Como evitar bolor e mofo na sua casa no inverno

Sua casa sofre com mofo e bolor durante o inverno? Veja algumas dicas práticas para acabar com o problema e mantê-la sempre limpa e longe de doenças

2 860

woman makes cleaning

Muita gente sofre com problemas de mofo e bolor em casa, especialmente no inverno. O problema aumenta principalmente quando deixamos a casa fechada por muitas horas por causa do frio, ou quando tomamos banhos muito quentes todos os dias, formando vapor.

E são esse micro-organismos que se reproduzem em ambientes escuros e úmidos que tanto atrapalham o nosso dia-a-dia, não apenas prejudicando nossa saúde, como deixando nossas roupas manchadas, com aquele pozinho branco pra lá de indesejável. No banheiro, então, o mofo e bolor acaba sendo ainda mais difícil de eliminar, uma vez que eles se alojam entre os azulejos, no piso, no ralo, no vaso sanitário, no lixo, nas toalhas, escovas de dente e até no papel higiênico. Ruim, né?

Mas não precisa mais sofrer! Abaixo, separei 10 dicas infalíveis pra você espantar o mofo e o bolor de uma vez por todas da sua casa. Anote aí!

1. Limpe o banheiro com água sanitária três vezes por semana. Deixe a solução de água e água sanitária agir por alguns minutos e, então esfregue e enxague bem.

2. Toalhas de rosto e banho devem ser sempre colocadas pra secar no varal.

3. Mesmo no frio, abra as portas e janelas pelo menos por alguns minutos para arejar a casa e dispersar vapores do banheiro.

4. Deixe somente a parte de vidro das janelas fechadas quando sair pela manhã, assim você garante que o sol aqueça o ambiente.

5. Use panos úmidos para limpar salas e quartos, assim eles retêm a poeira e impedem que elas de depositem em outros cômodos.

Resultado de imagem

6. Depois de passar a vassoura, aplique uma solução de água e álcool no chão e na superfície dos móveis.

7. Passe um aspirador de pó nas suas cortinas e tapetes e, então, use panos úmidos para limpá-los superficialmente. Só não exagere na quantidade de água e álcool. Você pode deixar seus moveis molhados, piorando o mofo e bolor.

8. Coloque os travesseiros ao ar livre pelo menos uma vez por semana para secar focos de umidade. Dentro dos armários e guarda-roupas, coloque sachês com giz, já que o produto suga o excesso de umidade no ambiente fechado.

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fonte: bbel.uol.com.br