4 maneiras de ajudar seu corpo a envelhecer com mais saúde

Envelhecer com mais saúde é possível! Veja quais mudanças você deve fazer na sua rotina para aumentar seus anos de vida e o melhor: com qualidade!

3 1006

thumb_1138_1600x800_0_0_auto

Mais uma dica importante de saúde pra gente ficar de olho: durante sua palestra no evento BOA FORMA Experience, que aconteceu em São Paulo nos dias 28 e 28 de outubro, o endocrinologista Filippo Pedrinola explicou de uma maneira bem simples como funciona o nosso corpo: comparando-o com um carro. Não entendeu?! Precisamos ser abastecidos com um bom combustível e de cuidados diários para chegarmos mais longe e melhor. Não é à toa que vemos automóveis antigos conservadíssimos enquanto outros, mais novos, estão detonados e apresentam vários problemas.

Já percebeu como o mesmo acontece com as pessoas? Quantas pessoas mais velhas você conhece que estão cheias de energia e “com tudo em cima”? “Há uma diferença entre nossa idade cronológica, aquela do registro de nascimento, e a biológica. Seu corpo pode envelhecer mais rápido ou devagar, de acordo com as suas escolhas”, explicou o especialista.

De acordo com dr. Filippo Pedrinola, existem quatro pilares que influenciam diretamente na nossa saúde e envelhecimento e, por isso, merecem uma atenção especial: o pilar emocional, a atividade física, a alimentação balanceada e a espiritualidade.  “Não adianta viver mais tempo só que mal. Estas quatro atitudes vão fazer diferença agora e no futuro”.

1. Se movimente
Exercícios físicos não apenas queimam calorias como também liberam a chamada “química da alegria” – diversos neutrotransmissores que nos enchem de energia e bem-estar. Portanto, reserve já um tempinho na agenda para praticar atividades físicas todos os dias. “Melhor mesmo é combinar exercícios aeróbicos, que melhoram o condicionamento cardiorrespiratório, e anaeróbicos, para evitar a perda muscular”, diz o médico.

2. Tire o pé do acelerador
Se você é daquelas que vive sob pressão, não vai demorar até seu organismo dar os primeiros sinais de alerta: hormônios desregulados, insônia, gastrite, ansiedade e doenças de pele são respostas comuns ao stress. Por isso, mesmo na correria, procure encontrar um tempinho na agenda pra cuidar de você: fazer uma massagem, aula de yoga, ler um livro, assistir uma série nova, sair com as amigas… Vale qualquer coisa para deixar sua mente daquilo que te deixa inquieta a ansiosa e, de quebra, envelhecer com mais saúde. Sem contar que você merece, né?!

3. Alimente-se melhor
O que não significa fazer uma dieta. Para Filippo, o segredo é a simplicidade. “Troque comidas embaladas em caixas pelas que têm casca”, diz. Alimentos naturais estabilizam a insulina (evitando doenças como diabetes e colesterol alto) e são benéficos para a nossa microbiota – essencial para manter a imunidade em dia e blindar nosso organismo de doenças como gripes e resfriados.

4. Cuide da sua espiritualidade
Envelhecer com mais saúde significa também manter uma ligação especial com os amigos, com a família, além de encontrar um propósito de vida independentemente da idade. Tudo isso pode ser trabalhado com a presença de uma crença religiosa ou num exercício de meditação, por exemplo. “O mindfulness veio do budismo e prega a atenção no momento. É um ótimo método para diminuir a ansiedade”.

E aí, o que achou?! Nada melhor do que quatro diquinhas simples de quem entende do assunto pra nos ajudar a envelhecer com mais saúde, né?! Bora coloca-las em prática já!

Bjs,
Fabi Scaranzi