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As pessoas têm descoberto cada vez mais novos jeitos de se comunicar, seja através de áudios, mensagens e até emojis. Enquanto esses meios ajudam a transmitir nossas ideias de maneira mais prática, rápida e eficiente, a qualidade dos diálogos tende a se perder.
É preciso ter em mente que a comunicação produtiva requer muito mais do que a transmissão de informações. E é aqui que muitos se queixam: “por que será que mesmo eu expondo minhas ideias e opiniões, eu nunca sou, de fato, ouvido?”
No mundo dos negócios, é preciso saber identificar quais são os pontos críticos da sua comunicação. Espia só alguns exemplos:
– Você fala com seus funcionários ou membros da sua equipe pessoalmente ou só através de áudios, mensagens e vídeo-chamadas?
– Quando você recebe uma mensagem de um funcionário com uma pergunta, como você reage: responde de volta o SMS? Manda um áudio? Liga? Marca uma reunião? Envia um e-mail?
– Quanto tempo você demora para responder um e-mail ou mensagem?
– Você mostra a seus funcionários que está aberta para ajudar em casos de dúvidas ou problemas?
Acredite, se você não está sendo ouvida muito provavelmente o problema está na forma como você fala e interage com seus funcionários, clientes, chefes ou sócios. Mas, pode ficar tranquila! Abaixo separei algumas dicas de comunicação pra você melhorar a forma como interage com os outros e garantir que a sua mensagem seja sempre absorvida e assimilada.
Aposte na lista de verificação
À medida que você visualiza uma comunicação bem-sucedida com a sua equipe, tudo o que você precisa é seguir três etapas simples:
1. Identifique
Antes de mais nada, é importante identificar as pessoas-chave com as quais você mais precisa se comunicar diariamente. Depois, ajude as pessoas que estão em cargos abaixo do seu a definirem suas pessoas-chave. Todo mundo precisa de um líder. Se esse for o seu papel, você deve assumir a responsabilidade pela comunicação clara e assertiva com todos aqueles que fazem parte do seu círculo de trabalho.
2. Adapte
A comunicação integrada, para ser bem-sucedida, precisa ser trabalhada de maneira que os outros entendam e apreciem o que você tem a dizer. Sentiu que um funcionário entende melhor suas ideias e sugestões quando conversa com você pessoalmente? Marque reuniões semanais. O outro é mais prático e resolve problemas com rapidez e agilidade? Aposte nos áudios e mensagens de textos.
Tenha em mente que, apesar de fazerem parte de uma mesma equipe, cada pessoa é independente e trabalha por conta própria, por isso é tão importante saber identificar o tipo de comunicação que funciona melhor para cada um, seja através da fala ou de outros recursos de linguagem.
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3. Pergunte
Para garantir que você esteja se comunicando de maneira eficaz, considere estas perguntas:
– Quais são os componentes críticos que preciso comunicar?
– O que minha equipe precisa saber?
– A quem devo contar primeiro?
– Existem pontos críticos de comunicação que foram perdidos na minha mensagem?
– Minha comunicação é unidirecional ou bidirecional?
– A mensagem que estou tentando passar é a que está sendo recebida?
Para se tornar uma boa comunicadora é preciso entender que “transmitir” não significa, necessariamente, “comunicar”. É possível, por exemplo você passar todas as informações de forma correta sem estar, automaticamente, se comunicando.
A comunicação eficaz exige uma verificação da equipe, uma confirmação de que eles não apenas ouviram, mas também entenderam o que fazer, reconheceram seu papel e estão prontos para partir para a ação.
Como líder, faça uma avaliação da sua própria comunicação. Peça aos membros da sua equipe para avaliarem suas habilidades de comunicação e leve a sério o que eles dizem.
Em seguida, faça uma auditoria na sua escuta ativa. Trabalhe para ouvir os membros da sua equipe e use as melhores sugestões. Quando as pessoas se sentem verdadeiramente ouvidas, elas sempre se abrem para debates e discussões. Quando você começa a ouvir os outros, eles começam a ouvir você. Pode acreditar!
Bjs,
Fabi Scaranzi