Menu
 1885
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Como encorajar a comunicação no seu local de trabalho
A comunicação aberta e direta é um dos pilares para um empreendimento de sucesso! Aprenda já como estimular o diálogo entre seus colegas de equipe

comunicação - estimular comunicação trabalho foto de dentro

(Imagem: Shutterstock)

Enquanto para alguns, falar em reuniões e apresentações é tranquilo e natural, para outros a prática pode se tornar um verdadeiro pesadelo.

Seja você uma gerente, líder de um projeto ou simplesmente um membro da equipe que deseja motivar outras pessoas a usarem sua voz, e se você sabe a importância da comunicação e do fluxo livre de ideias, separei três estratégias que você pode usar para apoiar seus colegas a expor mensagens e opiniões, além de compartilhar os seus próprios pontos de vista de uma maneira muito mais eficaz. Espia só!

Papel e caneta na mão
Tentar se comunicar de maneira contrária às suas tendências naturais pode ser desconfortável. A confiança na comunicação começa ao alinhar o que você precisa com quem você é.

Percebeu que os membros da sua equipe costumam ser mais silenciosos, introvertidos e reservados? Sugira que eles anotem suas principais ideias, pensamentos e sugestões antes de uma reunião. Assim, eles podem aproveitar os primeiros 15 minutos para expor suas principais mensagens e ficam tranquilos e confortáveis depois para apenas opinarem no que for necessário.

Lembre a todos que escrever ajuda a trabalhar as ideias de dentro para fora e que tirar um tempo para passar os pensamentos para o papel é essencial para quem precisa melhorar o desempenho e o foco no trabalho. Sem contar que você será vista como uma líder nata ao dar a seus colegas um tempo para processar seus pensamentos e, de fato, contribuir de maneira significativa. Tem coisa melhor?

Tempo individual
Se um membro da sua equipe se considera introvertido, oferecer a ele um tempo maior para pensar e processar suas ideias por conta própria é essencial para o sucesso da empresa.

Entenda que muitas pessoas pensam melhor primeiro sozinhas, para só então, com os pensamentos alinhados, se sentirem segurança para expor suas mensagens ao grupo. Portanto, estimule o tempo individual. Sugira a esses colegas que eles passem pelo menos uma hora do expediente a sós. Aí, somente quando eles estiverem prontos e preparados para falar, reúna toda a equipe para debater opiniões, sugestões e ideias.

Seja aberta sobre a maneira como você se comunica
Ser uma pessoa mais quieta ou ser a primeira a falar numa reunião não deve nunca ser motivo de vergonha, mesmo que o resto da equipe tenha uma postura diferente da sua. O importante é ser franca e direta sobre esse traço da sua personalidade e explicar seu estilo de comunicação preferido para a equipe.

Informe a seus colegas que eles também devem ser abertos e diretos sobre suas tendências. Dessa forma, todos saberão o que esperar e poderão trabalhar juntos para apoiar e fortalecer os estilos de comunicação uns dos outros.

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação