Dicas práticas para quem está sempre sem dinheiro!

Sobra mês no seu salário? Veja quais hábitos está acabando com seu dinheiro e aprendas dicas práticas para conseguir economizar!

2 1393

    Empty purse or wallet - no money for shopping concept

    Tem meses que parece que mal entrou o dinheiro na nossa conta e “puf”, já foi! E o pior: muitas vezes a gente nem sabe onde ele foi parar. E são os pequenos gastos do dia-a-dia, esses que a gente “não sente”, que mais causam buracos no nosso orçamento.

    Por isso, separei 10 hábitos financeiros ruins que a gente pratica sem perceber e que fazem o nosso dinheiro ir embora rapidinho. E, lógico, como aprender a poupar cada vez mais. Confira!

    1. Não cozinhar!
    O fato de não se aventurar na cozinha obriga você a comer fora frequentemente ou a comprar pratos congelados que, geralmente, são bem mais caros. Que tal, então, criar o cardápio da semana, montar a lista de supermercado e, a partir da semana que vem preparar você mesma suas próprias refeições? Além de ser bem mais econômico, a prática pode se tornar um momento gostoso de descontração e até unir mais a família.

    2. Abusar do pacote de dados do celular!
    Você liga, manda mensagem, recado no Facebook, e-mail… manter contado em tempo real é uma delícia, mas pode acabar com a sua internet e obrigar você a pagar valores a mais para se manter conectada. Por isso, se o assunto não for tão urgente, prefira deixar para bater papo quando estiver com wifi disponível e use sempre (sempre mesmo!) aplicativos gratuitos, como WhatsApp e Skype para conversar com os amigos.

    3. Fazer compras pela internet!
    Não dá pra negar: fazer compras pela internet é uma delícia! Você consegue tudo o que precisa ao alcance de um toque, sem precisar sair de casa, maaas… tem que concordar que o valor do frete nem sempre compensa e o pior: muitas vezes você compra bem mais do que precisa. O melhor é cortar esse hábito, dar um pulinho no shopping e só comprar em lojas físicas. Tenho certeza que você vai pensar 10 vezes mais antes de passar o cartão.

    4. Optar sempre pelo mais barato!
    Já ouviu falar do famoso provérbio: “o barato sai caro”? No mundo das compras, isso também pode ser verdade. Optar sempre pelo produto mais em conta, nem sempre vale a pena. Pode ser que em pouco tempo de uso você tenha que trocar a mercadoria, mandar consertar alguma peça… aí já viu, mais gastos pela frente. Se você estiver prestes a comprar algo que quer muito, vale mais a pena esperar um pouquinho, economizar dinheiro e comprar o mesmo produto, mas em melhor qualidade.

    porquinho

    5. Não usar os produtos que assina!
    Quer um exemplo: desde que você passou a assinar o serviço de stream Netflix, quando foi a última vez que você assistiu um programa na sua TV a cabo? Os dois serviços são parecidos e você não vai sentir falta se cancelar a TV por assinatura. O mesmo vale para o plano na academia que você paga, mesmo tendo uma sala de ginástica disponível no seu prédio… e de graça!

    6. Não conferir seu extrato!
    É fundamental ter um controle financeiro antes de ceder aos seus impulsos de comprar só mais uma coisinha. Nada de dar uma de “avestruz” e enfiar a cara no buraco para não analisar sua própria situação financeira. Tendo um controle real do seu extrato bancário, fica mais fácil decidir se você precisa comprar mais um sapato preto agora. Dinheiro não aceita desaforo, lembra?

    7. Não dar importância a gastos pequenos!
    Seja o cafezinho, a balinha no semáforo ou pãozinho no fim da tarde, esses gastos parecem pequenos e inofensivos no fim do dia, mas ao soma-los no fim do mês, eles acabam tendo um peso enorme no nosso orçamento. Melhor cortar alguns desses hábitos. Além de economizar dinheiro, você ainda se recusa a ganhar algumas calorias. Bom, né?

    8. Desperdiçar!
    Seja com comida ou produtos de beleza, como maquiagens, esmaltes e cosméticos, muitas vezes a gente compra bem mais do que precisa. O resultado? Os alimentos e produtos vencem, a gente não pode mais usar e acaba indo tudo pro lixo, inclusive nosso dinheiro. O melhor é comprar somente o necessário – por isso recomenda-se fazer compras semanais no supermercado e não mensais! – e só comprar um cosmético novo quando já tiver terminado todo o potinho do produto anterior.

    9. Pagar tudo no cartão!
    Gastos no cartão só estão liberados para quem é super organizada, afinal, a consciência pesa menos quando passamos os gastos no cartão. Mas quando chega a fatura… Por isso, é melhor pagar o máximo de contas em dinheiro. Assim, na hora de tirar as notas da carteira você vai ter uns minutinhos a mais pra ter certeza se a compra vale a pena.

    10. Parcelar suas compras!
    Ao dividir suas contas, você não consegue manter o controle dos seus gastos. Como resultado, você acaba gastando mais do que deveria e compromete uma renda que ainda nem ganhou. Quando vê, as contas não têm fim e você acaba obrigada a pagar por produtos que muitas vezes nem usa mais.

    Dicas anotadas? Fazendo essas 10 pequenas alterações na sua rotina, você vai ver como vai ficar bem mais fácil economizar seu dinheiro e dormir com a consciência tranquila no fim do mês.

    Bjs,
    Fabi Scaranzi