Nos últimos red carpets que acompanhei, percebi que os penteados arrumadinhos estão com os dias contados. Pelo contrário, o que se vê cada vez mais são looks “podrinhos”, com a aparência de que foram feitos às pressas, em apenas cinco minutinhos.
E alguns são mesmo, mas isso não significa que esses penteados não exijam cuidados e até algumas técnicas! Esse é o caso da tranças desconstruídas. Na última edição do Emmy Awards, inclusive, a atriz Sophie Turner chamou a atenção ao passar pelo tapete vermelho com uma trança leve, bem bagunçada, começando quase no meio da cabeça.
O resultado? Um visual cool, jovem, fresh e bem despretensioso e que, lógico, deixou a mulherada babando! Sabendo que as tranças desconstruídas vão virar tendência rapidinho, principalmente no verão que vem aí, escolhi quatro tutoriais lindos e bem diferentes pra você reproduzir aí na sua casa e dar uma cara nova à produção. O passo a passo de cada uma dessas tranças desconstruídas é super fácil de copiar e leva poucos minutinhos. E o melhor: você nem vai precisar se preocupar se elas ficarem tortas ou se algum fio sair do lugar, afinal essa é a ideia!
1. Escama de peixe desconstruída
Comece fazendo um rabo de cavalo no alto da cabeça. Em seguida, divida o rabo em dois e faça uma trança escama de peixe. O segredo desse penteado é pegar mechas mais grossas para criar o efeito desconstruído.Outra dica importante é que o trançado não comece imediatamente abaixo do elástico, mas sim que você deixe a distância de aproximadamente três dedos antes de começar a trançar. E nada de apertar o cabelo ao trançar cada mecha. Sua trança deve ficar bem molinha.
Quando terminar de trançar todo o comprimento, puxe as mechas para fora. E não tem problema que um gomo fique maior que o outro. Esse truque funciona até melhor para quem quer criar o efeito “podrinho”. Para finalizar solte uma volta do elástico que está prendendo a trança no topo da cabeça para deixar o look mais folgado. Outra opção é retirar completamente esse elástico e conseguir o efeito igual ao de Sophie.
Divida seu cabelo em duas partes iguais. Depois, comece uma trança embutida logo no topo da cabeça e trance todo o comprimento.Certifique-se de que os gomos da sua trança tenho tamanhos parecidos e, então, prenda a trança com um elástico. Repita o mesmo processo do outro lado da cabeça, fazendo o famoso penteado “boxe braids”. Para deixar sua trança desconstruída, basta puxar bem os gomos para fora, garantindo que eles fiquem desalinhados e bem soltinhos.
3. Coroa de trança desconstruída
Comece fazendo um ondulado leve no cabelo com a ajuda da chapinha ou babyliss. Em seguida, puxa a franja e o cabelo do topo da cabeça e prenda com dois grampos cruzados. Pegue uma mexa a cima da orelha em um dos lados da cabeça e faz uma trança simples.Quando a trança estiver pronta, destrua os gomos, puxando-os para fora, até que o look fique bem bagunçado. Então, com o comprimento da trança cubra os grampos presos anteriormente. Para isso, use outros grampos na quantidade necessária para o penteado não cair, escondendo-os embaixo da mecha do lado oposto do começo da trança. Finalize o penteado com spray fixador.
Puxa a franja e o cabelo do topo da cabeça e prenda com um elástico. Pegue o comprimento desse meio rabo de cavalo e faça um coque beeeem bagunçado no centro da cabeça. Prenda com grampos.Puxa gomos do seu coque para fora, criando o efeito de um coque solto e desconstruído. Para ajudar a criar esse jeito, uma dica é desfiar a mecha do coque com um pente de baixo para cima.
Pegue duas mechas médias de cabelo logo abaixo do coque e faça uma trança escama de peixe. Prenda a trança com elástico e desconstrua bem os gomos até que você consiga aquela vibe bagunçada. Termine o look com uma boa camada de spray.
Fiquei apaixonada por essas tranças desconstruídas. E você, qual delas vai copiar primeiro?
Bjs,
Fabi Scaranzi
*Imagens: Kassinka