Menu
 5818
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Supere já o medo de falar em público
Se você começa a suar frio só de pensar em falar em público, essa matéria é pra você!

fabi palestra 1

Enquanto para alguns falar em público é fácil e natural, para outros, uma palestra de 20 minutos pode ser um verdadeiro pesadelo. O problema é que para alcançar o sucesso, você terá que passar por isso e enfrentar o desafio.
Eu estou acostumada, faço isso há anos, adoro, fico muito à vontade, mas um friozinho na barriga antes de se apresentar é natural. Se você sente que seu medo de falar em público é tão grande que ele pode, inclusive, atrapalhar seu rendimento, aqui vão algumas dicas:

Olhe nos olhos
Ao criar contato visual com quem está te assistindo, você incentiva a participação e manda a monotonia para bem longe. Mesmo que alguns convidados não estejam atentos, manter um sorriso no rosto e olhos sempre focados na direção do público, vai ajudar.

fabi falar em publico

Foco e concentração me ajudam a dar palestras e interagir com o público.

Inspira, respira
Falar devagar é fundamental para que você consiga processar melhor a informação e transmiti-la da melhor maneira possível. Essa pausa ainda ajuda você a se programar para a próxima fala e evitar que você se perca entre um conceito e outro.

Ninguém é perfeito
Não se cobre demais! Mesmo que sempre haja aquele medinho de ser julgada por seus valores e ideias, lembre-se que as pessoas estão lá para ouvirem e aprenderem com você e não para avaliarem sua performance. Para quebrar o gelo e transformar o nervosismo em confiança, comece sua apresentação falando sobre a quantidade de gente que está ali pra te ver e o quanto você está feliz com isso.

Kate Middleton mostrando que é possível manter a calma e a elegância durante um discurso

Kate Middleton mostrando que é possível manter a calma e a elegância durante um discurso (Imagem: Getty Image)

Dicas de peso

O medo de falar em público é o segundo na lista dos maiores medos do ser-humano, perdendo apenas para o medo de morrer. E que o que mais atrapalha uma pessoa na hora de falar em público são aqueles diálogos internos negativos que não conseguimos conter: “vai me dar branco”, “com certeza eu vou errar”, “todo mundo deve estar odiando”, “será que minhas ideias valem a atenção de toda essa gente?

Bora parar com esses diálogos internos e substituí-los por outros mais positivos? Dê um voto de confiança para você! Diga, sim, eu vou conseguir e vou melhorar cada vez mais! Sou capaz!

Agora é com você: Você tem algum truque especial para manter a calma e encarar um grande público? Divida suas dicas nos comentários abaixo!

Bjs e bom trabalho,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação