6 sinais (nada comuns!) de que você está desidratada

Boca seca, tontura, intestino preso... você pode não estar apresentando nenhum desses sintomas, mas seis outros deles (pra lá de incomuns!) podem indicar que você está desidratada e nem percebeu!

0 1216

109381414

Foi só ficar mais friozinho pra você dar uma relaxada e parar de tomar aqueles 2 litros de água que todo dermatologista pede, né? A verdade é que quem não está acostumado a tomar muita água acha que só porque a vontade não bateu, o corpo não está com sede. Mentira! Existem muitos sinais que nosso corpo dá quando está desidratado e que a gente mal percebe. E eu não estou falando do óbvio, não – como dores de cabeça, urina escura, tontura. A desidratação pode aparecer de formas muito mais sorrateiras. Quer ver? A Mayo Clinic, nos Estados Unidos revelou seis delas.

1. Você não sua depois de fazer exercícios físicos
Nosso corpo pode realmente parar de suar quando estamos desidratadas. Parece óbvio, né? Mas a razão vai muito além de “não ter água no corpo para eliminar”. De acordo com J. Timothy Lightfoot, diretor do Huffines Institute for Sports Medicine and Human Performance, no Texas, quando nosso corpo se aquece muito rapidamente – o que acontece quando nos exercitamos – ele libera o calor através de processos como a transpiração, a fim de manter nossa temperatura equilibrada. Mas se não houver água suficiente em nosso organismo para produzir suor, perdemos esse sistema de regulação. Aí, não só vamos para de suar, como colocamos em risco o aquecimento do nosso corpo, já que o calor fica preso dentro dele e a temperatura do nosso organismo se expande.

a15253a0-a8ce-0133-9890-0a6c20e5e327

2. Sua pele, antes oleosa, agora tem manchas secas
Até mesmo quem tem a pele mista, muitas vezes pode ver o rosto e corpo descascando quando deixa de beber água. Para o Instituto Internacional de Dermatologia, quando a pele fica desidratada, o que falta é água e não oleosidade. Então, nem sempre a solução mais fácil é comprar um hidratante ou óleo corporal, mas sim criar a rotina de tomar no mínimo duas garrafinhas de água, ok?

3. Seu hálito não está dos melhores
Esse é, sem dúvida, o pior efeito colateral da desidratação. O motivo? Um artigo no Everyday Health explicou que a saliva tem propriedades antibacterianas, o que evita o crescimento excessivo de bactérias que levam ao mau hálito. Então, se você não está bebendo bastante água, nosso corpo não tem como produzir saliva o suficiente. Consegue visualizar o ciclo?

4. Você está constantemente com fome
Essa sensação de querer comer alguma besteirinha o tempo todo nem sempre é gula, não. A porta-voz da Academia Americana de Nutrição e Dietética observou que a desidratação suave é muitas vezes mascarada com a sensação de fome, quando na verdade, tudo o que precisamos é de um pouco de fluídos. Falando um pouco mais cientificamente, o que acontece é que, sem água, nosso hipotálamo – parte do cérebro que regula tanto o apetite, quanto a sede – se confunde. Essa confusão faz seu cérebro achar que o que você vai surtar se não comer uma barra de chocolates, quanto tudo o que você precisa é um copo de água.

nickibey1

Beyoncé e Nicki Minaj pooodem!

5. Você está sempre doente
A desidratação crônica desempenha um papel importante na forma como o nosso sistema imunológico funciona. Todos os órgãos do corpo dependem de água, por isso, quando você não ingere muito líquido, mas elimina água através do suor ou urina, você fica desidratada e suas células deixam de receber os nutrientes e minerais que ele tanto precisa. Isto leva a uma falta de umidade necessária à sua boca, nariz e garganta, o que é vital impedir doenças.

6. Apesar de fazer dieta, você ainda ganha peso
Tem coisa mais frustrante do que malhar, fechar a boca e ainda assim engordar ao invés de perder peso? Antes de achar que você não está se esforçando o suficiente, tente tomar um pouco mais de água. Prevenir que você fique desidratada é uma das atitudes fundamentais para ter sucesso na sua dieta, afinal, a desidratação retarda o metabolismo e afeta negativamente a capacidade do nosso corpo de queimar gordura.

Viu só como nosso corpo precisa de oito copos de água por dia pra garantir que ele se mantenha hidratado e com saúde? Então se você se encaixou em algum dos exemplos acima, pode correr já até o bebedouro mais próximo do seu escritório, menina!

Bjs,
Fabi Scaranzi