Menu
 1261
Conjuntivite é comum no inverno. Aprenda a se prevenir
O tempo seco, o aglomerado de pessoas em lugares fechados e o contato com ácaros encontrados nas roupas de frio favorecem o aparecimento da conjuntivite. Veja como evitar a doença!
conjuntivite

(Imagem: Shutterstock)

Sabia que casos de conjuntivite tendem aumentar durante o inverno? Só em São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde registrou 161 surtos na capital até 14 de maio desse ano – ou seja, foram diagnosticadas duas ou mais vítimas da doença no mesmo local e espaço de tempo. Bastante, né? Sem contar que esses dados não contabilizam as ocorrências individuais, nas quais não existe o contágio para uma segunda pessoa próxima. Senão o número seria bem maior.

Para quem não conhece, a conjuntivite é uma inflamação causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus na membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra.

Altamente contagiosa, apesar de não ser grave ela provoca muito incômodo e exige alguns cuidados especiais. E fica o alerta: ela geralmente compromete os dois olhos, não necessariamente ao mesmo tempo, e a contaminação acontece com maior facilidade em ambientes fechados, como ônibus, escolas, empresas e academias.

Os sintomas da conjuntivite
Olho vermelho e lacrimejante
Inchaço nas pálpebras
Intolerância à luz
Visão embaçada ou borrada

Como se prevenir
Evite contato com pessoas com conjuntivite
Não compartilhe produtos de uso comum, como lençóis, toalhas, fronhas e maquiagens
Lave as mãos regularmente e, sempre que possível, aplique álcool gel após frequentar lugares lotados e fechados
Não coce os olhos
Remova a maquiagem antes de dormir, principalmente na região dos olhos
No verão, use óculos de mergulho para proteger os olhos do cloro e das águas contaminadas sempre que for no mar ou piscina. Elas podem transmitir o vírus.

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fonte: Secretaria Municipal da Saúde


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO ESTILO
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação