5 dicas de Feng Shui para decorar seu escritório

Precisando aumentar a concentração e a criatividade no trabalho? Veja 5 dicas para decorar seu escritório pelas técnicas de Feng Shui e melhorar a energia no ambiente

1 984
fabi home office

Meu cantinho de trabalho é todo decorado e bem colorido!

Depois do sucesso da matéria ensinando como decorar nossa casa usando as técnicas do Feng Shui, choveram comentários nas minhas redes sociais pedindo dicas para incluir a técnica também no escritório ou home office.

Fui atrás e descobri cinco dicas simples, mas super eficientes de Feng Shui para o ambiente de trabalho que ajudam não só o foco e a concentração, como também incentivam a nossa criatividade e organização. Espia só!

1. Posicione a mesa ou bancada de trabalho em “posição de comando”
Não entendeu? Você só precisa colocar o móvel de frente para a porta, de modo que você consiga vem quem entra no ambiente. Se o espaço não permitir, pendure um espelho grande na parede (de preferência sem cortes) para que você possa acompanhar qualquer movimentação.

(Foto: Igor Borodin/Shutterstock)

(Foto: Igor Borodin/Shutterstock)

2. Organize a bagunça
Quem conhece os princípios do Feng Shui sabe como é importante se livrar a bagunça para fazer a energia circular pelo ambiente. Então, coloque a mão na massa e separe para reciclagem toda a papelada e material que você não usa mais e organize o resto em caixotes e pastas. Quando mais “limpo” o ambiente, mais estimulada será a sua criatividade e produtividade.

3. Inclua um ponto de cor
Um ambiente muito colorido pode ficar gritante e, em poucas horas, incitar o nervoso e a ansiedade. Entretanto, uma parede colorida é fundamental para trabalhar a criatividade e a alegria no ambiente. Escritórios claros de mais podem causar a sensação de cansaço e preguiça. O verde é uma opção, já que a cor renova as energias e simboliza o florescimento de inspirações, projetos e recomeços. Se você preferir um ambiente todo mais clarinho, pode incluir pontos de cor com plantas e flores. Elas são ótimas, inclusive, para reduzir o stress.

4. Decore sua bancada
Tem coisa mais gostosa do que decorar nosso cantinho de trabalho com tudo que tem a nossa cara? Fotos, ilustrações, obras de arte, vasinhos e materiais de papelaria, segundo o Feng Shui, ajuda a manter o escritório ou home office energizado o dia todo. Para quem precisa se criatividade no trabalho, uma mesa bem organizada visualmente aumenta a imaginação e o fluxo de ideias. Vale até mesmo colocar um porta-retrato com fotos da família e amigos por perto, já que elas aumentam a sensação de conforto e estabelecem uma conexão com as pessoas queridas, mesmo no horário de trabalho.

(Foto: Africa Studio/Shutterstock)

(Foto: Africa Studio/Shutterstock)

5. Ilumine bem o ambiente
Durante o dia, deixe entrar no ambiente o máximo de luz natural possível. Quando começar a escurecer, prefira lâmpadas que imitem o espectro de luz solar. A luz branca é cansativa e aumenta a ansiedade, enquanto um espaço de trabalho bem iluminado com luzes amarelas ajuda a reduzir a tensão nos olhos e a nos manter despertos. Uma luminária ou abajur na mesa de trabalho, se tiver espaço, também é uma boa ideia.

Simples, né? Seguindo essas técnicas de Feng Shui, você melhora a energia do seu escritório, aumenta o rendimento no trabalho e ainda passa horas em um ambiente bem mais confortável.

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fonte: Katie Holdefer/ Apartment Therapy