7 dicas de decoração pra ter um lar feliz (segundo a ciência)

Alguns artigos de decoração da sua casa ajudam a trazer mais conforto e felicidade para sua vida. Saiba quais mudanças fazer para ter um lar mais feliz e entrar em 2017 com o pé direito

0 6752

Dezembro chegou e, com ele, aquela sensação de começar o próximo ano renovada. Já notou como sempre terminamos o ano com uma injeção de ânimo para melhorarmos nossa qualidade de vida a partir de primeiro de janeiro? E essa sensação é uma delícia! Seja no campo profissional, pessoal ou amoroso, não tem nada mais gostoso do que nos prepararmos para deixar nossa vida mais alegre, divertida e feliz.

A boa notícia é que essa renovação também pode ser feita dentro de casa. Sabia que, de acordo com um estudo da Universidade Vrije de Amsterdam, na Holanda, algumas dicas de decoração ajudam você a transformar completamente o clima da sua casa? Por isso, se você quer ter um lar mais feliz a partir de 2017, fique atenta aos truques abaixo.

1. Paredes verdes ou amarelas
parede
O estudo alemão descobriu que dentro de todo o arco-íris, estas duas tonalidades são as que mais trazem sentimentos felizes. Para gerar equilíbrio, entretanto, a dica é que você pinte apenas uma parece com uma dessas cores, ao invés de um cômodo inteiro. O motivo? Mesmo em tons pastéis, essas cores são muito fortes e, com o tempo, podem passar a irritar.

2. Flores frescas
flores
Nada de achar que flores são um “dinheiro jogado fora”, já que elas irão para o lixo em pouco tempo. Segundo um estudo da Universidade de Rutgers, em Nova Jersey, elas são um verdadeiro investimento não só para a decoração da nossa casa, mas principalmente para a nossa felicidade, já que elas ativam emoções positivas, como conforto e satisfação.

3. Fotografias
porta-retratos-fotos-coloridas-800x430
Que tal incluir na decoração da sua casa alguns porta-retratos com fotos de momentos marcantes e pessoas queridas da sua vida? Uma pesquisa realizada pela Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, descobriu que ver fotos antigas pode resultar não só em sentimentos positivos, mas também em sensação de calma e bem-estar. Tudo o que a gente precisa depois de um dia estressante e corrido, né?

4. Velas… com essência de baunilha!
baunilha
As chamas das velas têm o poder de relaxar, mas sabia que o cheiro de cada uma tem um impacto diferente no seu humor? Pois, é! E são as velas de essência de baunilha responsáveis por aumentar sua sensação de felicidade e bom-humor. Quem garante é o jornal inglês, Chemical Senses. Gostoso, né? Pode abusar delas na decoração da sua casa!

5. Um diário
diario
Sabia que além de exercícios físicos e terapias, escrever suas emoções diárias em um diário também uma ótima forma para melhorar seu humor e suavizar seus sentimos futuros? Um estudo publicado na revista americana Psychological Science descobriu, inclusive, que reler desabafos passados faz você se sentir melhor e até ver novos problemas por outras perspectivas, o que acaba amenizando aquele clima pesado dentro de casa.

6. Essências florais
como-fazer-aromatizador-de-ambientes-1
A mesma revista descobriu que perfumes e aromatizadores com fragrâncias de rosas na decoração da sua casa podem aumentar nosso sentimento de felicidade. Sabe por que? Os receptores de aromas do nosso nariz são ligados a determinadas áreas do nosso cérebro e, quanto o cheiro em questão é de flores, a sensação de calma e bem-estar é ainda maior.

7. Uma cama arrumada
87
Arrumar a cama de manhã é uma ótima ideia pra você comer seu dia com o pé direito. Uma pesquisa realizada pelo hunch.com mostrou que 71% das pessoas que arrumam suas camas se consideram felizes – enquanto 62% das que não fazem a ação já deixam suas com sensação de frustração e irritabilidade. Aí, não, né?

Dicas fáceis de decoração, né? Mas eu garanto que vão fazer uma diferença enorme no clima da sua casa!

Bjs,
Fabi Scaranzi