7 dicas para acabar de vez com a pele oleosa

Sofre de pele oleosa? Não precisa se acostumar com aquele excesso de brilho no rosto. Alguns cuidados rápidos ajudam a acabar com o problema rapidinho

0 958

oleosidade

Como é ruim aquela sensação de testa brilhando e nariz e queixo gordurosos no final do dia. A pele oleosa é sentida principalmente na chamada zona T e, diferente do que muita gente pensa, as altas temperaturas não são o principal motivo para esse excesso de sebo. Pelo contrário, esse excesso também permanece no inverno.

De acordo com dermatologistas, a pele oleosa é resultado da combinação de vários fatores: genética, clima, stress e má alimentação. E atenção: no inverno o problema pode até se intensificar, uma vez que a nossa pele passa a produzir mais óleo, na intenção de se defender contra o ressecamento intenso. Ruim, né?

Mas, não é por isso que você precisa se dar por vencida e se acostumar com a sensação de pele oleosa e rosto brilhando todos os dias. Abaixo, ensino um passo a passo bem simples pra você incluir na sua rotina de beleza e garantir uma pele linda, saudável e, principalmente, sequinha!

1º passo: Lave o rosto com água fria assim que acordar. Depois, use um algodão para aplicar produtos adstringentes, fazendo uma limpeza mais profunda na pele.

2º passo: Se mesmo depois do adstringente você sentir que seu rosto ainda está oleoso, use lenços umedecidos específicos para essa região a fim de fazer uma limpeza mais completa. Eles são a melhor arma para remover aquelas sujeiras mais profundas.

3º passo: Já ouviu falar em hidratante matificante? É ele quem fecha os poros do rosto, deixando a pele mais equilibrada e neutralizando a formação do brilho e oleosidade. Esse tipo de hidratante age principalmente como uma forma de prevenção e não de tratamento. Tudo o que você precisa é aplica-lo por todo o rosto antes de fazer a maquiagem, dispensando o uso do primer.

4º passo: Quem sofre com pele oleosa deve evitar maquiagem em creme. O motivo? Elas têm uma maior quantidade de água em sua composição, o que naturalmente aumenta o sebo em algumas áreas do rosto.

5º passo: Tenha sempre um pó compacto à mão. Depois de passar seu corretivo e base em bastão, uma boa camada de pó ajuda a selar o efeito de pele uniforme, sequinha e aveludada. Aí, é só reaplicar o produto ao longo do dia para eliminar aquelas áreas que ficam “brilhando” depois de algumas horas.

Resultado de imagem para woman brush makeup

6º passo: Atualmente, existe no mercado lenços capazes de tirar a oleosidade sem desmanchar a maquiagem. Bacana, né? Criado especialmente para quem sofre de pele oleosa, esses lencinhos ajudam a absorver a gordura extra do rosto sem tirar a make. Mas, atenção: o efeito é imediato, mas dura pouco. Por isso é bom ter o pó compacto dentro da bolsa. Nunca se sabe quando você vai precisar, né?

7º passo: Pra terminar, espirre água termal sobre a maquiagem várias vezes ao dia e dê leves batidinhas com um papel toalha para retirar o efeito molhado. Eles ajudam a hidratar a pele sem aumentar a oleosidade do rosto e são ótimos para restaurar a beleza e saúde da face.

Simples, né? E nada de dormir de maquiagem. É imprescindível remover toda a make com demaquilante  – os líquidos são melhores para quem sofre de pele oleosa – e, se lembrar, passar um produto adstringente para selar a pele e fechar os poros antes de cair na cama!

Bjs,
Fabi Scaranzi