Fechar
Fabiana Scaranzi
Menu
 2475
Ajude seu filho a recuperar notas baixas na escola
Agora é a hora de ajudar seu filho a recuperar notas baixas, melhorar o desempenho escolar e passar de ano sem crise

33-imagem-saude-e-estudos

Tão importante quanto a ajuda dos professores no processo de aprendizagem das crianças, está o acompanhamento dos pais quando o assunto é o desempenho dos filhos em provas, deveres e trabalhos escolares.

Se o boletim do seu filho mostra notas baixas, agora é a hora de buscar alternativas – tanto dentro, quanto fora da escola – para não deixar o rendimento (e a confiança!) do pequeno cair. Mais do que buscar culpados, é importante que pais e professores se unam assim que as primeiras dificuldades surgirem e juntos, unirem forças para ajudar a criança a passar de ano sem crises. Dá uma olhada nessas 10 dicas para acompanhar o dia-a-dia escolar do seu filho e auxiliar no que for preciso:

Crie uma rotina de estudo
É fundamental criar um cronograma diário de tarefas, já que isso ajuda na disciplina do aluno. “O tempo necessário de estudo varia de acordo com os trabalhos dados e o ritmo da criança”, diz a psicopedagoga do Rio de Janeiro, Maria Luiz Werneck. Para as novas, porém, uma hora por dia é mais do que suficiente. Para os mais velhos, de duas a três.

Cada um tem seu ritmo
Não espere que seu filho adolescente tenha a mesma disposição que seu filho mais novo pela manhã, já que na puberdade as mudanças hormonais acabam interferindo no sono dos jovens, que tem mais dificuldade para sair da cama. Preste atenção no horário em que seu filho é mais ativo e reserve-o para o estudo.

Nada de negociar
Essa história de compensar uma tarde de estudos com presentes faz seu filho achar que está fazendo um favor ao estudar para recuperar as notas baixas, quando, na verdade, essas horas de estudo fazem parte das responsabilidades e obrigações da criança.

mae-e-filho-licao-de-casa-1366913277663_615x300

Nem todas as crianças são iguais
Já percebeu que nem sempre o que funciona para um filho, traz bons resultados para o outro? Descubra o que estimula melhor o desempenho da criança: ler em voz alta, tomar notas enquanto estuda, grifar os trechos mais importantes… “No geral, adolescentes tendem a memorizar e entender melhor fazendo resumos das matérias, enquanto crianças menos aprendem melhor lendo o conteúdo em voz alta”, orienta Maria Luiza.

Organize a área de estudo
Um ambiente organizado, tranquilo e livro de barulhos é fundamental para que a criança se concentre nos estudos. O ideal é separar na sua casa um cantinho dedicado só para trabalho e assuntos escolares, sem a tentação de brinquedos, televisão e videogame por perto. Se o local de estudo acontece na mesa de jantar, por exemplo, certifique-se de que ela não tenha nenhuma outra função na hora do estudo. É extremamente importante que a família respeite a hora dedicada ao estudo, principalmente daquele filho que apresenta notas baixas no boletim.

O exemplo é você
Não adianta querer que seu filho se dedique aos estudos se você mesma trocou o jornal pelo Candy Crush no celular. Procure mostrar ao seu filho como cultura é importante, levando-o para passeios em museus, jardins botânicos, teatros… “Ao citar casos da família, de amigos e exemplos de profissionais que se destacaram no mercado de trabalho graças aos estudos, você também aumenta a vontade do pequeno de querer aprender sempre mais”, orienta a psicopedagoga.

o-girl-study-facebook

Brigas não levam a nada
Agredir, seja verbal ou fisicamente, não vai ajudar seu filho a fixar a matéria, muito menos recuperar suas notas baixas. Pelo contrário! A criança precisa de segurança, tranquilidade e firmeza para entender que o estudo é uma obrigação e que você não está disposta a abrir mão do horário dedicado aos deveres e trabalhos escolares.

Elogiar é preciso
Mesmo que a conquista seja pequena, não deixe de elogiar. Ao validar os pontos fortes do seu filho, você colabora para o desenvolvimento emocional da criança, principalmente sua confiança e autoestima.
Pode não parecer, mas as crianças sentem quando desapontam seus pais, principalmente quando seu boletim vem recheado de notas baixas. Por isso, procure incentivar o pequeno com frases como “você consegue”. Elas são formas simples de dar ao seu filho o suporte emocional que ele tanto precisa.

Aulas de reforço
Não tem jeito, até hoje nós, adultos, temos mais dificuldade em algumas matérias, sejam elas de humanas ou exatas. Com as crianças não é diferente. Ao perceber quais matérias elas apresentam um desempenho mais baixo, procure com a escola aulas extras de reforço. Sabia que, pelo Ministério da Educação (MEC), é obrigação das instituições que participam do Programa Mais Educação (projeto voltado a ampliar o tempo de permanência do aluno na escola), oferecer acompanhamento complementar aos estudantes? E se mesmo assim, as notas baixas continuarem, parta para as aulas particulares, além do acompanhamento de um orientador profissional, como psicopedagogo ou neurologista.

E no dia da prova…
É preciso manter a calma! Mostre que você acredita na capacidade do pequeno e tire da criança aquela sensação de ansiedade e nervosismo, explicando que de nada adianta aquela estudadinha a mais cinco minutos antes da prova. Garanta que seu filho tenha uma boa noite de sono, já que ela contribui para a atenção e memória, garantindo que a criança não tenha o famoso “branco”. Que tal ligar para desejar boa sorte minutos antes da prova? Palavras de incentivo são fundamentais para mostrar ao seu filho que ele é capaz e que, acima de tudo, ele pode sempre contar com você!

Bjs,
Fabi Scaranzi


FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO MULHER
Stay Connected
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação