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Açúcar: aprenda a consumir esse adoçante com moderação
Você não precisa abrir mão desse adoçante para ser saudável. O açúcar, se usado com moderação, pode, sim, fazer parte da sua rotina e deixar sua vida mais doce

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Açúcar é a minha tentação! No meu livro “Mulheres Muito Além do Salto Alto”, contei que poucas coisas me atraem mais do que um prato de sobremesa bem doce. Minha genética ajuda e eu tenho mais facilidade em manter o peso, mas mesmo assim economizo nas calorias do almoço e volta e meia me limito a uma salada ceasar sem graça pra poder comer um docinho no final da refeição.

Mas me preocupo mais com a saúde e fui tentar descobrir se o açúcar é mesmo um vilão tão grande quando o assunto é dieta e saúde. A verdade é que, assim como qualquer outro alimento, se comido em excesso trarão malefícios, não apenas para o nosso organismo (na forma de colesterol alto, diabetes, problemas cardiovasculares…), mas também para o físico.

Ao conversar com o Dr. Roberto Hirota, clínico geral e cirurgião geral e do sistema digestivo descobri que os açúcares de rápida absorção formam mais o pâncreas a produzir insulina, e é o excesso dessa insulina o principal causador de obesidade, aumento do colesterol, triglicérides e inflamação no cérebro. E quando se esgota a produção máxima de insulina que aparece o diabetes.

Perguntei ao dr. Roberto Hirota as três dúvidas mais recorrentes quando o assunto é o açúcar na vida das mulheres. Espia só!

O consumo de açúcar aumenta a celulite?
RH:
O açúcar é o nosso combustível, mas, em excesso, aumenta os depósitos de gordura e, na mulher, essa gordura vai se acumular nos quadris e piorar a celulite.

É verdade que comer doces levanta o astral?
RH:
O consumo de açúcar eleva os níveis de seratonina no cérebro, que, por sua vez, vai estimular as sensações de bem-estar, prazer e satisfação. Porém, o aumento da seratonina é fugaz e muitas pessoas recorrem aos doces para ter esse tipo de sensação. Isso pode ser um sintoma de depressão.

O que é pior para a dieta: comer açúcar ou gordura?
RH:
A gordura é mais calórica que o açúcar (1 grama de gordura = 9 calorias / 1 grama de açúcar = 4 calorias). Mas como a maioria dos doces contém gordura – chantilly, creme de leite, manteiga – o açúcar acaba levando a culpa. Por isso, se comer doce for inevitável, procure os preparados com frutas, que só contém frutose.

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Moderação na hora de adoçar
O uso de adoçantes já causou discussões gigantescas. Juliana Shibao, nutricionista especializada em vigilância sanitária e mestre em Ciências da Saúde, considera que o ideal é manter o açúcar em quantidades moderadas e que os produtos com adoçantes (edulcorantes), só devem ser usados quando o açúcar é prejudicial, como no caso de pessoas com diabetes ou restrição calórica.

Dose diária
A Anvisa calcula a ingestão diária aceitável (IDA) de acordo com o peso da pessoa e o tipo de adoçante usado. Por exemplo, o aspartame tema IDA de 40 mg por quilo de peso corporal. Já o ciclamato (usado em alguns refrigerantes e adoçantes) tem IDA de 11 mg por quilo.

Um adulto de 60 quilos pode consumir por dia 2.400 mg de aspartame ou 660 mg de ciclamato. Anotou? Por isso, Juliana Shibao orienta: o mais importante é ler os rótulos para saber que substância está sendo usada e em que quantidade.

O ideal é que todo mundo controle a quantidade de adoçantes usada durante o dia. Atenção redobrada aos diabéticos, gestantes e obesos na associação de produtos com adoçantes como refrigerantes, doces light e diet, iogurtes e outros.

Salvações na cozinha
Não abre mão de um docinho, mas quer controlar o consumo de açúcar? Então fique de olho nesses três alimentos que tem carta branca para adoçar sua vida!

Gelatina: além de não engordar, ela tem colágeno que ajuda a enrijecer a pele. Para fazer uma musse deliciosa, basta misturar a gelatina diet com uma xícara de água quente e depois bater no liquidificador com um pote de iogurte natural desnatado. Fica uma delícia!img_6489Frutas secas: Um punhado (pequeno!) de uvas-passas, um ou dois damascos ou uma bananinha seca são ótimas opções de lanche entre as refeições. Elas matam a vontade de açúcar e são super saudáveis.

as-uvas-passas-sao-mais-ou-menos-densas-que-agua-5486311c6bdd7

Papaia: não está comprovado, mas muitos amigos comem papaia para inibir a vontade de comer chocolate. E reza a lenda que funciona. Não custa tentar, né?papaia

Nem parece açúcar
No meu livro publiquei 12 receitas que Myriam Abicair, dona do spa Sete Voltas, em Itatiba (SP), me indicou quando a vontade de comer açúcar falar mais alto. São sobremesas deliciosas e sem adoçantes que eu faço sempre em casa. Nessa matéria, indico duas delas pra você. Anote aí!

Maçã assada

Ingredientes:
– 6 maçãs
– 6 palitos de gengibre
– Frutose ou adoçante em pó para polvilhar (pode ser retirado)

Preparo:
Higienize as maçãs, retire o miolo com uma faca e depois coloque um palito de gengibre em casa uma e polvilhe com bastante frutose ou adoçante em pó. Coloque em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve para assar até a maça murchar. Rende 12 porções.

Pera na calda de uva

Ingredientes:
– 3 peras cortadas ao meio
– Água
– 1 colher de sopa de amido de milho
– 1 pacote de suco artificial light
– 2 colheres de sopa de adoçante em pó

Preparo:
Dilua o suco em pó e o adoçante em água e coloca as peras para cozinhar até ficar al dente. Reserve-as. Utilize 500 mL da água que foi usada para cozinha-las para engrossar o amido, formando assim a calda. Rende 6 porções.

Delícia, né? E viu como dá para adoçar a vida sem ter peso na consciência?

Bjs,
Fabi Scaranzi


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