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Trabalha fora? Aprenda a montar uma marmita saudável!
Preocupada em manter uma alimentação saborosa e nutritiva inclusive no escritório? Aprenda já como montar uma marmita saudável e sempre gostosa!

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Não adianta, para quem preza por um estilo de vida saudável, gosta de comer bem e de quebra, quer economizar um dinheirinho, levar marmita no trabalho ainda é a melhor opção.

Descobri alguns truques pra você montar uma marmita saudável e ainda garantir que ela chegue deliciosa no trabalho. Espia só!

Acerte na escolha do recipiente
Se você não abre mão de um almoço quentinho e precisa levar a refeição ao micro-ondas, prefira a marmita de vidro, que também é mais fácil de limpar. É verdade que o pote de plástico tem a vantagem de não quebrar, mas por outro lado o material libera compostos nocivos quando aquecido. Por isso, se preferir por esse modelo, só esquente a comida depois de colocá-la no prato.

Sobremesas fáceis
Para não sair da linha e manter uma alimentação saudável no trabalho, minha sugestão é apostar nas frutas. As mais resistentes são banana, maçã, pera, goiaba, laranja e mexerica. Se preferir levar as frutas picadinhas, morango, uva, mamão, melão e manga são boas opções, tudo o que você precisa é deixar a marmita na geladeira ou numa sacola térmica.

Salada prática e saudável
Se você adora legumes crus, pode coloca-los numa marmita de plástico uma vez que nada será requentado. Ah, uma dica importante: os vegetais precisam estar totalmente secos no potinho, senão murcham e estragam. Então, após lava-los em casa, deixe escorrer bem e, se necessário, forre o recipiente com papel-toalha.

Cuidado com o tempero da salada
O truque aqui é simples: independentemente do molho que você escolher, ele deve ser levado num pote separado. O motivo? Ao temperar as folhas em casa, elas ficarão murchas até a hora do almoço.

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Escolha bem o prato principal
Para manter o sabor, textura e nutrientes dos alimentos ao serem aquecidos, o melhor é optar pelos grelhados e assados. Purês, legumes cozidos, arroz com feijão e macarrão também são sugestões bem-vindas, só cuidado com a quantidade de molho ou caldo.

Apesar de saudáveis, os peixes são delicados e podem ficar borrachudos até a hora do almoço, ainda mais se forem requentados no micro-ondas. O mesmo vale para as frituras. Além de deixar um cheiro forte no escritório, elas tendem a perder a crocância quando esquentadas, perdendo sabor!

Atenção ao cozimento dos legumes
Um bom truque para evitar que os legumes soltem muita água é prepara-los no vapor. Coloque-os sempre juntos com o prato quente, uma vez que ao aquecer a refeição toda de uma só vez, a umidade dos legumes não será um problema. Simples, né?

Como e onde guardar sua marmita
O mais indicado é que a mamita não fique em temperatura ambiente por mais de três horas – a geladeira é sempre a opção mais segura! Não tem geladeira na empresa? Sem problemas! Uma bolsa térmica (de preferência com alguns saquinhos de gelo) resolvem a questão. Aliás, a bolsa é altamente recomendável se a distância até o trabalho for longa ou se você passar por lugares de alta temperatura, seja a pé, no ônibus ou metrô.

Dicas anotadas?

Bjs e boa refeição,
Fabi Scaranzi

*Fonte: Revista Saúde
*Imagens: Shutterstock


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