Se sente cansada o tempo todo? Veja 8 possíveis razões!

Mal começou o dia e você já se sente cansada? Algumas causas bem incomuns podem estar acabando com seu estoque de energia. Aprenda como identifica-las e trata-las

1 682

Sad-Computer-001

Se sentir cansada depois de uma noite mal dormida é normal. Basta recuperar as horas de sono perdidas no dia seguinte e pronto, você está nova em folha e com as energias recarregadas. Mas e quando sua rotina está toda regradinha e, mesmo assim, você já acorda querendo voltar para a cama?

Esse cansaço excessivo, tanto físico, quanto mental, pode estar diretamente ligado a problemas de saúde, abuso de tecnologia, excesso de trabalho, alimentação errada… os motivos são diversos e alguns bastante incomuns.

Se você se sente cansada o tempo todo, mas consegue administrar bem o trabalho, a academia, os projetos da faculdade e as aulas de inglês e alemão, dá uma olhada nessa lista de oito motivos um pouco incomuns que podem estar te deixando exaustas.

Infecção urinária
Se você já sofreu de infecção urinária, conhece muito bem os principais sintomas: dor e queimação, principalmente na hora de fazer xixi. O que pouca gente sabe é que antes mesmo de se manifestar, a infecção urinária é capaz de fazer você se sentir cansada, uma vez que elas criam uma inflamação na bexiga, o que exige com que seus glóbulos brancos lutem contra a doença, demandando um gasto maior de energia. Aí, é exaustão na certa!

Problemas de tireóide
A tireóide é uma glândula localizada no pescoço, responsável por produzir hormônios que ajudam no funcionamento do seu metabolismo e da síntese proteica. Quando essa glândula está desregulada, no caso do hipotireoidismo, ela deixa de produzir hormônios suficientes e essa queda é sentida através de perda de cabelo, aumento de peso, constipação e cansaço excessivo. Por isso, se além da estafa, você também sentir algum dos sintomas acima, é fundamental procurar a ajuda de um especialista.

Comer carne diariamente
Aquela vontade absurda de dar uma dormidinha depois do almoço pode estar diretamente relacionada ao consumo exagerado de carne. De acordo com pesquisadores do The Scripps Research Institute, Floria Atlantic University e Bowling Green State University descobriram que é normal se sentir cansada depois de ingerir uma grande quantidade de proteína e sal, isso porque seu sistema digestivo tem que trabalhar praticamente em dobro para quebrar as proteínas do seu organismo, fazendo você se sentir sem um pingo de energia.

hamburguer-tradicional

Alergia de algum alimento
Outra razão pela qual você pode estar se sentindo cansada o tempo todo sem motivo aparente é uma alergia alimentar. Algumas alergias e intolerâncias levam nosso corpo a se sentir exausto e, em muitos casos até afetam nosso foco, memória e concentração. Se esses sintomas aparecerem imediatamente após as refeições, pode ser que seu organismo não esteja sabendo como processar o alimento em questão e, por isso, está consumindo toda a sua energia para tentar eliminá-lo.

Horário de sono desregulado
Isso já aconteceu com todas nós: seja por conta do trabalho ou de um filme muito bom passando até tarde na televisão, acabamos dormindo bem menos do que deveríamos durante a semana. Aí, aproveitamos a folga do final de semana para acordar quase na hora do almoço. É verdade que “dormir até cansar” dá uma sensação maravilhosa no momento, mas, a longo prazo esse hábito vai fazer seu corpo de sentir exausto, uma vez que ele precisa de um horário de sono consistente para recuperar as energias. Melhor abandonar o hábito e tenta ir para cama mais cedo.

Usar seu celular ou notebook antes de dormir
Nada de usar seu celular, iPad, computador ou televisão antes de ir para a cama. A retroiluminação da tela pode mexer com o seu ritmo circadiano – seu relógio interno que ajuda a regular quando você deve se sentir disposta e quando você deve estar relaxada e dormindo. Especialistas indicam se afastar de qualquer tecnologia duas horas antes de dormir, mas já sabendo que isso é impossível, tente desligar os aparelhos meia hora antes de se deitar e faça uma breve leitura para ajudar o corpo a relaxar e pegar no sono.

09286

Anemia
A anemia é uma condição em que a pessoa tem níveis mais baixos de glóbulos vermelhos – e, posteriormente hemoglobina, ferro e vitamina B12 – bem abaixo do normal. Mais comum em mulheres, esse desequilíbrio pode fazer você se sentir cansada o tempo todo, além de diminuir sua concentração em tarefas simples e até fazer você sentir frio em excesso. Esse quadro geralmente é melhorado através de uma dieta balanceada e de suplementos ricos em B12, ferro e vitamina C. Que tal fazer um exame de sangue? Nada melhor do que um check-up completo para medir nossa saúde!

Um transtorno de sono
A sensação constante ao acordar pela manhã como se mal tivesse dormido pode estar relacionada a algum distúrbio de sono. A mais comum delas é a apneia do sono, que causa interrupções no sono através do ronco, fazendo a pessoa acordar várias vezes durante a noite. É verdade que ela é mais comum nos homens, mas também pode atingir você e não vai demorar até que ela cause outros problemas de saúde. Por isso, uma boa ideia é procurar uma clínica especialista e fazer uma bateria de exames a fim de descobrir se esse é o seu caso.

E então, se identificou? Lembrando que é sempre importante procurar ajuda médica se essa sensação de cansaço se tornar constante. Só um especialista saberá identificar com certeza quais as causas da sua exaustão e como tratá-la.

Bjs,
Fabi Scaranzi