Menu
 1889
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
A verdadeira razão de ninguém ouvir quando você fala (e como corrigir!)
Entenda porque muitas vezes é tão difícil garantir que a sua mensagem seja ouvida e aprenda três habilidades para se comunicar com sucesso com a sua equipe

comunicação - ser ouvida foto de destaque

(Imagem: Shutterstock)

As pessoas têm descoberto cada vez mais novos jeitos de se comunicar, seja através de áudios, mensagens e até emojis. Enquanto esses meios ajudam a transmitir nossas ideias de maneira mais prática, rápida e eficiente, a qualidade dos diálogos tende a se perder.

É preciso ter em mente que a comunicação produtiva requer muito mais do que a transmissão de informações. E é aqui que muitos se queixam: “por que será que mesmo eu expondo minhas ideias e opiniões, eu nunca sou, de fato, ouvido?”

No mundo dos negócios, é preciso saber identificar quais são os pontos críticos da sua comunicação. Espia só alguns exemplos:

Você fala com seus funcionários ou membros da sua equipe pessoalmente ou só através de áudios, mensagens e  vídeo-chamadas?
Quando você recebe uma mensagem de um funcionário com uma pergunta, como você reage: responde de volta o SMS? Manda um áudio? Liga? Marca uma reunião? Envia um e-mail?
Quanto tempo você demora para responder um e-mail ou mensagem?
Você mostra a seus funcionários que está aberta para ajudar em casos de dúvidas ou problemas?

Acredite, se você não está sendo ouvida muito provavelmente o problema está na forma como você fala e interage com seus funcionários, clientes, chefes ou sócios. Mas, pode ficar tranquila! Abaixo separei algumas dicas de comunicação pra você melhorar a forma como interage com os outros e garantir que a sua mensagem seja sempre absorvida e assimilada.

Aposte na lista de verificação
À medida que você visualiza uma comunicação bem-sucedida com a sua equipe, tudo o que você precisa é seguir três etapas simples:

1. Identifique
Antes de mais nada, é importante identificar as pessoas-chave com as quais você mais precisa se comunicar diariamente. Depois, ajude as pessoas que estão em cargos abaixo do seu a definirem suas pessoas-chave. Todo mundo precisa de um líder. Se esse for o seu papel, você deve assumir a responsabilidade pela comunicação clara e assertiva com todos aqueles que fazem parte do seu círculo de trabalho.

2. Adapte
A comunicação integrada, para ser bem-sucedida, precisa ser trabalhada de maneira que os outros entendam e apreciem o que você tem a dizer. Sentiu que um funcionário entende melhor suas ideias e sugestões quando conversa com você pessoalmente? Marque reuniões semanais. O outro é mais prático e resolve problemas com rapidez e agilidade? Aposte nos áudios e mensagens de textos.

Tenha em mente que, apesar de fazerem parte de uma mesma equipe, cada pessoa é independente e trabalha por conta própria, por isso é tão importante saber identificar o tipo de comunicação que funciona melhor para cada um, seja através da fala ou de outros recursos de linguagem.

comunicação - ser ouvida foto de dentro

(Imagem: Shutterstock)

3. Pergunte
Para garantir que você esteja se comunicando de maneira eficaz, considere estas perguntas:

Quais são os componentes críticos que preciso comunicar?
O que minha equipe precisa saber?
A quem devo contar primeiro?
Existem pontos críticos de comunicação que foram perdidos na minha mensagem?
Minha comunicação é unidirecional ou bidirecional?
A mensagem que estou tentando passar é a que está sendo recebida?

Para se tornar uma boa comunicadora é preciso entender que “transmitir” não significa, necessariamente, “comunicar”. É possível, por exemplo você passar todas as informações de forma correta sem estar, automaticamente, se comunicando.

A comunicação eficaz exige uma verificação da equipe, uma confirmação de que eles não apenas ouviram, mas também entenderam o que fazer, reconheceram seu papel e estão prontos para partir para a ação.

Como líder, faça uma avaliação da sua própria comunicação. Peça aos membros da sua equipe para avaliarem suas habilidades de comunicação e leve a sério o que eles dizem.

Em seguida, faça uma auditoria na sua escuta ativa. Trabalhe para ouvir os membros da sua equipe e use as melhores sugestões. Quando as pessoas se sentem verdadeiramente ouvidas, elas sempre se abrem para debates e discussões. Quando você começa a ouvir os outros, eles começam a ouvir você. Pode acreditar!

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação