10 truques para dar um up na sua rotina matinal

Pequenas atitudes durante a noite são capazes de melhorar e transformar completamente sua rotina pela manhã

3 3006

foto destaque

Não é novidade que o modo como você começa sua manhã tem um impacto enorme sobre como será o resto do seu dia. Aproveitar o sol, se exercitar, curtir um pouquinho a piscina do clube, se preparar para uma reunião… tudo isso leva tempo e disposição. Então porque já não adiantar algumas tarefas na noite anterior e ganhar tempo na manhã seguinte? Além de otimizar sua agenda, você se organiza melhor para os afazeres do dia e consegue cumprir os compromissos da sua agenda com sucesso. Preste atenção em tudo o que você não pode deixar de fazer na noite anterior para ter uma manhã poderosa!

1. Concentre-se em terminar uma tarefa em especial
Nada de continuar com aquela sensação de que todas as noites são iguais. Procure manter o foco em algo diferente para fazer no dia seguinte e se organizar para ganhar tempo e realizar a missão com sucesso. A sensação de novidade vai liberar dopamina para o seu cérebro, fazendo com que você acorde mais disposta e animada. Mas procure seguir essa dica logo depois do jantar. Se você deixar pra pensar nos compromissos da manhã seguinte quando a cabeça já estiver no travesseiro, você vai se sentir tão ansiosa que vai ser difícil pegar no sono.

2. Estabeleça um horário para ir para cama
Lembra o quanto seus pais eram rígidos quanto ao horário que você tinha que escovar os dentes e ir para cama? Procure trazer essa regra de volta à sua rotina! E a regra aqui não é apenas dormir. Que tal a partir das 21h você fechar o e-mail do trabalho, desligar todos os seus aparelhos eletrônicos e se concentrar apenas em um bom livro e no seu edredom quentinho? Assim você prepara o corpo e mente para boas horas de sono e vai acordar de manhã muito mais disposta e motivada a encarar os desafios do dia.

3. Desligue-se da tecnologia
Instagram, Facebook, Whatsapp e agora Snapchat… ô vício, hein? Como é difícil de ver livre as redes sociais, ainda mais se controlar pra não dar aquela última olhadinha antes de dormir. O problema é que pesquisas americanas já confirmaram que aquela luz azul do seu telefone faz com que seu cérebro pare a produção de melatonina. Por isso, além de manter sua mente 100% focada nos aplicativos, não permitindo que você relaxe para o dia seguinte, os aparelhos podem levar a problemas de visão, câncer e depressão. Aí não, né?

foto 1

4. Anote os compromissos essenciais da sua rotina
Ao invés de entrar em pânico de manhã tentando lembrar tudo o que você tem que fazer naquele dia, escreva uma lista na noite anterior com todos os seus afazeres mais importantes. Use cinco minutos antes de dormir para listar suas prioridades e na manhã seguinte, comece cumprindo cada um deles com sucesso. Com um plano de ação em prática, sua rotina vai ficar muito mais eficiente e você vai terminar seus compromissos antes do que imagina.

5. Tome um banho rápido antes de dormir
Mesmo se você é daquelas que, assim como eu, não mão de um bom banho de manhã, procure tomar pelo menos uma ducha rápida imediatamente antes de ir para a cama. De acordo com o Huffington Post, se você tem problemas para dormir e demora horas para cair no sono, esse banho rápido pode ajudar, afinal ele relaxa os músculos, reduz a ansiedade, remove as toxinas da pele e alivia enxaquecas.

6. Planeje seu treino de exercícios
Como é difícil tomar coragem para sair da cama e correr até a academia, né? Ainda mais se você não faz ideia de onde guardou aquele tênis específico para spinning. O ideal, além de definir certinho quanto tempo gastará entre os aparelhos de musculação e a aula de funcional, é já deixar sua bolsa de academia toda arrumada para a manhã seguinte. Separe suas roupas, garrafa de água, equipamentos… Além de facilitar sua rotina, ver tudo ali, organizadinho perto da porta, é um estímulo a mais para você não faltar à aula!

foto 6

7. Organize seu espaço
Se você quer começar seu dia livre de estresse, uma boa ideia é arrumar sua casa na noite anterior. De acordo com o WedMD, uma pesquisa encomendada pela National Sleep Foundation (NSF), pessoas dormem melhor quando seus quartos são limpos e confortáveis. Sem contar, que é muito mais fácil encontrar tudo o que você precisa na manhã seguinte se sua casa estiver limpa e organizada, né?

8. Escolha sua roupa
Você é do tipo que está sempre atrasada porque leva pelo menos 30 minutos para decidir o que vestir? Que tal escolher sua roupa na noite anterior? De acordo com a Apartment Therapy, nos Estados Unidos, assim que você definir o que vai vestir, não tenha medo de provar para ver o visual está aprovado. Isso previne que você se veja obrigada a fazer trocas na manhã seguinte. De preferência, aproveite para passar e esticar bem a roupa que você escolheu usar. Assim você economiza tempo para desfrutar com calma aquele café da manhã delicioso.

9. Depois de meditar, tenha uma boa noite de sono
É isso mesmo! Pesquisas da Universidade de Harvard comprovaram que a meditação consciente ajuda você a combater a insônia e melhorar a qualidade do sono, fazendo que sua rotina no dia seguinte comece de forma muito mais calma e relaxante. Depois de meditar por aproximadamente 20 minutos, vá direto para cama. Para que seu corpo e mente funcionem bem no dia seguinte, você precisa de pelo menos sete horas de sono, já que essas horas de descanso ininterruptos maximiza a memória, o foco e concentração.

10. Ligue para alguém especial
Antes de ir para a cama, tentar bater um papo com alguém que você gosta, mesmo que seja apenas por mensagens no Whatsapp. Um estudo realizado pela Edelman Barómetro Heath com 15 mil pessoas confirmou que 46% se sentem mais felizes e animados, inclusive para manterem uma vida saudável e dieta balanceada, quando mantém contato direto com sua família e amigos.

foto 10

Viu como algumas atitudes simples durante a noite podem facilitar muito mais sua rotina na manhã seguinte? Agora é só comprar essas dicas e ter um bom dia pela frente.

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Pinterest

  • Géssica Magalhães

    Adorei a matéria. Preciso me organizar mais. beijos.

    http://www.bloggeucerqueira.com

    • Fabiana Scaranzi

      Gessica

      Que bom que gostou! bj pra vc!

    • Fabiana Scaranzi

      Que bom que você gostou! Todas nós precisamos nos organizar! bjss