84 cursos gratuitos para quem quer subir na carreira

Já pensou em incluir cursos gratuitos no seu currículo? São 84 opções de aula (mais de 2 mil horas de conteúdo!) sobre gestão, TI, comunicação e finanças

0 1785

    online-class

    Numa época em que o mercado de trabalho está tão competitivo, qualquer experiência a mais no currículo conta na hora de conseguir aquela vaga tão desejada ou até mesmo ser escolhida para ganhar uma boa promoção.

    Buscando dicas pra ajudar vocês a darem um up na carreira descobri, através da Revista Exame, a Escola Virtual – um portal de educação online da Fundação Bradesco que oferece 84 cursos gratuitos em português para quem busca uma nova especialização ou até mesmo uma oportunidade de se reciclar na sua área de atuação. Bacana, né?

    Como funcionam esses cursos gratuitos
    Engana-se quem pensa que só pode ter acesso aos cursos quem tiver alguma relação com o banco. O material também é destinado a alunos, ex-alunos, educadores, funcionários da fundação e a qualquer pessoa que esteja interessada em ter acesso ao conteúdo.

    Ao todo, são mais de 2 mil horas de aulas em diferentes áreas de atuação, que vão desde administração de empresas, até finanças, língua portuguesa, comportamento, TI e gestão. Há ainda cursos técnicos semipresenciais, mas para esses é preciso fazer uma inscrição e esperar ser convocada.

    Para ter acesso ao material, é bem simples: basta se cadastrar no site da Escola Virtual clicando aqui (lembrando que o site funciona melhor quando acessado pelo Internet Explorer), criar um login e clicar no menu “Catálogo” para ver a relação de cursos disponíveis.

    Diferente de outros cursos online, o formato dessas aulas não é em vídeo, mas sim em slides ao estilo PowerPoint.

    mulher-estudando_0

    Conhecendo as 7 opções de cursos gratuitos
    Dá uma olhada nas opções de aulas e o que compõe cada curso:

    Administração e finanças: nessa categoria, há cursos sobre matemática financeira (com uso da calculadora HP 12C), contabilidade empresarial e análise de balanço. Nas 88 horas totais da aula, o aluno aprende sobre diferentes indicadores financeiros, como balanço patrimonial e capital de giro.

    Aperfeiçoamento técnico: são 184 horas de aula sobre diversos temas ligados ao cotidiano: língua portuguesa, redação, nova ortografia… Aqui, estão disponíveis também aulas sobre fotografia digital e segurança na internet.

    Comportamento e carreira: interessada em aprender mais sobre gestão de carreira? Então esse curso é pra você! O material ensina como cuidar da reputação profissional, além de dar conselhos práticos sobre entrevistas de emprego, testes e até dinâmicas em processos seletivos. São 96 horas totais de aula.

    Conceitos sobre banco de dados: administração, projeção e implementação de dados são trabalhados nas 124 horas de aula, usando o programa SQL Server 2005. Há também um curso que trata exclusivamente de modelagem de dados. Interessou?

    Desenvolvimento de aplicativos: as 656 horas de aula são divididas em três módulos. No primeiro, “Linguagem de Programação”, são oferecidos cursos sobre HTML básico e avançado, introdução ao JavaScript e inovação com CSS. Em seguida, “Mobile/WEB”, com aulas sobre aplicações para Java Mobile e Windows Mobile, entre outros temas. Por fim, o pacote “Programação”, onde o material educativo trabalha a análise estruturada de sistemas, engenharia de requisitos e expression blend.

    Gestão e governança: a carga horária de 244 horas de aula aborda questões como planejamento e execução de projetos, gestão de processos e gestão estratégica de tecnologia da informação (TI). Nesse curso aborda-se também fundamentos do guia COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) e governança na área de TI.

    Informática: as 715 horas totais de aula tratam de sistemas operacionais, navegadores e segurança da informação. Você vai ter também aulas detalhadas sobre o pacote Office nas versões 2003, 2007 e 2010, com foco em Excel, Acess, Outlook, PowerPoint e Word.

    Recebendo o certificado
    Você mesma pode imprimir os certificados dos cursos gratuitos realizados e sem custo nenhum! De acordo com a Fundação, os cursos mais procurados são “MS Excel 2010 Básico”, “Comunicação Escrita”, “Contabilidade Empresarial”, “Matemática Financeira Com Uso da HP 12C” e “Postura e Imagem Profissional”.

    Vale lembrar que você pode realizar quantos cursos desejar, inclusive ao mesmo tempo. Os certificados ficam disponíveis no seu login assim que as aulas forem concluídas.

    E aí, se interessou?

    Bjs,
    Fabi Scaranzi

    *Fonte: Revista EXAME