Como fazer um mini jardim em potes de vidro

Delicados, fáceis de cuidar e perfeitos para apartamentos e espaços pequenos, aprenda já como fazer um mini jardim em aquários e pequenos recipientes

0 6703

mini-jardim-02

Não é só porque você mora em apartamento ou não tem um espaço grande o suficiente pra criar um jardim que a sua casa não pode ter um pouco de contato com a natureza. Pelo contrário! Os mini jardins são a opção perfeita para quem quer um pouco de verde em casa ou no escritório, se exigir muito tempo livre para se preocupar com as plantinhas.

Eu acho a ideia do mini jardim criativa, delicada e super charmosa! O mais legal é que ele pode ser criado em terrários, potes de vidro e até aquários, se tornando verdadeiros objetos de decoração. Com uma imensa variedade de recipientes fica até bonito combinar diferente modelos, mesclando inclusive plantas e materiais.

Outra vantagem do mini jardim é que a maioria das plantas (como cactos e suculentas) não exigem muita exposição ao sol e por isso são a opção perfeita para quem mora em apartamento ou não tem áreas de muita luz natural. Já pensou em criar um mini jardim para sua mesa no escritório? Elas darão mais vida ao ambiente e alegria aos dias mais cinzas. Pode apostar!

mini-jardim-18

Mini jardim: o que é necessário para montar o seu
Quer um mini jardim pra chamar de seu? O passo a passo é mais simples do que imagina. Anote os materiais necessários e monte já o seu!

1 recipiente de vidro, cerâmica ou barro (algumas fotos mais abaixo dão ideias de recipientes bem criativos!)
Substrato preparado com cerca de três partes de terra vegetal, duas partes de areia e uma parte de perlita
Pedrinhas ou cascalhos que melhor combinarem com a decoração da sua casa
Mudinhas de plantas suculentas, de preferência do mesmo tamanho, na altura apropriada para o recipiente escolhido
Enfeites como areia colorida, troncos, conchas e até pequenos brinquedos
Ferramentas de jardinagem ou materiais como colheres, pinças e pincéis para deixar a decoração do seu mini jardim perfeita

Montando seu mini jardim em poucos passos
Agora é a hora de montar seu mini jardim. Copie já as instruções abaixo:

1. Certifique-se de lavar bem o recipiente escolhido com água e sabão. A secagem completa é fundamental para evitar que fungos e larvas se proliferem no local.
2. Comece espalhando uma fina camada com pedrinhas e cascalhos no fundo. Elas facilitação a drenagem caso haja excesso de água.
3. Com um desenho do seu mini jardim já estabelecido, retire as plantas do vaso tomando cuidado para preservar o torrão original de terra em volta da raiz. O motivo? Assim a planta se adapta melhor ao seu novo espaço. Depois, complete aquela camada de terra até a altura desejada.
4. Com as plantas bem fixas à terra, pressione levemente o solo em volta do tronco para que elas se acomodem melhor.
5. Por fim, enfeite a região com pedras, mini gravetos, conchas, cascalhos ou areia colorida, de preferência cobrindo toda a terra.

Dá uma olhada nos três vídeos abaixo que encontrei no YouTube ensinando como criar um mini jardim sem crise. Assim fica mais fácil de tirar possíveis dúvidas e se inspirar para criar o seu!

Escolhendo as melhores plantas para o seu mini jardim
Como eu disse antes, normalmente recipientes menores são abertos e sem furos ao fundo, por isso é preciso tomar cuidado na hora de escolher as plantinhas. Prefira suculentas e cactos, já que essas espécies não necessitam de tanta água e sobrevivem facilmente com pouca exposição solar.

Outras boas opções de plantas são as mini samambaias, peperômias, musgo tapete, barba-de-velho, gerânio morango, fitônia, Vale da Lua, cálamo e asplenium bulbiferium. Com tantas opções, agora é só escolher suas preferidas e montar um mini jardim colorido e sortido.

Cuidados essenciais para fazer seu mini jardim viver firme e forte
Lembre-se que nele existem apenas plantas de regiões secas e muito quentes, por isso cuidado para não exagerar na quantidade de água.
Essas plantas gostam de luz natural, então prefira coloca-las em próximas a janelas, onde bata luz solar. Mas cuidado para não deixar o recipiente superaquecer, já que isso pode prejudicar o desenvolvimento das plantas. Prefira deixa-las ao sol somente por um curto período, de preferência de manhã.
Regue-as somente quando o solo parecer seco e cuidado com a exposição constante à ventiladores e ar condicionados.
Mesmo pequenas, essas plantas cresceram um pouco dentro do recipiente, por isso certifique-se de escolher um tamanho em que sobre espaço para que elas se desenvolvam sem complicações.

mini-jardim-04

Ideias de mini jardins pra você se inspirar já!
Dá uma olhada nessas ideias lindas e criativas para você fazer um mini jardim delicado e charmoso.

mini-jardim-04-1 mini-jardim-05 mini-jardim-06-1mini-jardim-14 mini-jardim-07 mini-jardim-11 mini-jardim-12mini-jardim-16 mini-jardim-17mini-jardim-20 mini-jardim-21 mini-jardim-23 mini-jardim-24 mini-jardim-25 mini-jardim-26

Lindos, né? Quero todos!

Bjs,
Fabi Scaranzi