Aprenda como fazer seu negócio online dar certo!

O negócio online exige cuidados como qualquer outro. Aprenda a fazer seu empreendimento virtual se tornar um sucesso rapidinho!

2 841

    working at home

    Se você sonha com uma carreira na internet, essa matéria é pra você! Seja como blogueira, youtuber, ou até como dona de um e-commerce, é possível, sim ganhar dinheiro online e ter uma carreira investindo apenas nessa plataforma. Quem diria que hoje em dia seria possível ganhar a vida com as suas atividades na web, né? Mas a verdade é que esse tipo de negócio só tende a crescer.

    Só não se engane! O trabalho online demanda tanto esforço quanto qualquer outro e exige a mesma (senão mais!) dedicação, empenho e principalmente, atenção 24 horas com seus clientes. Será que você está preparada?

    Criando seu negócio online
    Normalmente, a ideia de abrir um negócio online vem de uma necessidade, seja a de ensinar seguidores como fazer algo em casa, vender pela internet aquilo que dificilmente você conseguia encontrar ou até dar dicas de moda, beleza, decoração e até receitas para quem ainda tem muito a aprender. Unindo sua experiência com a empolgação de fazer aquilo que ama, você já deu o primeiro passo para fazer seu negócio online prosperar.

    Ideia e plataforma definida, agora é a hora de analisar se existe um mercado disposto a pagar pelo o que você tem a oferecer, além de checar se será possível viabilizar a ideia e se você tem o perfil necessário para levar seu negócio online adiante. É preciso muita paciência e comprometimento até ver surgir os primeiros lucros.

    Tudo pronto, que tal criar seu plano de negócios? É ele quem vai te ajudar a entender a viabilidade econômica e financeira a qual deve seguir. Nesse processo, preste atenção principalmente no seu público-alvo. Pesquise quem é essa pessoa, o que ela consome, quais os seus hábitos e quais suas necessidades não atendidas – elas deverão ser o seu principal foco.

    E não se acomode! Tenha em mente que o perfil do consumidor digital muda rapidamente, então é fundamental que você se mantenha sempre atenta às novidades e como incrementar seu negócio online a fim de satisfazer aqueles que seguem seu site ou canal.

    Atenção aos custos de um negócio online
    O fato de não precisar de um ponto físico gera, pra muita gente, a impressão de que um negócio online não exige gastos. Antes de se aventurar nesse mundo virtual, tenha em mente que a plataforma gerará custos de estrutura tecnológica, como desenvolvimento e manutenção do site e custo operacional, incluindo aqueles com uma equipe de atendimento que, acredite, com o tempo você vai precisar!

    What’s-Best-Way-to-Say-“No-Thanks”-to-Someone-Who-Sends-Thoughtful-Message

    Estratégias de crescimento
    Principalmente no começo, você terá que incluir também na sua lista de despesas os gastos com impulsionamentos do seu negócio online, afinal quem não é visto não é lembrado, né? Portanto, especialmente nos primeiros meses, invista em estratégia de mercado, incluindo rankeamento do site no Google, parcerias com blogueiras e propagandas nas redes sociais. Isso ajuda bastante!

    Unindo todo esse trabalho com cursos de capacitação e plataforma sempre moderna e atualizada, dificilmente seu empreendimento vai fazer parte do grupo de negócios virtuais que se fecham ainda nos primeiros meses.

    É hora de colher os frutos
    Quando pensamos em negócio online, fica fácil imaginar a renda vindo de empreendimentos que oferecem produtos, em especial os e-commerces. Mas, calma! Se o seu sonho é abrir um canal no YouTube você pode tirar sua renda através do Google AdSense – o famoso ganho por visualização de vídeo – além do conteúdo patrocinado. Nele, as marcas pagam para que ele crie conteúdo customizado para sua própria audiência, mas que remeta à marca. Bacana, né?

    Viu como as alegrias e dificuldades de um negócio online não diferem muito dos empreendimentos da “vida real”? O segredo é apostar nas estratégias de crescimento e visibilidade, trabalhando sempre com dedicação, emprenho e, principalmente, muito amor pela nova profissão.

    Bjs,
    Fabi Scaranzi

    *Fonte: Finanças Femininas