Gel contraceptivo para homens? Saiba tudo sobre a novidade!

sexo
(Imagem: Shutterstock)

Para quem sofre com os efeitos das pílulas anticoncepcionais, a novidade é boa: em abril desse ano começam os testes do NestoroneGel, um produto capaz de bloquear temporariamente a produção de esperma no corpo humano.

Entenda como vai funcionar o gel contraceptivo
O produto, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano (Nichd) dos Estados Unidos, nada mais é do que um híbrido de dois hormônios sintéticos (progestagênio e testosterona), que promete bloquear por algumas horas a produção de esperma no corpo humano.

Não entendeu? Enquanto o progestagênio não deixa que os testículos produzam a quantidade de testosterona natural (suficiente para atingir os níveis considerados normais de esperma), a testosterona sintética contrasta o equilíbrio hormonal, sem que novos espermatozoides sejam produzidos.

Para validar os resultados, 400 casais dos Estados Unidos, Itália, Grã-Bretanha, Chile, Suécia e Quênia participarão do programa de testes que começa em abril.

Funciona assim: durante quatro anos os homens escolhidos para o teste com o gel contraceptivo masculino irão aplicar o produto nos braços e costas diariamente – haja disciplina! Durante o processo inicial (os quatro primeiros meses), as parceiras também devem lançar mão de algum outro método contraceptivo. Nesse período, os pesquisadores do Nichd vão monitorar os níveis de espermatozoide nos corpos dos homens – para prevenir de maneira eficaz a gravidez, os números devem baixar a menos de um milhão por mililitro.

Se os níveis estiverem baixos o suficiente, a metodologia muda e o gel por si só começará a ser usado durante um ano todo. De acordo com o Instituto, o produto seria capaz de suprimir os níveis de esperma no corpo por cerca de 72 horas. Para sanar o déficit de testosterona, uma dose substitutiva também acompanha o gel. Entretanto, a quantidade só serve para trazer o equilíbrio hormonal, sem que haja a produção de espermatozoide.

Enquanto o gel contraceptivo masculino ainda está em fase de teste e não pode ser comercializado, a vasectomia e o preservativo continuam sendo os métodos de contracepção para os homens. Já para mulheres, as opções são várias, e você saber tudinho sobre elas clicando aqui!

E aí, o que achou da novidade? Traria o gel contraceptivo masculino para o seu relacionamento? Conte pra mim nos comentários.

Bjs,
Fabi Scaranzi

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *