Menu
 12621
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Vacina contra rinite alérgica? A novidade existe!
O tratamento contra rinite alérgica, que dura um pouco mais de um ano, se mostrou eficaz em cerca de 80% dos pacientes

19-04-900x400_cb

É só o frio começar a tomar conta que as doenças respiratórias chegam em peso. A mais famosa delas? A rinite! E como incomoda, né? O nariz coça, os olhos lagrimejam, a gente não para de espirrar… mas parece que agora a rinite está com os dias contados.

Um médico pesquisador da Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP) publicou nessa semana o resultado de 10 anos de um estudo sobre a vacina contra a rinite alérgica. De acordo com o pesquisador da Edmir Américo Lourenço, professor titular da disciplina de otorrinolaringologia da faculdade, depois de anos de estudo, finalmente foi encontrado um tratamento de longo prazo para melhorar a qualidade de vida de quem sofre com a doença, utilizando uma vacina específica para cada pessoa.

Como tudo começou
A ideia da pesquisa começou quando o especialista decidiu analisar o prontuário de centenas de pacientes que sofriam de rinite. Com o tempo, Edmir pode comprovar que o procedimento mostrou bons resultados em pacientes que fizeram o tratamento até o fim. Seu trabalho – que contou com a avaliação de 281 pacientes com mais de três anos de idade – foi tão bem reconhecido que em março de 2016 foi publicado na revista brasileira editada em língua portuguesa Internacional Archives of Otorhinolaryngology, que destaca os trabalhos científicos de otorrino mais importantes, tanto no Brasil, quanto no exterior. Bacana, né?

Entendendo a pesquisa
Segundo o estudo do especialista, em cerca de 80% dos pacientes testados os sintomas da rinite desapareceram. Em entrevista para o G1, Edmir Lourenço explicou que apesar do paciente não deixar de ser alérgico, as melhorias clínicas são extremamente importantes porque um indivíduo sem sintomas sente-se como se estivesse curado. “Existe um estigma genético para o alérgico, que isso não se desfaz com o tratamento de vacina. As vacinas estimulam a formação de defesas próprias, de anticorpos específicos contra as causas de alergia de que ela é portadora”, explica o pesquisador.

Na fase inicial da pesquisa, foram realizados testes na pele para saber quais eram as causas da alergia: ácaros, poeira, pólen… Somente com esse resultado, foi possível criar uma vacina individual e específica em laboratório especializado para cada paciente. Após 10 anos de estudo, o médico Edmir Lourenço concluiu que 30 doses da vacina durante um ano e dois meses foram suficientes para eliminar os sintomas da rinite alérgica em 80% de seus pacientes.

1fd65c7e5eebb46b7d2e1e9eb76e8e46

Quanto custa essa vacina?
Quem está interessado em tomar a vacina contra rinite alérgica deve procurar clínicas particulares. O custo? Um pouco mais de R$ 1,5 mil. O pesquisador explicou em sua entrevista ao G1 que, primeiro o paciente deve procurar um médico e passar por testes. Aí então, de acordo com os resultados, o especialista fará a solicitação para a produção individual da vacina em laboratório.

Quais os seus benefícios
Apesar de não acabar com o quadro de rinite alérgica no paciente, Edmir Lourenço destaca que quem sofre com essa doença respiratória pode ter uma melhoria clínica significativa no seu dia a dia, na qualidade do sono, na capacidade de trabalho e no seu humor. “(o paciente) não deixa de ser alérgico. Ele não pode ser exposto a situações extremas. Ele tem uma defesa própria, mas que pode ser insuficiente em determinadas condições. Para o dia a dia dela, esse tratamento ajuda a ter uma qualidade de vida muito melhor”, destaca.

Eu adorei a novidade. E você, o que achou?

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Shutterstock


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação