Menu
 2248
Aprenda a treinar seu cérebro para reclamar menos em 3 semanas
Pra muita gente se queixar de tudo viu um hábito! Confira um plano de três semanas sugerido por um especialista pra você acabar com seu descontentamento e pôr fim a alguns problemas

fabi reclamar 2b

Nossa vida tem altos e baixos, por isso é natural terminar o dia reclamando de uma coisa ou outra. Agora, se pra você, se queixar e só ver o lado negativo das coisas é uma atitude natural e corriqueira, chegou a hora de mudar algumas atitudes.

Pensando em como facilitar a vida dos sempre insatisfeitos, Robin Kowalski, professor de psicologia na Universidade Clemson, na Carolina do Sul (EUA), elaborou um plano simples, mas bem eficaz pra você controlar sua vontade de reclamar e falar mal de tudo… ou de todos!

Semana 1

1. Monitore seu comportamento
Nesse primeiro momento, você deve avaliar o quanto se queixa das coisas. Aproveite também para tentar controlar o hábito e, a cada comentário negativo que pensar em fazer, trocar por dois positivos. Consegue?

2. Redobre a atenção
Muitas vezes, reclamar acaba se tornando um hábito quase que involuntário. Por isso, o especialista recomenda colocar uma fita ou elástico no braço direito ou esquerdo. Sempre que reclamar de algo, troque a fita de lado. “Isso serve como um monitoramento de humor”, diz. Preste atenção nas situações que causam essa variação, assim você consegue identificar os principais motivos das suas queixas.

3. O que te incomoda tanto?
Quando a primeira semana estiver acabando, procure identificar o que mais causou a vontade de reclamar. A ideia é descobrir em que áreas da sua vida você está descontente e como resolver esses problemas.

Semana 2

1. Lute suas batalhas
O psicologista Robin Kowalski explica que existem dois tipos de queixas: a expressiva – aquela em que a gente explode e coloca nossos problemas para fora reclamando – e a instrumental, onde pensamos numa possível solução para os nossos problemas ao invés de somente reclamar. A ideia é que você evite a primeira opção e trabalhe apenas a segunda.

2. Resolva já o que mais te incomoda
O segundo passo dessa semana é separar suas queixas entre “expressivas” e “instrumentais”. Depois, classifica-las em ordem de importância para ter ideia do que é preciso resolver de imediato e o que pode ser adiado.

3. Controle o hábito de reclamar
Nesse processo, a ideia é que você diminua suas reclamações. Isso significa, entre outras coisas, que você evite fazer qualquer comentário, mesmo quando estiver próxima do seu limite. É preciso aprender a escolher sabiamente sobre o que reclamar.

4. Teste sua força e resistência
Que tal tentar passar um dia inteirinho sem resmungar? Se sentir uma necessidade louca de se expressar, escreva em um caderno ou agenda. Se necessário, peça para que seus amigos ou familiares mudem o assunto da conversa quando bater aquela vontade de soltar um comentário negativo.

fabi reclamar

Semana 3

1. Procure soluções rápidas
Reclamar até está liberado, desde que você encontre formas de solucionar o problema. Sabia que quando você se queixa, mas logo em seguida consegue solucionar o problema, o cérebro reage de forma positiva? Assim, você consegue filtrar se seus descontentamentos são, ou não, justificáveis.

2. Crie um objetivo final
Descubra qual é a melhor solução para o seu problema. Se não conseguir colocá-la em prática imediatamente, reveja se reclamar é realmente necessário.

3. Procure as pessoas certas
Não adianta ficar resmungando para alguém que não tem a solução para os seus problemas. Se estiver insatisfeita, converse com quem, de fato, pode mudar algo na situação.

4. Pratique o diálogo
Por fim, o psicólogo Robin Kowalski lembra que a conversa é sempre o melhor caminho. “Expor sua insatisfação faz com que você tire um peso das costas e sofra menos”, diz. Por isso, se você está frustrada com alguém agora mesmo, que tal chamar essa pessoa para um papo sincero, hein?

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação