Paris continua fervendo com desfiles deslumbrantes, muita gente famosa, as marcas top da alta costura em lançamentos, o vai e vem de jornalistas e blogueiros da moda… é tanta informação que fica até difícil resumir as novidades, até porque ainda não acabou a Semana de Moda Internacional – que tem desfiles hoje, amanhã e quarta-feira. Imagine só que hoje ainda desfilam as coleções de: Stella McCartney, Hermès e Sait Laurent; na terça: Chanel e Valentino e na quarta Louis Vuitton e Miu Miu… só para falar dos destaques!

E nestes últimos dias, mesmo em se tratando da capital mundial da moda, o que se viu foi luxo nos cenários, nas locações escolhidas para os desfiles e a confirmação do já apontado em Nova York, Londres e Milão… A alta costura anda namorando o prèt-a-porter, mesmo nas peças mais conceituais. A inspiração desta temporada não vai na pesquisa de outros séculos e nem busca excessos de refinamento, muito pelo contrário: foram as tendências das ruas e dos trajes de dormir que definitivamente migraram de forma sutil para o imaginário das passarelas…

Alexander Wang em sua despedida da Balenciaga foi mais um exemplo claro deste momento da moda. Num desfile impecável dentro da Capela do Hospital Laennec, ele optou pelo total white e apresentou peças que inclusive mesclam lingerie e street fashion, com graça e leveza.
O estilista, que já apresentou sua coleção própria em Nova York, foi um dos destaques desta semana em Paris, caminhou firme pela passarela ao final do desfile, com os cabelos ao vento e deixou ainda no ar a resposta que os editores de moda estão loucos para publicar: quem será o seu substituto na direção da grife. Fala-se em Phoebe Philo, Julien Dossena e Bouchra Jarrar, o que pode desfalcar outras grifes como Paco Rabanne e Vetements. Alheio às especulações, Wang parece ter partido feliz para sua carreira solo.
Mas voltando à simplicidade dos temas no vestuário e o luxo por conta do cenário do desfile, a gente não pode deixar de ressaltar o desfile da Dior, que teve uma grande estrutura construída pelo cenógrafo Alexandre de Betak no Cour Carrée, no Louvre, com uma montanha de delfinos do lado de fora e um jardim deles, na parte interna.
Com hastes móveis de luz para quebrar o romantismo e trazer uma vibe futurista ao desfile. Mega produção florida que serviu inclusive de parede viva para as fotos dos famosos presentes. Destaque para a cantora Rihanna e para a nossa bela Camila Pitanga, convidadas para primeira fila do desfile.
Recado da coleção? Mas uma vez o back to basics, com por exemplo a sugestão de duas peças básicas brancas. Aí a boa ideia de apresentá-las de maneiras diferentes: um top cropped e shorts, tudo branco, para o alto verão; com parkas ou paletós, para um look mais sério; ou com uma saia sobreposta ou um tricô desconstruído, num look mais moderno.
É como se essas duas peças fossem a base para a construção das silhuetas, com composições em camadas. Bom gosto reciclado, de volta o conceito de se reinventar… e de aproveitar melhor as peças em diversas situações.
Um pouco mais de Christian Dior??? Porquois pas?

Paris – Verao 2016

Paris – Verao 2016
E vamos direto para o destaque mais aguardado de ontem, que por sinal também já foi diretor criativo da Dior e, como Wang, optou pela própria marca: John Galliano. Estrela maior do domingo, ele simplesmente arrasou.
Destaque ainda para o último desfile de ontem, também muito aplaudido, de Alexander McQueen. Variedade bem interessante de modelos, do chic casual ao jeans estiloso, com riqueza de bordados, apliques, fendas e franjas – tudo muito criativo.
Acaba assim, daqui a 2 dias, a grande temporada mundial de lançamentos primavera-verão 2016… A partir de agora, veremos as interpretações regionais, deste intenso mês com as 4 principais fashion weeks do Ocidente, lançando tendências. Grande sorte a nossa é que já estamos na primavera e podemos aplicar as novidades aqui e agora…
Hora de abrir guarda-roupas e closets e ver o que já temos pra montar looks em alta. Com certeza, acharemos algumas peças guardadinhas prontas pra dar uma volta por aí. Eu me animei. E vocês?
bj pra vcs
Fabi Scaranzi.