Lip balm x manteiga de cacau: veja quando usar cada um!

Apesar de melhorarem o aspecto de lábios secos e rachados, os dois produtos são bem diferentes. Aprenda quando usar cada um deles!

0 790

cuidado-de-labios

Os dias mais frios finalmente chegaram! E se esse ventinho gelado é a oportunidade perfeita pra gente tirar os casacos lindos do guarda-roupas, é por causa dele que nossa pele se resseca mais facilmente.

Já notou como bastou esfriar um pouquinho para os nossos lábios começarem a rachar e soltarem a camada superficial de pele morta? É por isso que as prateleiras das farmácias de enchem de manteiga de cacau e hidratantes labiais nessa época do ano.

É diante desse monte de opções que surge aquela confusão: entre manteiga de cacau, lip balm, hidratante e esfoliante, qual é a melhor opção para mim? Antes de tudo, é preciso entender que cada um desses produtos tem funções bem diferentes. Descubra abaixo suas propriedades, benefícios e quando escolher cada um deles.

Manteiga de cacau
Ao contrário do que muita gente imagina, a manteiga de cacau não é a melhor opção para quem precisa hidratar os lábios. Seus ativos servem unicamente para selar e proteger os lábios, agindo como uma camada protetora e blindando essa pele mais sensível de futuras rachaduras.

Extraída da semente do cacau durante o processo de fabricação do chocolate, a manteiga é um tipo de gordura natural com propriedades hidratantes e emolientes – combinação de água, óleo e gorduras – fazendo com que ela aja principalmente como um lubrificante natural e precise ser reaplicada sempre que possível.manteiga-de-cacau2Por não conter as glândulas sebáceas e os recursos necessários para uma reconstrução celular ativa (o que acelera o processo de hidratação!) a manteiga de cacau é perfeita para ser usada diariamente por quem ainda tem lábios saudáveis e quer se prevenir de futuras rachaduras e ressecamentos no inverno.

Lip balm
Agora, se você já faz parte do time que ao passar um batom mais matte já nota a pele dos lábios descamada, ressecada e praticamente solta a melhor alternativa e recorrer rapidamente ao lip balm – um tipo de batom sem cor concentrado com fórmula hidratante e criado exclusivamente para recuperar a saúde e a aparência bonita dos lábios.

Feito a partir da manteiga vegetal, vitamina E e a cera de abelha, o lip balm possui propriedades hidratantes e cicatrizantes, criando uma camada protetora na superfície do lábio para selar a umidade e protege-lo das agressões externas do ambiente, dando a sensação de frescor e pele regenerada. Oba!

Hoje, existe no mercado uma enorme variedade de lip balm e com preços bem variados. Presentes em lojas de cosméticos e farmácias, ele pode ser usado sozinho ou até mesmo antes do batom. Alguns, inclusive, vem com uma corzinha pra você hidratar e criar uma make linda com um único produto.

Apesar da consistência cremosa, os lip balms não tem o mesmo aspecto oleoso da manteiga de cacau, nem mesmo o cheio forte que pra muita gente pode incomodar.EOS-Lip-BalmHidratante intenso
Se a situação está crítica e seus lábios estão tão rachados que chegam a doer ou até sangrar, o mais indicado é partir para as pomadas com ácido hialurônico (substância poderosa na hora de hidratar a pele e muito usada nos tratamentos estéticos!) ou recorrer ao uso de produtos como o Bepantol, velho conhecido nos casos de hidratação intensa, tanto dos lábios, quanto da pele do corpo, rosto e cabelos.

Outra solução é consultar um dermatologista e pedir a recomendação de antibióticos que podem ajudar a solucionar o problema mais rapidamente e evitar futuras infecções. Com os lábios já restaurados e saudáveis, aplique a manteiga de cacau diariamente antes de dormir para selar a pele e, durante o dia, passe o lip balm para hidratar e evitar novas rachaduras.

esfoliação-labial_2

Esfoliante natural
Sabia que existem dois tipos de esfoliantes: os físicos e os químicos? A diferença está na fórmula. Enquanto os esfoliantes químicos possuem grânulos que entram e atrito com a pele fazendo a esfoliação, o segundo não possui grânulos mas usa ácidos como principal ingrediente, fazendo as “pelinhas” se soltarem mais facilmente. Eu mesma já dei uma matéria especial sobre esfoliante labial aqui no site e todas as vantagens dessa prática, principalmente se for feita regularmente.

Uma boa solução para quem precisa esfoliar os lábios é apostar nas receitas caseiras. Eu tenho duas pra indicar pra você: a primeira a base de mel e açúcar – onde você só precisa preparar a mistura e aplicar nos lábios com movimentos circulares – e outra, com açúcar e algumas gotas de azeite. Depois de obter uma textura pastosa você aplica em toda a boca, espera alguns minutos e enxágua com água gelada. Muito simples!

Fim das dúvidas? E aí, qual desses tratamentos é o mais indicado pra você?

Bjs,
Fabi Scaranzi