Contour nos cabelos: conheça a técnica que suaviza o formato do rosto

Criando um jogo de tons claros e escuros para criar profundidade, o contour nos cabelos suaviza o formato do rosto e valoriza seus pontos fortes

0 11785

fabi

A palavra “contour” nunca esteve tão em alta no universo da beauté! Sabe aqueles tutoriais onde o maquiador pinta algumas partes do rosto da modelo com tons claros de verde, rosa e branco e outras de um marrom bem escuro? Essa técnica de contorno é muito usada pra afinar algumas partes da face, disfarçar outras e, óbvio, destacar seus pontos fortes. E como a gente nunca para de se surpreender, o contour surgiu agora também nos cabelos.

Quem surgiu com a novidade foi o diretor artístico do salão londrino Charles Worthington, Marc Trinder. Foi ele, aliás, quem fez o contour nos cabelos (ou hair contour!) virar febre na Europa. “Essa é uma técnica que usa o jogo de claros e escuros para criar profundidade e luz em pontos-chave do rosto, dando a ilusão de um formato oval, considerado o ideal”, explica.

Como funciona
O nome pode até ser novidade, mas não é de hoje que nós mulheres usamos as luzes e reflexos para criar uma luminosidade capaz de favorecer o que há de mais bonito em nosso rosto. A única diferença do contour nos cabelos é que, além de aplicar as luzes – que podem ser desde californianas, até splashlights ou ombré – existe uma técnica diferente para cada formato de rosto. Portanto, não importa se seu cabelo é loiro, castanho ou ruivo, nem mesmo se ele é mega comprido ou midi, “você só precisa ter um cabelo saudável o bastante para colori-lo”, diz Marc, além, é claro de identificar exatamente qual é o seu formato de rosto, para assim definir onde e em quais tons ficarão cada mecha.

Não sabe qual é o seu tipo de rosto? Marc Trinder dá a dica: ““Prenda o cabelo num rabo e depois desenhe no espelho o contorno de seu rosto com uma caneta tipo marcador”.

Rosto quadrado: Tem como pensar nesse formato de rosto sem lembrar de Angelina Jolie? Para suavizar as linhas do rosto da atriz e criar profundidade, o melhor é criar diferentes camadas em tons que variam entre o claro e o escuro e aplica-las principalmente ao redor do maxilar e das têmporas.

IMG_8848

Rosto coração: Assim como a apresentadora Sabrina Sato, se você também tem rosto no formato coração precisa manter a raiz mais escura e fazer mechas bem fininhas misturadas, acompanhando o comprimento do rosto. Para criar o efeito oval, aplique o contour principalmente na região das orelhas e ao redor da linha do maxilar.

cabelo-sabrina-sato-outono-inverno-2014-longo-moderno-sexy

Rosto redondo: Basta falar em rosto redondo para Drew Barrymore vir à mente. Para diminuir o impacto das bochechas, faça mechas mais escuras ao longo da raiz por toda a cabeça. Os fios devem ser clareados na altura das orelhas até as extremidades ao redor do rosto, afinando assim a parte inferior.

IMG_8856

Rosto longo: Quem tem esse tipo de rosto e quer fazer contour nos cabelos, o melhor é sempre apostar em nuances mais escuras na raiz, seguindo o repartido, e então, fundir delicadamente às microluzes que começam logo acima das orelhas. Essa divisão de cores vai dar “dividir” o rosto e diminuir seu comprimento, exatamente como acontece com a atriz Sarah Jessica Parker.

IMG_8863

Dica de beleza: O maquiador Marc Trinder disse que adora deixar a área próxima aos olhos beeem iluminada. O motivo? O strobing nas mechas perto dos olhos resulta num brilho instantâneo ao rosto. O melhor é que ele vai bem com todos os tipos de contour”.

E aí, gostou?

Bjs,
Fabi Scaranzi