vendas ou fez os números positivos subirem a perder de vista, então o mais provável que seu chefe pense em você quando a oportunidade de promover funcionários surgir.

2. Todo mundo te adora
Conseguir uma promoção não deve ser um concurso de popularidade, mas dificilmente você será promovida – principalmente para cargos gerenciais – se não se der bem com colegas de trabalho, chefes e clientes. Por isso, se você já teve algum atrito com pessoas que trabalham com você e que possam vir interferir no seu processo de promoção, talvez seja a hora de limpar as picuinhas do passado. Marque uma conversa com as pessoas em questão e resolva os problemas da maneira mais amigável possível. Daqui para frente, tente desenvolver apenas relações sólidas. Elas precisam agregar valor a você tanto pessoalmente quanto profissionalmente e não puxar você para baixo.

3. Cursos complementares
Se seu chefe vem incentivando você a participar de oficinas de capacitação ou obter a diploma em habilidades adicionais, pode ser um sinal de que ele está tentando prepara-la para as funções de uma nova posição. Por outro lado, isso pode partir de você. Caso esteja de olho em alguma vaga aberta em outro setor, mostre a seu chefe interesse em conseguir a promoção, esforçando-se para conseguir se adequar ao perfil procurado, inscrevendo no máximo de cursos educacionais possível.

4. Você assumiu uma posição de autoridade
Se seu chefe está pedindo que você gerencie seus colegas de trabalho ou que treine novos funcionários, isso mostra que ele valoriza seus conhecimentos e habilidades e que quer que outros funcionários se espelhem em você. Isso pode ser um forte sinal de que ele pensa que você está pronto para assumir um papel mais gerencial e de que confia em você para auxiliar na formação dos funcionários que gostaria de ter em sua equipe.

mulher trabalhando 10

5. A empresa está passando por mudanças
Se há um monte de mudanças acontecendo na sua empresa e se particularmente o seu chefe está sendo promovido, isso pode significar que uma nova vaga vai abrir e que esse pode ser o momento para você subir mais um degrau no mercado de trabalho. Deixe que os empregadores saibam do seu interesse, mas tome cuidado para não parecer que você estava de olho na vaga do seu superior este tempo todo. Você não quer ser vista na empresa como aquela funcionária que “puxa o tapete” dos colegas, quer?

6. Você foi convidada para chefiar um projeto especial
Se seus superiores têm colocado você no comando de um projeto especial, pode ser que eles estejam “testando” você para avaliar seu desemprenho em um cargo mais elevado. Agora é a hora de se destacar e apresentar o melhor trabalho da sua vida. Se você trouxer resultados positivos e mostrar que pode lidar com a pressão e responsabilidade extra, é muito capaz que você assuma novas funções em tempo integral e, consequentemente, veja também um aumento de salário no fim do mês.

7. Seu chefe consulta você na hora de tomar uma decisão
Se seu superior tem pedido que você participe de reuniões de nível sênior ou passou a pedir seus conselhos e opiniões sobre os aspectos mais avançados da empresa, pode ser um sinal de que ele ter quer uma noção de como você irá contribuir para solucionar problemas ou melhorar elevar os números positivos da empresa em aspectos de nível mais elevado.

8. Ele mostra interesse em seus objetivos profissionais
Se de repente seu chefe passar a perguntar sobre suas metas de carreira e sua visão de futuro, ele pode estar tentando avaliar como você se sentiria se você colocado em uma posição diferente na empresa. Portanto, certifique-se de deixar claro suas pretensões sobre ficar na empresa, continuar a crescer e assumir novas responsabilidades e, principalmente, que está interessada e mais do que pronta para qualquer promoção que possa vir a se tornar disponível. Lembre-se que não há nada mais cômodo para um empregador ver que seu funcionário, além de realizar um bom trabalho, está satisfeito na posição em que ocupa. Então, não tenha medo, nem vergonha, de contar seus sonhos profissionais e suas ambições. Mesmo que não haja oportunidades para você crescer na empresa naquele momento, ele pode conhecer alguém que tem disponível exatamente a vaga que você sonha em ocupar.

Não foi dessa vez…
Mesmo que a tão desejada promoção não tenha acontecido, não tenha medo de se defender. Se você quiser assumir um papel sênior em sua empresa, deixe seu chefe saber que você está interessada em novas responsabilidades e que se propõe até a fazer mais treinamentos, se necessário.
Peça também que vocês conversem reservadamente e discuta com ele seu futuro na empresa. Seu empregador por ter excelentes conselhos sobre o que você precisa fazer para ser promovida e pode até ser capaz de te dar um prazo para quando uma futura promoção possa vir a acontecer. Assim você pode avaliar se vale a pena esperar ou se chegou a hora de começar a procurar fora da empresa uma nova oportunidade de trabalho.

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Shutterstock


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação