Fechar
Menu
 2494
Conheça o HIIT, malhação que leva você ao limite!
Famoso nos Estados Unidos, o HIIT é um treino intenso que dura apenas 15 minutinhos e queima gorduras por até 48 horas pós-treino

hiit-republic-squats

Foi-se o tempo em que o normal era passar horas na academia e ainda emendar uma conversinha entre um aparelho e outro. Hoje, profissionais da área do esporte afirmam que, para alcançar melhores resultados o importante não é fazer uma quantidade maior de séries, mas sim praticar exercícios de alta intensidade.

E assim surgiu o HIIT – High Intensity Interval Training, ou Treino Intervalado de Alta Intensidade. O exercício, que foca no treino pesado de 15 a 30 minutos promete acelerar a perda de peso em sessões fortíssimas que combinam crossfit e luta funcional. Seu diferencial? Ele acelera o metabolismo por até 48 horas. Já pensou treinar como ninguém hoje e seu corpo continuar queimando mais gordura por até dois dias seguidos? É ou não é um sonho?

Conhecendo o HIIT
Parece difícil, mas o HIIT nada mais é do que um novo tipo de treino, bem prático e dinâmico, ideal para quem está disposto a suar a camisa e emagrecer, mas sem perder tempo na academia.

O HIIT surgiu nos Estados Unidos durante os treinos preparatórios para atletas de corridas de longas distâncias e seu princípio é bem simples: ao invés de ficar hoooras na academia se exercitando em baixa intensidade, você alterna intervalos com intensidade moderada com períodos de esforço máximo. Dá pra imaginar?

E é por causa desse esforço pesado que perdermos peso mais rapidamente. O corpo demora várias horas para voltar ao seu estado normal e essa demora faz com o que o metabolismo continue acelerado, mesmo depois do término dos exercícios.

Mais um ponto positivo para o HIIT é que ele pode ser feito com ou sem aparelhos aeróbicos e acessórios esportivos, portanto pode ser realizado em qualquer lugar.

hiit-republic-plank

Muitos exercícios em um só lugar
Quem não curte monotonia, não só pode, como deve apostar no HIIT. O treino, que combina circuitos com corda, tiros de corrida, bike e movimentos de treino funcional usando apenas seu próprio o peso, faz com que seu corpo continue em movimento mesmo nos momentos de descanso, exigindo que você faça até mesmo corridinhas sem sair do lugar. Isso faz com que sua frequência cardíaca caia e que seu corpo não pare de queimar gordura.

Com séries curtinhas – que vão de 20 a 30 segundos – quem faz o HIIT atinge seu limite antes mesmo do corpo começar o movimento. É por isso que 15 minutos por dia já são suficientes, afinal, haja esforço, viu?!

Quem pode fazer o HIIT
Pra lá de democrático, o HIIT é adaptável e pode ser feito tanto pelos sedentários, quanto pelos “viciados em academia”, afinal, é a condição física do aluno que vai definir suas séries e tipos do exercício.

O HIIT, entretanto, só não é recomendável para quem sofre de problemas cardíacos, já que o esforço e a velocidade forçam e aceleram muito mais os batimentos. E nada de treinar mais do que três dias por semana de forma intercalada. Se feito em excesso, você pode sofrer problemas de coluna, dores e distensões.

E lembre-se: não aguentou, diminua o esforço, só não pare de se mexer! Mas quem aposta no HIIT garante: a cada dia você ultrapassa seu limite um pouquinho mais.

Woman Exercise With Kettle Bell - Crossfit Workout

Dicas espertas
Alguns cuidados precisam ser tomados antes (e depois!) da prática do HIIT. Anote aí!

– Consulte um cardiologista para checar se você está apta para praticar um exercício de alta intensidade
– Nada de começar o treino de estomago vazio. Alimente-se bem antes de partir para a academia, e de forma saudável
– Beba muita água depois do treino
– Após praticar o HIIT, caminhe lentamente para diminuir a frequência cardíaca gradativamente
– Não se esqueça de se alongar depois do treino
– Use tênis feitos especialmente para treinos de alta intensidade. Isso evita lesões por conta do impacto da pisada

Animada pra começar? Partiu academia!

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Shutterstock


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO MULHER
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação