Menu
 1398
Tosse no inverno: identifique os tipos e veja como tratar
Sabia que cada tipo de tosse pode indicar um tipo diferente de infecção ou alergia? Veja como reconhecer sua tosse, tratar e principalmente: como prevenir!

tosse 1

Basta esfriar um pouquinho para que os primeiros sintomas das doenças de inverno comecem a aparecer. A tosse, por exemplo, é um problema comum pra muita gente nessa época do ano; o que pouca gente sabe que é que existem diferentes tipos da doença.

Segundo a dra. Maura Neves, otorrinolaringologista da Clínica MedPrimus, a função da tosse é remover agentes irritantes, limpar a via respiratória e defender o organismo de agentes nocivos inalados. “A tosse pode ser seca ou produtiva. A diferença entre elas é a presença de muco. Na tosse produtiva há presença de secreção, que pode ser de pequena a grande quantidade, de clara a mais escura e até com laivos de sangue. A cor da secreção é um dos indicativos da causa”, explica.

Se você costuma ter tosse nessa época do ano, a especialista Maura Neves te ajuda a reconhecer os três diferentes tipos da doença e a identificar o que tem causado essa sua irritação.

Secreção clara ou transparente: está associada a alergias ou gripes e resfriados. Já a secreção amarelada ou esverdeada sugere infecção. A presença de secreção sanguinolenta está associada à pneumonia, bronquite ou situações mais graves como tuberculose e câncer.

Tosse seca: não tem secreção e muitas vezes está associada àquela “coceira” na garganta. Nestes casos a tosse causa irritação na garganta. E quanto mais irritação mais tosse, e quanto mais tosse mais irritação.

Tosse aguda: A médica explica que a tosse também é dividida por sua duração. Uma tosse aguda, habitualmente, é de curta duração. Muitas vezes apresenta outros sintomas como obstrução nasal, dor de garganta, rouquidão e etc. Já os sintomas crônicos duram mais de 8 semanas e tem causas diversas.

E atenção: se sua tosse persistir, um médico deve ser consultado imediatamente uma vez só o diagnóstico da causa – feito através de exames, exames laboratoriais e de imagem, além da história clínica do paciente – será capaz de indicar o tratamento correto

O caminho é prevenir
Melhor do que tratar sua tosse é prevenir que ela apareça! Para isso, dra. Maura Neves listou algumas medidas práticas e eficientes para você blindar o organismo dessa doença chatinha, principalmente no frio:

1. Hidrate-se! beber água ajuda na fluidificação de secreções e hidratação de toda a via área.
2. Faça uma lavagem nasal com soro fisiológico. Rinites e sinusites são causas muito frequente de tosse. Manter uma boa respiração nasal sem acúmulo de secreções ajuda a controlar a tosse.
3. Evite comer muito antes de deitar.
4. Evite café, chá preto ou mate, chocolate e alimentos condimentados: eles podem piorar sintomas de refluxo.
5. Umidificador ou vaporizador nos dias mais secos ajudam a aumentar a umidade do ar.
6. Mantenha o ambiente ventilado.

Fim das dúvidas? Tosse no inverno, nunca mais!

Bjs,
Fabi Scaranzi

BIOGRAFIA
PALESTRAS
FAB PRODUÇÕES
APP VIVO MULHER
Stay Connected
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily