7 alimentos saudáveis para levar ao trabalho

Nada de passar fome ou comer qualquer besteira entre uma reunião e outra. Fique de olho nos melhores alimentos para se ter sempre à mão quando bater aquela fominha durante o expediente

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    Quem tem a possibilidade de ter uma gaveta na mesa do escritório, costuma fazer dali, seu cantinho sagrado. Afinal, quem não precisa ter sempre a mão carregador de celular, batom, absorventes, óculos de grau e, óbvio, alguns lanchinhos para a hora em que bate aquela fome? O problema é que nem sempre esses snacks fazem bem a nossa saúde.

    De acordo com Katharine Brooking, nutricionista e co-fundadora da Appetite for Health – um grupo de nutrólogos e nutricionistas dos Estados Unidos especializado em auxiliar adultos e crianças a se alimentarem melhor e de forma regrada – uma maneira de abastecer sua gaveta com lanchinhos saudáveis e não correr o risco de passar fome, é comprando alimentos pré-repartidos. E graças a uma sociedade cada vez mais consciente com a importância de manter um estilo de vida saudável, está cada vez mais fácil encontrar esse tipo de produto nas prateleiras dos supermercados.

    Alguns alimentos, além de super nutritivos, têm o poder de nos manter focadas mesmo quando nossos olhos não aguentam mais olhar para o computador e tudo o que sonhamos é com a nossa cama e um bom filme no Netflix. Para isso, Brooking sugere estar sempre rodeada de alimentos ricos em proteínas, mas que contenham, no máximo, 200 calorias.

    Descubra que alimentos ter sempre a mão no seu ambiente de trabalho:
    Além de serem ótimas opções para matar a fome rapidamente antes do horário do almoço ou da janta, eles podem ser misturados da forma como desejar, assim seu lanchinho da tarde jamais se tornará enjoativo ou sem graça.

    1. Biscoitos de trigo com fibras e proteínas
    Brooking recomenda biscoitos com 3-4 gramas de proteína por porção. Quem está acostumada com dietas, não terá problema em se acostumar com eles. Entretanto, não é difícil substituir os bombons pelos biscoitos, uma vez que é possível encontrar uma enorme gama de sabores, o que os torna bem menos enjoativos.
    biscoito

    2. Um potinho de pasta de amendoim
    Além de ser muito gostoso, a manteiga de amendoim é uma boa opção para aquele lanchinho às 15h uma vez que além de gerar a sensação de saciedade, a maioria das porções tem apenas 80 calorias.
    manteiga de amendoim

    3. Porções de frutas
    Bananas, maçãs e peras são boas opções de frutas para recorrer quando bate aquela fominha. Alguns supermercados, inclusive, já vendem embalagens com pequenas porções das frutas fatiadas para serem consumidas diariamente. E para melhorar você ainda pode passar um pouquinho da pasta de amendoim sugerida a cima para deixar o lanche ainda mais gostoso.
    frutas

    4. Atum e salmão frescos
    Se o seu ambiente de trabalho possui uma geladeira e a empresa permite que os funcionários guardem alimentos a hora da refeição, nada impede você de preparar alguns sanduíches de atum ou salmão para o lanche da tarde. Uma dica é escolher como ingrediente a maçã. “Combinada com o peixe, você terá a porção perfeita de carboidratos e proteínas saudáveis para passar o resto do expediente”, explica a nutricionista.
    atum

    5. Mix de nozes e grãos
    Nozes, grãos e frutas merecem atenção, afinal não é difícil perder a mão e acabar exagerando no consumo. Mas, com moderação, podem ser o lanche perfeito para se ter na gaveta da sua mesa já quem são fontes ricas em proteínas. Certifique-se de checar na embalagem do mix se eles contêm aditivos ou conservantes, e tente comprar porções individuais pré-embaladas, assim fica mais fácil saber exatamente a quantidade ideal para consumir diariamente. Se preferir, você pode fazer o seu próprio mix, colocando uma colher pequena de frutas secas, nozes, amêndoas e pistaches em pequenos saquinhos.
    grãos6. Suco verde
    Katharine Brooking recomenda que um litro do suco de vegetais fornece uma porção diária de nutrientes vitais para o bom funcionamento de corpo e mente, como o potássio, magnésio, zinco e vitamina C. “Além de ser de baixa caloria, um copo do suco ajuda a corrigir deficiências nutricionais, desintoxica o organismo, diminui o inchaço, blinda o sistema imunológico e melhora a memória, o foco e a concentração”, ressalta.

    7. Água
    A dica parece simples, mas a verdade é que a água potável, além de colocar os rins para trabalhar, traz sensação de saciedade. Ingerir dois ou três copos antes da refeição ajuda a controlar o apetite e ajuda a emagrecer, uma vez que não contém calorias. Outro bom motivo? A água hidrata a pele de dentro para fora, evitando o ressecamento e a descamação.

    agua

    Mais uma dica: Se você tem refeições equilibradas durante todo o dia, e consome aproximadamente 200 calorias por lanche, tente esperar de 20 a 30 minutos para de se alimentar novamente, uma vez que esse é, em média, o tempo que se leva para o cérebro registrar a sensação de estar finalmente satisfeita. Um lanche de 200 calorias com proteínas e gorduras saudáveis, são suficientes para manter você bem alimentada ao longo de todo o dia. Quando você se vê comendo mais e mais snacks, e, ao fim do dia, calcula ter ingerido mais de 600 calorias, isso passará a contar mais como uma quarta refeição do que como um lanchinho, então, se você fez uma pausa para o lanche as 16h45, experimente jantar mais cedo do que consumir uma nova “besteirinha” antes do seu horário de janta habitual.

    Bjs,
    Fabi Scaranzi