Menu
 2698
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Escuta ativa: aprenda como captar o que as pessoas estão dizendo e melhore sua comunicação
Ouvir com atenção a mensagem do outro é um dos grandes segredos de uma boa comunicação. Aprenda o que é escuta ativa e como aplicar essa habilidade no seu dia a dia

trabalho - escuta ativa foto de destaque

Ouvir é uma das nossas habilidades mais importantes, seja no escritório, no dia a dia com os filhos e marido, com os amigos, pais e irmãos…

Especialmente no trabalho, o quanto você ouve e a sua capacidade de captar informações, tem um impacto significativo na qualidade dos seus resultados e, principalmente, na sua evolução profissional.

Quer alguns exemplos?

– Nós ouvimos para obter informações
– Nós ouvimos para entender
– Nós ouvimos por prazer
– Nós ouvimos para aprender

É tanta informação que recebemos todos os dias que o normal é acharmos que somos ótimas ouvintes, mas acredite: não é bem assim! Segundo o americano Edgar Dale – criador do famoso “Cone da Aprendizagem”, método que estuda nosso grau de envolvimento no processo absorção de informações – o cérebro humano só é capaz de se lembrar de 10% do que leu; 20% do que ouviu; 30% do que viu; 50% do que viu e ouviu; 70% do que disse em uma conversa/debate; e 90% do que vivenciou a partir de sua prática. Ou seja, quando conversamos com nosso chefe, colegas, clientes, parentes ou parceiro por 10 minutos, prestamos atenção a menos da metade das informações que estão sendo passadas pra gente. Alarmante, né?

Os benefícios da escuta ativa
Para quem ainda não conhece, escuta ativa significa absorver o máximo possível da mensagem que estamos escutando. Ao nos tornamos melhores ouvintes, aumentamos nossa produtividade, além da nossa capacidade de influenciar, persuadir e negociar. Quer mais? Graças a escuta ativa evitamos conflitos e mal-entendidos. Ou seja, aprendemos todas as habilidades necessárias para uma carreira e relacionamentos de sucesso.

Escuta ativa: aprenda já como melhorar essa habilidade de comunicação
Confira minhas dicas abaixo para você se tornar uma boa ouvinte!

Dica 1: Preste atenção ao outro com cuidado. Evite se distrair com o que quer que esteja acontecendo ao seu redor ou pensando em contra-argumentos enquanto a outra pessoa ainda está falando. Não se permita ficar entediada ou perder o foco na conversa.

Dica 2: Está sentindo uma dificuldade enorme em se concentrar no outro? Tente repetir suas palavras mentalmente. Isso vai ajudar você a reforçar a mensagem e a manter o foco.

Dica 3: Mostre que está prestando atenção na mensagem do outro, seja acenando com a cabeça ou fazendo um simples “ahãm”. Você não vai estar necessariamente concordando com a outra pessoa, mas sim indicando que está ouvindo. Usar a linguagem corporal, manter a postura aberta e interessada e fazer uso de outros sinais para mostrar que está ouvindo, é uma forma, inclusive, de se manter concentrada na conversa.

trabalho - escuta ativa foto de dentro

(Imagem: Shutterstock)

Dica 4: Faça perguntas ocasionais ou comentários pontuais para recapitular o que foi dito e, de quebra, comunicar que você está ouvindo e entendendo a mensagem.

Dica 5: Forneça um feedback. Nossos filtros pessoais, suposições, julgamentos e crenças podem distorcer o que ouvimos. Como ouvinte, nosso papel é entender o que está sendo dito. Isso pode exigir que você reflita sobre a mensagem que está recebendo e faça perguntas como: “O que você quer dizer quando fala que…” ou então, resuma os comentários do outro com frases simples, como:  “O que você está me dizendo então é que…”

Dica 6: Adie o julgamento! Interromper a mensagem do outro é uma perda de tempo e gera uma falha enorme na comunicação. Além de frustrar o interlocutor, você limita o total entendimento da mensagem. O ideal é sempre permitir que o outro termine cada ponto antes de fazer perguntas.

Dica 7: Dê a sua opinião de maneira honesta e sincera, expondo seu ponto de vista de forma respeitosa. O segredo é sempre tratar o outro como gostaria de ser tratada.

Viu como é simples? Exercitando sua escuta ativa você se comunica melhor, aumenta a produtividade no local do trabalho e, de quebra, ainda estreita relacionamentos. Bom, né? Bora colocar essas sete dicas em prática ainda hoje?

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação