Menu
 2163
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
“Pensamento-âncora”: descubra como usar para blindar sua autoconfiança
Entenda o que é o pensamento-âncora e como ele pode te ajudar a se sentir segura e confiante diante de situações difíceis ou desconhecidas

comunicação - pensamento ancora foto de destaque

(Imagem: Shutterstock)

São muitos os fatores que podem abalar a nossa autoconfiança, mas também são muitas as técnicas que podem ajudar a prevenir a nossa mente dos pensamentos negativos e sabotadores. Uma delas é o uso do “pensamento-âncora”. Já ouviu falar?

O pensamento-âncora nada mais é do que o pensamento positivo mais importante diante de uma situação difícil, assustadora ou complicada! É ele quem vai blindar sua autoconfiança e te ajudar a ancorar o medo caso ele tente tomar conta de você.

Vou explicar melhor! A técnica do pensamento-âncora foi criada pela apresentadora e palestrante motivacional americana Mel Robbins e parte da ideia de que tudo aquilo que você for fazer (uma apresentação no trabalho, uma entrevista de emprego, uma conversa difícil com a família, uma reunião com o seu chefe…) deve ser sempre guiado por um pensamento feliz que reforce ao seu cérebro que todos aqueles sintomas físicos (boca seca, mãos frias, suor, dor de estômago) e psicológicos (insegurança e medo), nada mais são do que reações de excitação, e não de ansiedade.

A partir do momento em que você se lembra do seu pensamento-âncora, ou seja, o principal motivo pelo qual você está fazendo algo, você treina o seu cérebro a entender que as suas reações físicas e psicológicas são uma resposta do quanto você deseja ou precisa do que está prestes a fazer, e não uma consequência da sua insegurança e baixa autoconfiança. Resultado? Você convence a sua mente a relaxar e passa a se sentir mais segura e pronta pra encarar qualquer desafio, quase que instantaneamente.

Como usar o pensamento-âncora
A melhor maneira de explicar essa técnica é através de um exemplo: Imagine que você está super ansiosa porque está preste a fazer uma apresentação importante diante de possíveis clientes para sua empresa. A primeira coisa que você deve fazer é pensar em como você vai se sentir bem ao apresentar uma ideia exclusiva para possíveis parceiros. Para isso, crie uma frase que sirva como um mantra mental: “Com essa apresentação vou oferecer um serviço diferenciado que vai revolucionar o mercado e me levar ao topo do sucesso”.

Quando pensamentos negativos começarem a brotar na sua mente – “eu não estou preparada”, “eu não tenho o que é necessário”, “eles não vão se interessar”, “meu produto não é bom o bastante”, “eu deveria ter ensaiado mais” – e você começar a duvidar de si mesma, sentir sua autoconfiança abalada e os primeiros sinais físicos da ansiedade derem as caras, conte até cinco de trás para frente (5-4-3-2-1), limpe a mente e repita para si mesma quantas vezes for necessário: “Com essa apresentação vou oferecer um serviço diferenciado que vai revolucionar o mercado e me levar o topo do sucesso”.

Ao reforçar a si mesma o propósito positivo das suas ações, você sentirá uma descarga de adrenalina e felicidade. E é esse sentimento de realização e a noção de que sim, você é capaz de fazer o que quiser, que vai levar o seu cérebro a entender que você está empolgada, e não nervosa.

E se você, assim como eu, gosta de ter um plano B na manga e estar preparada para qualquer emergência, inclua uma última técnica de autoconfiança na sua rotina: o “planejamento se/então”. A ideia é simples: “o plano A é um, mas SE algum imprevisto acontecer, ENTÃO eu vou poder fazer isso, ou aquilo para consertar”. Ou seja, você se mantém no controle criando um plano de ação secundário por antecipação.

E a gente sabe que quanto mais preparadas estamos, menores as chances de pensamentos negativos abalarem a nossa autoconfiança, certo?

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação