Não deixe os cabelos envelhecerem antes da hora

Saiba como cuidar dos cabelos para que seus fios para que eles pareçam sempre jovens e saudáveis.

1 2427
Não deixe seus cabelos envelhecerem antes da hora! (Imagem: Pinterest/PrettyDesigns)

Não deixe seus cabelos envelhecerem antes da hora! (Imagem: Pinterest/PrettyDesigns)

Assim como a nossa pele, os cabelos passam por um processo de envelhecimento a cada dia. São dois tipos de envelhecimento: aquele ocasionado como consequência do envelhecimento da nossa pele (couro cabeludo), que deixa de produzir colágeno e elastina em quantidades abundantes e também através do distanciamento (crescimento do cabelo) do couro cabeludo, que é quando o comprimento do cabelo vai perdendo a conexão com a proteção natural do couro cabeludo.

O processo de envelhecimento capilar é conseqüência de varias questões internas que modificam a estrutura dos fios, como o estresse oxidativo (relacionado a questões genéticas), agentes externos, como exposição ao sol, vento, alimentação, processos do dia-a-dia, processos químicos e qualidade de vida.

Os processos físicos – secador, chapinha, babyliss, escovas – e os químicos (progressivas, alisamentos, colorações, reflexos) são acumulativos e por isso temos que repor nutrientes. Quanto mais o cuidado acontece, mais teremos um cabelo forte e bonito ao longo da vida.

Saiba através da cronologia o que acontece ao passar dos anos:

– Dos 11 aos 18 anos: os hormônios estão em ebulição e isso também reflete nos cabelos. O couro cabeludo fica mais oleoso, os fios mais secos, mais finos e quebradiços. Às vezes até acontece mudança na ondulação do cabelo (cabelo fica mais crespo em algumas partes ou até ele todo). O que fazer? Use shampoo que controle mais a oleosidade, hidrate bastante e evite o uso de chapinhas.

– Dos 18 aos 30 anos: neste período os fios são mais grossos e atingem seu maior diâmetro e volume. É a fase em que os fios são mais bonitos, fortes e brilhantes. Podem surgir alguns fios brancos ou dependendo da condição genética, pode dar inicio a queda capilar. Procure ter hábitos saudáveis e tratar dos cabelos com tratamentos específicos para saúde dos fios.

– Dos 30 aos 49 anos: neste período surgem cabelos brancos e começa a enxurrada de química nos fios que vão tirando a vitalidade que já é frágil. A indicação é aumentar o cuidado externo (fazer mais tratamentos) e internamente usar nutrientes que proporcionem mais vitalidade. Os principais hormônios que começam a diminuir são a testosterona, o hormônio da tireoide, os estrogênios, a progesterona e o GH, também conhecido como hormônio do crescimento entre outros.

– Dos 50 aos 60 anos: a menopausa surge trazendo mudanças hormonais, que irá afetar diretamente as madeixas. O cabelo tende a ficar mais fino e com episódios intensos de queda. O recomendado é investir em tratamentos de reposição de nutrientes ao couro cabeludo e fios, estimular a circulação sanguínea, enfim revitalizar. Tanto com máscaras caseiras, quanto naquelas feitas no salão – além de uma dieta adequada. Isso porque durante a menopausa a mulher pode ter dificuldades para absorver nutrientes como o selênio, cobre e zinco, essenciais para a saúde dos fios.

– A partir dos 60 anos: nesta fase, os fios tentem a ficar cada vez mais brancos, resultando em cabelos ressecados, finos e sensíveis. O aspecto aqui é de um cabelo mais ralo. Por isso, o ideal é usar produtos específicos para cabelos brancos e investir em hidratação. O processo de envelhecimento capilar envolve questões internas que modificam a estrutura dos fios, como o stress oxidativo que está relacionado à genética da pessoa, além de agentes externos, como exposição ao sol, vento e qualidade de vida. Por isso, tenha hábitos saudáveis e respeite seus fios como algo que precisa te acompanhar bem ao longo da sua vida .

Tenha bons hábitos:
1. Nunca durma de cabelo molhado.
2. Aplique por 10 minutos o SoroLaces ou NutrienteLaces.
3. Use água morna.
4. Mantenha distância de 10 cm entre o secador e sua cabeça.
5. Tenha uma alimentação saudável (frutas, verduras, proteínas).
6. Tome suco verde todos os dias.
7. Evite usar mais de uma vez por semana chapinhas e baby liss.
8. Dilua sempre os shampoo e condicionador.
9. Use máscara capilar 2x por semana.
10. Dê o ultimo enxague com agua mineral.

Como Lavar os cabelos de forma saudável:
– Molhe os cabelos.
– Com a ajuda de um recipiente, coloque uma medida de shampoo e dilua com o dobro de água.
– Aplique o produto em cinco pontos diferentes em toda a extensão do couro cabeludo.
– Esfregue o couro cabeludo com as pontas dos dedos em movimentos circulares.
– Enxague e repita a operação.
– Com a ajuda de um recipiente, coloque uma medida de condicionador, diluindo-o em água.
– Enxague abundantemente para retirar os excessos.

Observação importante: não é necessário esfregar os fios. O shampoo que escorre pelos fios já promove limpeza suficiente.

 

Cosmetóloga, formada pela Universidade Oswaldo Cruz, é a responsável por desenvolver a primeira linha de cosméticos brasileiros com ingredientes orgânicos para o tratamento dos cabelos. Além de proprietária de uma distribuidora de cosméticos, é hairstyle do Laces e Hair, primeiro Spa para cabelos e beleza do Brasil.
  • http://www.fabianascaranzi.com.br Fabiana Scaranzi

    @adrianadrummondpaulinho:disqus Faz realmente muita diferença. E a longo prazo é ótimo! Você vai ver! bjs pra você!