Aprenda a passar batom como uma profissional!

Passar batom não é tão fácil quanto parece! Veja 7 dicas infalíveis para prolongar a duração da cor e parecer que a maquiagem foi feita por um expert

0 886

fabi batom2

Seja qual for o seu estilo, sempre tem uma cor de batom que combine exatamente com o seu jeitinho: nude clássico, rosinha delicado, roxo poderoso, vermelho fatal… Quem é que não tem pelo menos um batom dentro da nécessaire, né?

E não é pra menos! O batom ajuda a deixar nossos lábios lindos e dar uma imagem mais marcante e feminina, seja numa entrevista de emprego, num primeiro encontro, numa reunião de trabalho… O único problema é que, mesmo sendo um clássico da maquiagem, passar batom pode ser um verdadeiro desafio, ainda mais se a cor for escura.

Dependendo da textura do produto, aplica-lo pode ser ainda mais difícil. Ele pode borrar, ficar desigual, manchar, não se fixar direito… como é difícil! Pensando nisso, separei um guia bem simples pra você passar batom como uma profissional e não errar na hora de fazer a make. Confira já!

1º Passo: faça uma esfoliação poderosa
Aquelas pelinhas soltas sobre os lábios estragam completamente o efeito do batom. Por isso, antes de colorir os lábios, faça uma mistura de mel e açúcar e passe por toda a boca com movimentos leves e circulares. Enxague com água gelada e seque bem com batidinhas suaves com uma toalha. Você vai notar como a cor vai durar muito mais quando aplicada sobre uma superfície suave.

2º Passo: hidrate os lábios
Quando o assunto é batom, não existe passo mais importante. Principalmente agora no inverno, procure investir pesados nos lip balms, inclusive meia hora antes de passar o batom. Assim sua make ficará mais delicada e livre de rachaduras que tanto estragam o efeito do produto.

3º Passo: use e abuse do primer
Muita gente pula esse passo superimportante e é por isso que a maquiagem não fica igual a de um profissional. Tenha em mente que o primer vai adicionar aos seus lábios uma camada macia e livre de cor – perfeita para aplicar o produto.

4º Passo: uma pitadinha de base
Sabia que a cor do batom pode ficar diferente da cor na embalagem quando aplicado nos lábios? Isso acontece quando a cor dos seus lábios (especialmente os bem rosados), em contato com a cor do produto, cria uma tonalidade totalmente nova. Para garantir que a cor do batom permaneça a mesma quando passado na sua boca, aplique uma pitadinha de base sobre os lábios, espalhando uniformemente, a fim de deixar toda a região bem pálida. Espere secar e só então parta para o próximo passo.

5º Passo: faça um contorno firme
Agora é a hora de aprender como passar batom! E vai ser com a ajuda de um lápis ou delineador que você vai conseguir aquele efeito de aplicação perfeita que tanto deseja. Lembre-se que ele deve ser sempre da mesma cor do batom, agindo apenas como uma barreira entre a parte de dentro e de fora dos seus lábios. Com as mãos bem firmes, delineie ao longo da borda externa da sua boca para melhorar a forma e prevenir borrões. O batom deverá ser aplicado sobre a linha, nunca dentro, nem fora.

Lábio já com base e contorno iniciado no chamado “arco do cupido”! (Foto: Samuel Gê)

6º Passo: comece do ponto certo da boca
Mais um truque de mestre pra você aprender já: na hora de passar batom, comece sempre no centro dos lábios, em um movimento único para cada canto externo dos lábios. Assim você evita tremores e acaba com as chances de dar aquela borradinha.

7º Passo: use o velho truque da vovó para fixar a cor
Não tem nada mais desagradável do que batom nos dentes ou na xícara de café. Se isso acontecer é porque você não removeu o excesso do produto depois da aplicação. Mas o truque é simples e um velho conhecido: basta colocar um lenço de papel entre os lábios e pressionar levemente. Assim você elimina aquela camada mais grossa, sem perder o efeito ou a tonalidade desejada. E é isso!

Agora que você já sabe como passar batom direitinho, tenho certeza que a sua make vai ficar muito mais bonita e com cara de que foi feita em salão!

Bjs,
Fabi Scaranzi