Como fazer em casa o famoso pão australiano de restaurantes

Descobri a receita pra você fazer em casa aquele pão australiano – meio docinho, com gosto de mel – tão famoso em alguns restaurantes e que só de pensar dá água na boca. Hummm...

0 26912

como-fazer-pao-australiano

Quem já frequentou restaurantes como o Outback, por exemplo, sabe como é gostoso aquele pão docinho e quentinho com manteiga servido de entrada. O que muita gente não sabe é que essa é uma receita australiana e muito fácil de fazer em casa.

Pensando em algo diferente para servir às visitas, lembrei do sabor desse pão australiano e resolvi sair em busca da receita e… finalmente encontrei. O segredo desse pão? Ele é feito com três tipos de farinhas diferentes e leva em média três horas pra ficar pronto. Mas eu garanto: a demora vale a pena porque ele fica uma delícia!

Pão australiano
Tempo estimado: 3h // Nível: fácil // Rende: 6 porções

Ingredientes:
 3 xícaras de água morna
 4 colheres de manteiga
 ½ xícara de mel
 4 xícaras de farinha de trigo
 2 xícaras de farinha de trigo integral
– 2 xícaras de farinha de centeio
 4 colheres de sopa de chocolate em pó
 8 colheres de sopa de açúcar mascavo
 1 colher de chá de sal
– 20 gramas de fermento biológico
 Fubá para polvilhar

Preparo:
Em uma tigela, junte os três tipos de farinha, o açúcar, o sal e o chocolate. Faça um buraco no meio das farinhas e coloque a água morna, misture bem.

Em seguida, acrescente a margarina, o mel e o fermento. E lembre-se que quanto mais mole a massa ficar, maiores as chances do seu pão australiano crescer macio e fofinho.

Deixe descansar durante 1 hora. Após o descanso, polvilhe uma superfície com fubá e modele os pães da forma que desejar. Deixe descansar por mais 1 hora. Pré-aqueça o forno a 180ºC e asse durante 40 minutos. Está pronto.

001

Pra deixar seu pão australiano ainda mais gostoso
E se não basta copiar a receita do pão, você também quer sentir em casa o sabor delicioso da manteiga servida em restaurantes, procure deixar a manteiga que você tem em casa em temperatura ambiente e em seguida, coloque-a na batedeira com um pouco de água gelada. Não se esqueça que as medidas são, no máximo ¼ de água para cada xícara de manteiga.

Depois de bater, deixe-a fora da geladeira enquanto espera seu pão australiano ficar pronto. Sirva o pão e a manteiga juntos, a qualquer hora do dia ou da noite, já que eles caem bem tanto com um café quentinho ou com um chopp bem gelado. Depois me contem como ficou o pão australiano de vcs, tá?

Bjs,
Fabi Scaranzi