Menu
 1371
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Estilo de comunicação: como e porque encontrar o seu!
Descubra porque vale a pena identificar o seu estilo de comunicação e como adequar a sua linguagem a do outro!

comunicaçao - estilo de comunicação foto de destaque

A comunicação está diretamente ligada à colaboração. Afinal, as pessoas não se comunicam sempre da mesma maneira. Existem pessoas mais assertivas, outras mais detalhistas… Aí, não tem jeito, nosso estilo e personalidade acabam afetando a maneira como ouvimos e somos ouvidas.

Pensando nisso, a minha dica de hoje é: conheça a si mesma e a quem você está se comunicando! Já ouviu aquele provérbio chinês que diz: “Se você conhece o inimigo e se conhece, não precisa temer o resultado de cem batalhas”? Na comunicação, a dica é a mesma. Se você conhece o seu estilo de comunicação e sabe qual é a melhor forma de se comunicar com o outro, não importa qual seja a mensagem, ela com certeza será bem recebida, absorvida e assimilada.

Autoconhecimento x Comunicação: qual o seu valor?
Todas nós agregamos um valor único às conversas, projetos, reuniões e planos que participamos, e quando adotamos a postura de um examinador para analisar nossos próprios comportamentos e impactos, somos capazes de entender esse valor muito melhor.

Primeiro, passamos a reconhecer nossos pontos fortes. Eles, aliás, são a nossa principal habilidade de comunicação. Você é uma boa ouvinte? Sabe se apresentar com eloquência? Não perde o foco? Tudo isso pode e deve ser usado a seu favor! É essa consciência que vai te colocar estrategicamente em situações e posições em que essas habilidades desempenharão um papel importante.

Quer alguns exemplos: você sabe que é uma boa ouvinte? Peça para ser a mediadora quando houver um debate. Se sente segura em frente de uma plateia e sabe envolver o seu público? Assuma a parte principal de qualquer apresentação em grupo que fizer no trabalho ou faculdade.

O próximo passo é usar seus pontos fortes para trabalhar suas deficiências. Ou seja, ao identificar quais habilidades de comunicação você domina, fica mais fácil identificar também aquelas que precisam ser melhoradas, trabalhadas ou desenvolvidas e, principalmente, reconhecer quando é preciso pedir ajuda ou criar soluções criativas.

Aqui vai mais um bom exemplo: se você acha que ser mais proativa vai trazer benefícios para a sua carreira, você pode usar a sua capacidade de escuta ativa para identificar as necessidades do outro e partir na frente na hora de oferecer ajuda e mostrar serviço.

Ou seja, enquanto a percepção do seu próprio estilo vai te ajudar a aumentar seu impacto e visibilidade, através da autoconsciência você identifica seus pontos fracos e melhora sua capacidade de adaptação.

Conheça os outros
Somos tão influenciados pelos outros quanto os impactamos. Esse reconhecimento, inclusive, nos permite aumentar nossa bagagem cultural, a mudar opiniões e ideias pré-definidas, a encontrar novos caminhos para um mesmo problema e até a fortalecermos nossas ideias e convicções.

Pensando nisso, procure analisar como o seu comportamento (alô, comunicação corporal!) desencadeia reações nos outros e vice-versa.  Preste atenção em como as pessoas reagem ao que você diz e até mesmo ao seu silêncio. Analise também as suas respostas frente ao comportamento do outro. Só assim você será capaz de alinhar uma abordagem pertinente!

Porque 1 + 1 = 3
No mundo da comunicação, a soma de dois fatores importantes vai muito além dos resultados matemáticos! O conhecimento do seu próprio estilo + a percepção do estilo de outro gera um terceiro aprendizado importante: a capacidade de interação! Juntos, esses dois tipos de conhecimento se complementam e te dão uma ferramenta poderosa para ter sucesso no trabalho e na vida, pode acreditar!

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação