4 cidades históricas brasileiras que você precisa conhecer!

História, arquitetura, gastronomia local. Selecionei quatro cidades históricas lindas e com pontos turísticos bem interessantes pra você visitar nas suas próximas férias

0 698

Se tem algo que eu adoro e estou sempre procurando são cidades históricas pelo Brasil pra visitar e aprender um pouco mais. Tem coisa mais gostosa do que aquela sensação de voltar no tempo e ainda contemplar momentos maravilhosos da nossa arte e cultura? Eu adoro!!

Pensando nisso, separei quatro cidades históricas incríveis pra você incluir no seu roteiro e planejar uma viagem maravilhosa nas próximas férias. Dá uma olhada nas minhas escolhas.

Tiradentes
Pequenininha e muito charmosa, a cidade de Tiradentes, localizada em Mina Gerais, conta com apenas sete mil habitante e é hoje, uma das cidades históricas mais bem preservadas do país. Sabia que Tiradentes só foi descoberta pelo turismo em 1980? Não é à toa que ela ainda é tão bem cuidada. Com ruas de paralelepípedos, igrejas barrocas e casarões com telhados de terracota, a cidade é uma verdadeira aula de história. Pacata, seu charme colonial é o principal atrativo para casais. Suas pousadas românticas – que oferecem cafés da manhã recheados de comidas típicas da região – ficam lotadas durante o Dia dos Namorados e Réveillon.

Tiradentes

Paraty
Sabia que as ruas de pedra e esquinas desencontradas de Paraty eram, na verdade, uma forma de defesa da cidade a ataques piratas? Curioso, né? Ao circular pelo Centro Histórico, tanto de carro, quanto a pé, é possível notar vários ateliês de escultores e pintores – verdadeiras preciosidades históricas do Brasil. Tudo em Paraty é de tirar o fôlego: o casório colonial, os barcos ancorados nos cais e no Rio Perequê-Açu, a paisagem coberta por uma mata repleta de trilhas construídas por escravos, além de ser o palco da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, maior evento de literatura do país. Demais, né? Quem ama natureza não só pode, como deve aproveitar a viagem para curtir as cachoeiras, fazer passeios de barco e fazer mergulhos incríveis em águas cristalinas. Vale cada momento!

paraty

Olinda
Famosa principalmente durante o Carnaval, te garanto que Olinda é muito mais do que os bonecões enormes, frevo e batuque de maracatu. Fundada no século 16, Olinda conta com uma enorme quantidade de igrejas barrocas e casarões centenários que hoje se tornaram ateliês de artistas, cafés e até restaurantes. A cidade também possui lojas de artesanato famosas, como a Portal das Artes, que vende desde esculturas, até marionetes e obras de aproximadamente 130 artesãos pernambucanos.

olinda

Pirenópolis
Nunca ouviu falar de Pirenópolis? Localizada no interior de Goiás, a cidadezinha tem características bem coloniais: ladeiras de pedras e casarões centenários quem rendem fotos lindas! São mais de 70 cachoeiras na região, mas é o vendo leve dos Cerrados e as pousadas charmosas que fazem Pirenópolis a melhor base para explorá-las. Próxima a Goiânia e Brasília, o município costuma ficar bem lotado nos finais de semana, misturando art déco – em fachadas emblemáticas como a do Cine Pirineus – e sobrados portugueses lindas que também encantam pela arquitetura singular.

pirenópolis

Gostou das dicas? Qual dessas cidades históricas não pode faltar no seu próximo roteiro? Conte pra mim nos comentários!

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fonte: UOL Viagem/Fiat