Menu
 1848
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Regra dos 5 segundos: aprenda o que é e como ela pode mudar sua vida
Criada pela coach e palestrante Mel Robbins, a regra dos 5 segundos trabalha com a teoria da ação e promete te ajudar a alcançar qualquer sonho e objetivo muito mais rapidamente

comunicação - regra dos 5 seg foto de destaque

(Imagem: Shutterstock)

Quem aí já não teve uma super ideia que nunca tirou do papel, seja por preguiça, falta de tempo, medo? Quem aí já procrastinou tanto que aqueles compromissos que em teoria foram deixados para o dia seguinte, agora estão atrasados há mais de um mês? Quem aí se sente presa nas armadilhas da própria mente ao apertar o botão “soneca” do despertador ou ao adiar só mais um dia a volta para a academia?

Como é ruim saber exatamente o que a gente deseja, mas nunca ter coragem ou força de vontade para colocar nossos planos em prática, né? Mas, a boa notícia é que isso pode mudar a partir de agora. O segredo não está apenas na sua motivação, mas também no seu instinto de ação!

A apresentadora e palestrante motivacional americana Mel Robbins, diz em seus TED Talks que o segredo para chegar onde você quiser é sair da sua zona de conforto e colocar a mão na massa usando uma ferramenta que ela chama de Regra dos 5 Segundos.

A técnica é simples, mas promete ser eficiente e tem sido usada por pessoas do mundo todo, seja para tomar coragem e mandar um e-mail importante, marcar uma reunião com o chefe e pedir um aumento, comprar um carro novo, abrir o próprio negócio, voltar para a academia, expor seus sentimentos…

 Regra dos 5 Segundos: o que é?
A regra dos 5 segundos nada mais é do que uma ferramenta de hiper-intenção! Ou seja, ela te impede de criar pensamentos negativos que possam abalar a sua autoconfiança uma vez que só te dá cinco segundos para focar naquela oportunidade e tomar uma atitude prática.

Não entendeu? A regra dos 5 segundos é uma ferramenta de comunicação para você usar toda vez que precisar tomar uma atitude que não queira ou que abale a sua confiança de alguma forma. Ela te ajuda a trocar as justificativas e desculpas por coragem e proatividade. Bom, né?

Com a regra dos 5 segundos você vai:

1. Parar de se autossabotar
2. Sair do piloto automático
3. Confiar em si mesma
4. Vencer o medo e a insegurança
5. Ter coragem para seguir seus sonhos

Regra dos 5 segundos: como funciona?
A ideia de Mel Robbins é bem simples: você deve se obrigar a ter o impulso de agir fisicamente diante de uma meta dentro de cinco segundos, caso contrário, seu cérebro provavelmente vai te sabotar e encontrar uma lista infinita de motivos, dúvidas, inseguranças, preocupações e desculpas pelos quais você não deve sair do lugar.

Quer alguns exemplos? Se você tem o objetivo de se destacar no local do trabalho, na próxima reunião conte mentalmente até cinco de trás para frente e, em seguida, levante a mão para expor suas ideias e opiniões.

Ou então, se o seu objetivo é aprender uma nova língua, ao invés de simplesmente dizer que você morre de vontade de falar inglês ou francês fluentemente, conte 5-4-3-2-1, pegue o telefone e faça a sua matrícula.

Está chateada com alguém e vem remoendo esses sentimentos negativos há dias? 5-4-3-2-1, abra o WhatsApp e escreva para a pessoa em questão: “Precisamos conversar. Qual o melhor horário para nos encontrarmos pessoalmente?”

Qualquer que seja o seu objetivo, mostre ao mundo e a si mesma que você é capaz de agir e, por mais insignificante que essa ação possa parecer, aja AGORA!

comunicação - regra dos 5 seg foto de dentro

(Imagem: Shutterstock)

Quando usar a Regra dos 5 Segundos?
Em seu livro “O Poder dos 5 Segundos” (Editora: Astral) Mel Robbins explica que a regra dos 5 segundos pode ser aplicada no seu dia a dia em três categorias distintas, quantas vezes quiser:

– Para mudar seu comportamento: você usa a regra para dar um empurrão em si mesma e criar novos hábitos e se afastar de práticas destrutivas.

– Para agir com coragem: você usa para fazer coisas novas, desconhecidas, assustadoras e incertas, ao mesmo tempo em que ela aquieta suas dúvidas e solidifica sua autoconfiança.

– Para controlar a própria mente: você usa para conter pensamentos negativos e preocupações infindáveis que tiram o seu sono e a sua coragem de agir, melhorando a ansiedade, o estresse e a insegurança.

Porque a Regra dos 5 Segundos funciona?
A ciência explica! Quanto mais a gente espera entre o nosso impulso inicial para agir e se mover fisicamente, menores as nossas chances de ação.

Nosso cérebro tem medo de coisas com as quais não está acostumado, por isso, ele fará de tudo para nos convencer a não realizar coisas novas. Isso faz parte da nossa programação neurológica natural e é por isso que a cada segundo nossas desculpas vão ficando mais altas e é mais difícil nos forçar a fazer algum movimento.

E é aí que entra a regra dos 5 segundos! Ao se permitir ter apenas alguns segundos entre a sua ideia e a execução, você distrai suas desculpas e força sua mente a seguir em uma direção diferente. “Quando você se move fisicamente em vez de parar para pensar, sua fisiologia muda e a sua mente se ajusta à nova condição”, diz Mel Robbins.

E por que cinco segundos?
Simples! Os cinco segundos vão te permitir sentir o instinto de agir sem se deixar abalar pela hesitação de fazer algo diferente, difícil ou desconhecido.

Mas, atenção: a contagem deve ser feita sempre de trás para frente! Ao contar 5-4-3-2-1, coisas diferentes acontecem ao mesmo tempo no seu cérebro: você se distrai das suas preocupações, concentra a sua atenção naquilo que precisa fazer, se prepara para agir e interrompe o hábito de pensar demais e sabotar a si mesma.

Se você contar do 1 ao 5, provavelmente vai sentir vontade de continuar contando (6,7,8…). Agora, se contar 5-4-3-2-1 não vai restar nenhum número para contar depois do “1” e isso já se torna um convite para a ação. Entendido?

E não se esqueça: a regra dos 5 segundos não facilita as coisas, ela faz com que as coisas aconteçam! Então, o esforço maior de mudar a sua vida e ser a sua melhor versão continuam dependendo só de você!

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação