3 tipos de comunicação que seu negócio precisa para ser um sucesso

comunicação - 3 tipos de comunicação foto de destaque

(Imagem: Shutterstock)

Não é de hoje que falo aqui no site e no meu e-book que a comunicação é o segredo do sucesso das grandes empresas. É graças a ela que o gestor inspira seus funcionários a concluir suas tarefas; que o marteking atinge seu público; que clientes e empreendedores estreitam relações. Pensando nisso, separei três tipos básicos de comunicação que são essenciais para um negócio ter sucesso e porque eles são tão importantes em um cenário comercial tão competitivo. Aprenda já!

Comunicação com seus clientes
Para vender com sucesso, uma empresa deve comunicar claramente os benefícios de seus produtos e serviços à sua base de clientes. Mesmo as empresas mais bem-sucedidas do mundo as vezes sofrem para cumprir esse princípio (que parece tão simples!) A Apple, por exemplo, deu um passo em falso no começo dos anos 90 quando lançou o dispositivo “Newton” no mercado. O motivo? Ela não comunicou de forma clara os benefícios do produto a seus consumidores e perdeu milhões em vendas.

Comparado com os bem-sucedidos iPhone e iPad, dá para perceber que o Newton era, sim, um produto revolucionário e bem à frente do seu tempo. O prejuízo, entretanto, foi consequência da fraca propaganda e da má comunicação direta com o público consumidor.

Comunicação com seus funcionários
O pilar de qualquer empresa de sucesso é o engajamento de seus funcionários. Uma empresa sem funcionários inspirados é muito parecida com um time de futebol sem jogadores com vontade de ir à campo. Assim como numa partida de futebol, o mundo dos negócios nada mais é do que uma diária competição: quando os funcionários de uma empresa não têm motivação, não demora até que ela seja ultrapassada pelos concorrentes.

Para ser uma boa gestora, é preciso ser uma boa ouvinte. Os funcionários geralmente entendem os problemas da empresa uma vez que vivenciam esses empasses de maneira direta, por isso é fundamental que haja uma comunicação clara entre gestor e equipe – inclusive na hora de dar feeedbacks. Fica a dica: ao se tornar uma boa ouvinte, fica mais fácil ajudar sua empresa a alcançar seu verdadeiro potencial!

Comunicação com você mesma
Empreendedores ficam tão preocupados em fazer a empresa crescer e os lucros dobrarem, que esquecem um dos tipos de comunicação mais importante para se consolidar no mundo dos negócios: aquela em que a gente para alguns minutinhos para ouvir a voz da intuição, do coração.

Para ser uma boa líder, é fundamental estar em contato consigo mesma e com as suas necessidades. Se você não souber com clareza quais rumos deseja que a sua empresa tome, seu negócio vai rapidamente se tornar só mais um dentre tantos outros no mercado. Esse senso de direção deve ser estabelecido, inclusive, antes mesmo que o seu empreendimento saia do papel.

Na teoria, parece óbvio pensar na comunicação com o cliente, com a equipe e consigo mesma, mas pare para analisar o quanto desse diálogo tem realmente sido colocado em prática. Sem a comunicação, é fácil para uma empresa perder o impulso vital e, sem esse impulso, nenhum negócio consegue ter sucesso por muito tempo.

Felizmente, uma boa comunicação é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida, e toda empresa pode tornar essas técnicas de comunicação uma prioridade. Aí, é sucesso na certa!

Quer saber mais? Baixe já meu e-book: “10 erros mais comuns ao falar em público!” e confira muitas outras dicas!

E você, põe em prática todos esses tipos de comunicação dentro da sua empresa? Qual deles você sente que precisa ser mais trabalhado?

Bjs,
Fabi Scaranzi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *