Aprenda a identificar as necessidades da sua pele

Mista, oleosa, seca, sensível... descubra qual o seu tipo de pele e do que ela precisa para estar sempre linda e saudável!

0 973

fabi pele2

Sabia que a maioria das brasileiras tem pele mista? Aquela que costuma ser mais seca na região das bochechas e bem oleosa no queixo, nariz e testa – região também conhecida como zona T.  Por isso é tão importante passar anualmente por uma dermatologista a fim de identificar as necessidades da sua pele, afinal, os problemas são bem diferentes para quem sofre de pele seca, oleosa, sensível… Depois de uma análise minuciosa será possível escolher quais produtos usar diariamente e quais abrir mão na sua rotina de beleza.

Aliás, sabia que seu tipo de pele vai influenciar, inclusive, na escolha da sua maquiagem? Peles oleosas, por exemplo, não combinam com bases líquidas, enquanto o efeito matte acentua a aparência porosa da pele seca. Pensando nisso, separei abaixo as principais características e necessidades de casa tipo de pele e quais cuidados tomar todos os dias. Fique de olho!

Pele normalnormal

Como é: equilíbrio perfeito entre a oleosidade e a hidratação natural da pele, seus poros são mais fechados e o tom é mais homogêneo. A pele normal é a mais fácil de cuidar e não exige tratamentos especiais.

Do que precisa: base acetinada, produtos antioxidantes e limpeza equilibrada.

Se você tem a pele normal, pode comemorar! Uma vez que seus poros são mais fechados, ela quase não apresenta quadros de acne. Para ajudar a manter essa aparência de toque aveludado, tudo o que você precisa é de protetor solar, hidratante e um bom sabonete facial diariamente, sempre com ingredientes antioxidantes. Simples assim!

Pele oleosa
oleosa

Como é: excesso de seco e grande tendência a acne

Do que precisa: sabonete adstringente, hidratante em gel, maquiagem em bastão, filtro solar com toque seco.

Sofre com excesso de oleosidade? O problema pode estar na falta de água no organismo. Além de se hidratar diariamente, faça uso dos sabonetes adstringentes toda manhã para evitar o aparecimento de acnes e manchas na pele. E nada de esquecer do hidratante, hein? Só tome cuidado para comprar produtos separados, uma vez que o hidratante facial e o corporal têm composições bem diferentes.

Pele seca
seca

Como é: pele sensível, sofre de falta de água, sensível, aspecto áspero e sem brilho.

Do que precisa: hidratação intensa, protetor solar cremoso, maquiagem líquida, ingredientes restauradores.

O oposto da oleosa, esse tipo de pele possui baixa produção de água e por isso tem a aparência de rosto poroso e sem brilho, resultando, em muitos casos e coceiras e vergões. Para acabar com o problema, redobre a hidratação.

Pele mista
mista

Como é: zona T mais oleosa, acne em regiões específicas do rosto.

Do que precisa: maquiagem semi-matte, produtos completos, sabonetes controlados.

A pele mista é a mais difícil de cuidar uma vez que ela apresenta excesso de oleosidade na zona T e ressecamento em outras áreas. Assim, o melhor é investir em produtos adstringentes para controlar o óleo na testa, queixo e nariz e fórmulas hidratante para bochechas e pescoço.

E tem ainda a pele sensível!

Como é: conhecida como reativa, pode ser mista, seca ou oleosa, apresenta quadros de dermatite frequentemente.

Do que precisa: limpeza suave, produtos hipoalergênicos, maquiagem para pele sensível, hidrante sem corante.

Muita gente costuma confundir a pele sensível com a seca. Entretanto, até mesmo quem sofre com oleosidade pode ter a pele sensível. Aliás, pele sensível é toda pele que apresenta problemas de dermatite comum. Se esse for o seu caso, escolha sempre produtos hipoalergênicos, que minimizam as irritações.

E você, qual o seu tipo de pele? Conta pra gente!

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fonte: Steal The Look