Veja como economizar numa viagem com toda a família

Viajar com a família não precisa fazer um desfalque enorme no seu orçamento. Aprenda como economizar e se divertir na companhia dos filhos e marido

0 506

Family in the airport

Viajar com toda a família é sempre uma experiência incrível! Vocês passam mais tempo juntos, dividem histórias, dão risada, curtem momentos de qualidade… o problema é que, consequentemente, os gastam também aumentam!

Mas, não precisa assustar! É possível, sim, reunir toda a família para uma viagem de férias incrível sem fazer um rombo enorme no orçamento. Abaixo, reuni sete dicas pra você colocar em prática na hora de economizar nesse tipo de roteiro. Espia só!

1. Convide outra família
É isso mesmo! Ao se programar para viajar com amigos ou outros parentes, fica mais fácil fugir dos hotéis e procurar por acomodações mais econômicas, como o aluguel de um apartamento, por exemplo. Do ponto de vista financeiro, dividir os custos entre todos os adultos do grupo pode ser bem vantajoso.

2. Use transporte público
Tanto trens, quanto metrôs e ônibus costumam ser uma maneira barata e segura de se locomover em muitas cidades, principalmente no exterior onde o sistema de segurança é bem melhor que o nosso. Sem contar que a experiência pode ser bem divertida para a criançada que está acostumada apenas com o carro da família ou taxi. Em Toronto, por exemplo, vocês podem passear nos veículos sobre trilhos, os famosos “streetcars”. Os pequenos vão adorar!

3. Quanto menos bagagem, melhor
Seja numa viagem com a família, ou com amigos e até sozinha, aqui vai uma lição para a vida: coloque na mala apenas o essencial! Procure sempre pensar em conjuntinhos para todos os dias e de preferência para looks que podem ser montados com poucas peças. Assim, você não corre o risco de pagar taxas de excesso de bagagem, além de tornar a viagem bem menos cansativa, principalmente se vocês tiverem que fazer conexão ou forem passar por mais de uma cidade.

4. Opte pelo sistema “all inclusive”
Em tempos de crise, vale a pena procurar por hotéis e resorts que incluem no pacote o consumo de bebidas, lanches e refeições completas sem custo adicional, principalmente se você estiver viajando com crianças e adolescentes. Assim, você evita os custos extras com alimentação e ainda não precisa se preocupar em ter que encontrar um restaurante econômico e gostoso todos os dias.

5. Viaje fora de temporada
Você não imagina como o valor de uma passagem pode aumentar durante as férias ou temporada. Por isso, na hora de viajar com a família, veja se é possível pular o mês das férias e marcar a viagem para a primeira semana pós volta às aulas. Assim, vocês aproveitam um destino famoso sem aquela aglomeração e por um preço bem mais em conta do que o praticado em dezembro, janeiro e julho.

6. Procure quartos com cozinha
Ao reservar um quarto de hotel com cozinha você pode dar uma passadinha no mercado local ainda que fizer o check in e fazer uma compra pequena com o essencial: pão, frios, leite, achocolatado… assim, você pode fazer algumas refeições no próprio local, sem exagerar nos gastos extras. O café da manhã, por exemplo, é uma maneira bem eficaz de economizar em viagens com a família, uma vez que não exige tanto preparo, nem tempo no fogão. Se não for possível, procure por quartos com refrigeradores onde você possa guardar petiscos, sucos e águas comprados em supermercados locais e que custam bem mais barato do que os produtos disponíveis no frigobar do hotel.

7. Vá de carro
Se a viagem com a família em questão for aqui no Brasil mesmo, que tal se aventurar e trocar o avião pelo carro? Assim, você não só economiza na passagem, como também tem a chance de fazer seu próprio roteiro, organizar as paradas, visitar cidades menores, tirar fotos lindas… Outra boa opção é investir nas viagens de navio, já que nelas você paga (quase!) tudo antes da viagem e, uma vez lá dentro, os gastos são quase nulos. Comidas já estão incluídas, assim com os shows, brinquedos para a garotada. Bom, né?

Dicas anotadas?

Bjs e boa viagem,
Fabi Scaranzi

*Fonte: UOL Viagem