Menu
 1402
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Levantamento de Peso Olímpico: a modalidade que caiu no gosto da mulherada
Já ouviu falar em Levantamento de Peso Olímpico? O esporte ganhou força principalmente entre as mulheres e traz vários benefícios para o corpo e a saúde. Confira!

Woman Doing Barbell Lifting

Com certeza você já ouviu falar em Crossfitum programa de treinamento e condicionamento físico intenso, desenvolvido para melhorar nossa capacidade física, como resistência cardiorrespiratória, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação e agilidade. Uma modalidade que exige tanto do nosso corpo só poderia gastar muuuuita caloria e definir os músculos rapidinho. Não é à toa que a quantidade de “crossfiteiros” nas academias não para de crescer.

O que tem se popularizado pouco a pouco dentro deste universo do Crossfit é o LPO – Levantamento de Peso Olímpico – e não é à toa! Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que o número de mulheres que aderiram ao esporte dobrou desde 2014 e o motivo é simples: quem faz garante que, em pouco tempo, nosso corpo fica mais magro e forte e nosso abdômen, muito mais sequinho e definido. Não é de se estranhar que a modalidade tem até aulas exclusivas!!

Considerado aquele tipo de exercício completinho, o Levantamento de Peso Olímpico ainda tem o poder de levar nossa autoestima lá em cima. Afinal, tem sensação melhor do que sentir que você é, sim, capaz de levantar halteres pesadíssimos, assim como fazem os grandes atletas? “Por chamar tanto a atenção das pessoas, é uma modalidade que passou a ficar em evidência com o tempo. Hoje, ela faz parte do treinamento de base de todos os atletas que necessitam boa performance em força e potência musculares em suas modalidades”, diz Guilherme de Almeida Leme, especialista da Bio Ritmo.

peso2

Os benefícios do Levantamento de Peso Olímpico
De acordo com especialistas, o Levantamento de Peso Olímpico é considerado um exercício de força global, uma vez que ele trabalha em conjunto todos os grandes grupos musculares do corpo: membros inferiores, tronco e membros superiores. “É um exercício que visa especificamente o aumento da força e da potência muscular. Ou seja, ele melhora a capacidade muscular para mobilizar sobrecargas na maior quantidade possível e no menor espaço de tempo (mais velocidade)”, explica Guilherme Leme.

Imagine assim: para conseguir levantar a barra você precisará trabalhar sua velocidade e força. Para executar o movimento de forma plena e garantir uma maior absorção dos resultados, você precisa de flexibilidade, coordenação e equilíbrio. Entendeu como esse esporte é completo?

Como funciona o treino
O Levantamento de Peso Olímpico consiste basicamente em dois movimentos: arranque e arremesso – basta lembrar das Olimpíadas, quando o atleta levanta o máximo de carga possível, no limite da sua força – e pode ser realizado da mesma forma por homens e mulheres, sem restrições.

Para realizar o exercício direitinho você deve, no arranque, tirar a barra do chão e coloca-la acima da cabeça, em um movimento rápido e sem pausas. Já, no arremesso, o movimento deve ser dividido em duas partes: primeiro você tira a barra do chão levando-a até a altura do pescoço e, então arremessa para cima da cabeça.

Vale lembrar que, graças ao Crossfit, novas versões de Levantamento de Peso Olímpico foram incluídas na modalidade, como o levantamento com carga alternada, o tempo de prática do exercício, a quantidade de repetições… só o seu professor será capaz de definir qual é tipo de Levantamento de Peso Olímpico mais indicado pra você. Aliás, Guilherme Leme dá o alerta: tenha sempre um profissional de Educação Física capacitado acompanhando seus treinos. Lembre-se que o Levantamento de Peso Olímpico é um exercício que pode apresentar perigo e não deve nunca sem realizado sem supervisão.

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Shutterstock


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação