Menu
 1289
Folga: Como usá-la como ferramenta para o sucesso
Nada de pensar no trabalho durante o fim de semana! Descubra como aproveitar seus dias livres e ainda chegar ao topo na carreira rapidinho.

bem-estar - sucesso nos dias de folga foto destaque

Pouca gente sabe, mas existe uma outra força que transforma nossas vidas e o nosso trabalho: os dias de folga, ou, mais especificamente, o que fazemos nas horas em que não estamos trabalhando.

Estudos mostram que até mesmo as horas de descanso interferem (e muito!) na nossa produção e, consequentemente, no nosso sucesso. Uma pesquisa recente descobriu, inclusive, um conjunto comum de estratégias para praticar um descanso deliberado, renovar as energias, aumentar a criatividade e alavancar a carreira. Bom, né? Abaixo, revelo as dicas sugeridas pela ciência. Anote aí!

1. Leve seu descanso a sério

Descansar não significa apenas não trabalhar. O descanso, de acordo com o estudo, deve estar ligado a alguma atividade prazerosa, mesmo que isso signifique malhar pesado na academia.

2. Mantenha o foco

Para garantir horas de descanso de qualidade, o estudo recomenda trabalhar por períodos ininterruptos sem perder a concentração. Como? Leve em conta as horas do dia em que você se sente mais produtiva e coloque toda a sua energia nas tarefas que precisa concluir urgentemente. Assim, fica mais fácil desligar a mente nos finais de semana.

3. Alterne trabalho e diversão

Pessoas super criativas alternam períodos de trabalho intenso com períodos de descanso forçado. Focar-se 100% em um problema força a sua mente a trabalhar nele mesmo que inconscientemente, enquanto estiver relaxando.

4. Não fique à toa na sua folga

Vá no cinema, saia para almoçar, curta uma balada… Psicólogos descobriram que pessoas que se mantém ocupadas durante os dias de folga, que não checam seus e-mails no fim do dia ou nos finais de semana ocupam o tempo com atividades, cursos e hobbies são mais felizes, mais produtivas e mais resilientes, principalmente no trabalho.

bem-estar - sucesso nos dias de folga foto de dentro

5. Comece cedo

Seu trabalho rendeu bem mais quando você chegou antes que seus colegas e ficou com o escritório todinho pra você? Que tal então criar o hábito de acordar uma hora mais cedo todos os dias? Assim, você dá conta de todo o serviço e quando o final de semana chegar, vai poder curtir os dias de folga apenas para renovar as energias e dar um up na criatividade.

6. Desligue celulares, tablets e computadores

Se você é obcecada por tecnologia, deve perceber que seu trabalho vai com você para onde for. Esse distanciamento de tudo que envolva trabalho nos finais de semana é fundamental para que você faça um descanso produtivo e volte para o escritório na semana seguinte mais animada do que nunca.

7. Fracione suas férias

Ao invés de tirar 30 dias de folga, experimente tirar 15 dias a cada seis meses. O motivo? Esse intervalo aumenta nossa carga de energia e resiliência uma vez que, ao estarmos perto do nosso limite da exaustão, somos “obrigadas” a desacelerar a relaxar. Sem contar que, ao sentirmos as férias se aproximando, trabalhamos com muito mais vontade e empolgação.

8. Pratique um esporte desafiador

Nos seus dias de folga, procure praticar um esporte que exija não apenas esforço físico, mas também raciocínio lógico, foco, concentração e estratégia. Assim, você continua trabalhando essas habilidades, mas um ambiente diferente e sem as frustrações diárias vividas no seu ambiente de trabalho.

9. Aumente a quantidade de exercícios físicos

Quanto mais movimento você fizer com o seu corpo, melhor será o desempenho do seu cérebro. Preciso falar mais?

10. Durma bastante

Nessa cultura obcecada por trabalho, a privação do sono passou a ser sinal de compromisso com o trabalho. Mas, para garantir um bom desempenho profissional e alcançar o sucesso, boas horas de sono são fundamentais. Além do descanso físico, ele dá um gás na nossa energia e oferece ao nosso cérebro o tempo necessário para consolidar memórias e habilidades, ao mesmo tempo que elimina as toxinas associadas a doenças mentais, como o Alzheimer.

Viu só como um descanso de qualidade é fundamental para quem deseja ser bem-sucedida? Bora começar?

Veja também: Se sente cansada o tempo todo? Veja 8 possíveis razões!

Bjs,
Fabi Scaranzi

 


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação