Menu
 1585
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Negocie melhor com quatro dicas inteligentes
Aprenda a técnica que fará você avançar no trabalho e na vida
Dominando a arte da negociação, você fará sua carreira progredir rapidinho

Dominando a arte da negociação, você fará sua carreira progredir rapidinho

Por Joyce Moysés

É muito comum, nos seminários sobre liderança feminina, a gente ouvir que a mulher, para avançar profissionalmente, precisa melhorar sua habilidade de negociação. A justificativa é de que os homens costumam se sair melhor nisso por estarem há mais tempo no mercado de trabalho — e, portanto, mais treinados. Vale lembrar que negociar é uma arte da vida. Não serve apenas para quem usar a técnica profissionalmente, segundo Fábio Torres, diretor executivo da EnVendas Escola de Negociação e Vendas e da organização BNI (Business Network International) Brasil.

Negociamos com chefes, clientes, parceiros amorosos, filhos, pais, mecânicos, bancos, babás e secretárias do lar, equipes de trabalho, professores e, principalmente, com a gente mesmo. Aliás, segundo Fábio, um bom negociador sempre descobre primeiro o que ele quer almejar e por quê. “Só assim estará seguro e terá argumentos para persuadir.”

E você, como tem negociado na vida e no trabalho? Pode ser útil aproveitar 4 dicas de quem entende do assunto para trocar medo por confiança e obter o que se chama de “situação ganha-ganha”, em que os dois lados ficam satisfeitos e saem vitoriosos. Siga os conselhos abaixo e negocie como ninguém!

1. Seja influente
Você tem uma expectativa, um objetivo, e quer fazer com que o outro compartilhe da mesma opinião. O ideal é que ele também colha benefícios com isso, que exista uma percepção positiva de valor. “Utilizar elementos que façam sentido aos dois lados é um ótimo começo”, avisa Fábio. Por exemplo, não dá para uma vendedora elogiar a roupa que a cliente está provando se é visível que o zíper nem fechou até o fim. Uma perderá a credibilidade (e a venda!) e a outra ficará frustrada.

2. Saque o perfil do outro
É essencial adaptar nosso discurso para a pessoa que queremos persuadir, nos colocando em sua posição dela, olhando também do seu ponto de vista, falando dentro de seu universo. E isso, muitas vezes é esquecido. Nas palavras de Fábio: “Ser flexível, não falso, e assim criar conexão”.

3. Prepare-se antes
Assim, você passa credibilidade pelo conhecimento naquele assunto e pela apresentação pessoal, entre outros benefícios. O jeitinho brasileiro tem de ser abolido como método de negociação.

4. Tenha coerência com o que sente
Coloque seu coração naquilo que diz. A persuasão pode estar baseada numa técnica de negociação, mas nada terá força se você não mostrar que acredita no que propõe. A verdade é muito importante. Sem ela, sua linguagem corporal estará jogando contra, produzindo dissonância na comunicação, pois serão apenas palavras “jogadas ao vento”.


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação