Hábitos que podem estar atrapalhando seu rendimento no home office

Organizar o ambiente pode ajudar (e muito!) o trabalho de quem faz home office. Veja algumas dicas na hora de montar seu cantinho!

0 683

    post7-1200x700

    Sabia que mais de 68% das empresas brasileiras permitem que seus funcionários façam home office? Entretanto, pra dar certo e garantir que o rendimento seja o mesmo de um trabalho feito no escritório, é preciso trabalhar sua organização e disciplina. Ou seja: montar um ambiente legal, bem iluminado, limpo e super arrumadinho é fundamental para que você não caia na tentação de se distrair com uma coisinha ou outra.

    Quer saber quais são os principais hábitos que influenciam negativamente no rendimento de quem faz home office (e como resolve-los)? Dá uma olhadinha na lista sugerida pela psicóloga Vanessa Reis.

    1. Trabalhar de pijama (e na cama!)
    Se você não tem um quarto sobrando em casa para fazer de escritório, não tem problema, nada te impede de trabalhar no mesmo ambiente em que dorme. O erro aparece quando, logo depois de acordar, você toma seu café da manhã e vai direto de pijama começar suas obrigações profissionais. Mas como resistir, né? Ainda mais nesse friozinho, ficar de pijama é tão gostoso! E com a cama, logo ali, resistir à tentação de trabalhar deitada embaixo do edredom é praticamente impossível.

    E por que não dá certo? Porque, se a roupa é a mesma de dormir e o lugar é o mesmo em que você dorme, seu cérebro não entende que já acabou o momento de descanso. Ele precisa de um gatilho que mostre que agora é hora de trabalhar e não relaxar. Por isso, tire o pijama e coloque uma roupa que possa ser usada pra sair e escolha, mesmo que pequenininha, uma mesa e uma cadeira para fazer de escritório. Você vai ver como seu rendimento vai melhorar rapidinho.

    2. Montar sua mesa em um espaço movimentado
    Cuidado na hora de escolher onde posicionar sua mesa. Corredor e sala de estar não são indicados, uma vez que, por ali, passam ou ficam outras pessoas da sua casa, além de outros ruídos, como o barulho da televisão, telefone… aí, adeus concentração! Sabia que essas distrações diminuem 40% a produtividade e ainda aumentam 27% as chances de erro em home office? Por isso, procure um cômodo calmo para montar sua mesa de trabalho ou dê preferência para um local onde outras pessoas e barulhos não possam lhe distrair.

    3. Não fazer pausas de hora em hora
    Dentro do escritório, é fácil incluir no cronograma um horário para o almoço ou pausa para o café. Já, em casa, criamos o hábito de trabalhar sem paradas e, quando percebemos, já são três da tarde.

    O hábito parece inofensivo, mas a falta de paradas estratégias não é só ruim para o trabalho, mas também para o seu bem-estar mental. Sem essas pausas para um cafezinho, seu cérebro não consegue “respirar” e ganhar uma injeção de ânimo. Portanto, se precisar, programe seu relógio para despertar a cada duas horas e faça exercícios de alongamento, faça um bom shake, coma um docinho… você merece!

    Resultado de imagem para mulher fazendo home office

    4. Não prestar atenção nas cores do seu home office
    Sabia que as cores que lhe cercam influenciam (e muito!) no rendimento do seu home office? Móveis muito escuros ou ambiente sem focos de cor (como um quarto todo branco, por exemplo), pode prejudicar bastante seu trabalho.

    O azul e o verde são as melhores cores para a parede à sua frente já que elas estimulam a concentração, o foco e a imaginação. O laranja e o vermelho, entretanto, causam o efeito contrário, aumentando nosso nível de ansiedade e irritabilidade.

    E se não der pra pintar uma parede, sem problemas! Decore sua mesa com objetos nessas cores, seja com vasinhos de flores, quadros ou porta-retratos.

    5. Não ter um horário fixo para trabalhar
    Muita gente acha que fazer home office é o mesmo que não ter horários para começar ou terminar o dia. Aí, quando você vê, está trabalhando de madrugada, feriados, de final de semana… gerando um desgaste psicológico sem tamanho! Já notou como essa rotina toda atrapalhada não te deixa separar a vida pessoal da profissional?

    É fundamental estabelecer horários para acordar, para começar os compromissos de trabalho e dar o dia como encerrados. Afinal, se você trabalhasse em fora, não teria que seguir esses horários rigorosamente? Não tem problema fazer uma hora extra ou outra, mas só de vez em quando!

    6. Economizar na hora de escolher os móveis do seu cantinho
    Não tem nada mais importante no home office do que uma boa cadeira. Pense bem: é nela que você vai passar a maior parte do seu dia, então nada de economia. Para evitar problemas de coluna, cansaço excessivo e dores na costa, procure por uma cadeira com:

    regulagem de altura no assento (que permita que seus olhos fiquem na mesma direção da tela do computador)
    braços (para não causar dores nos ombros, cotovelos e coluna)
    encosto com lombar apoiada (assim você evita problemas de coluna e nervo ciático)

    Dicas anotadas? Pronta pra arrasar no home office e ser uma profissional ainda mais bem-sucedida?

    Bjs,
    Fabi Scaranzi