Um dos meus produtos de maquiagem favoritos é o blush! É verdade, eu não consigo ficar sem. Afinal, ele é o principal responsável por tirar aquela aparência pálida e deixar nosso rosto com aspecto mais saudável, como se tivéssemos acabado de sair da praia. Eu adoro e tenho inclusive um reserva dentro da bolsa para retocar a make sempre que preciso.
Basta dar uma leve pincelada nas maçãs do rosto para o visual ganhar vida, mas cuidado: existe uma maneira correta de aplicar o blush, senão a maquiagem pode se transformar num desastre.
Aplicando o blush sem erro
O blush tem o poder de diminuir ou destacar a região onde foi aplicado, principalmente se não for passado da maneira correta. Muitas vezes gastamos aquele restinho de blush que sobrou no pincel aplicando o excesso no queixo, testa e nariz. Um erro, principalmente se essas forem regiões que você prefere suavizar. Lembre-se que o blush é uma arma poderosa na hora de destacar algumas áreas do rosto e deve ser usado apenas nas bochechas. Aprenda abaixo como aplicar o produto de acordo com o seu formato de rosto:
Redondo: para afinar o rosto mais arredondado, aplique o blush bem fininho e na diagonal no alto das maçãs, deixando sempre dois dedos de distância do nariz e levando o pincel em direção à pontinha da orelha.
Oval: esse formato de rosto é mais versátil e não exige muita técnica. Basta aplicar a cor no alto das maçãs e puxar o pincel suavemente em direção às têmporas.
Triangular: o ideal para esse formato de rosto é passar o blush com pincel mais arredondado, puxando-o levemente para as têmporas, assim você afina o rosto e, de quebra, harmoniza as medidas do rosto. Mas cuidado: linhas muito finas, não são indicadas. O melhor é manter o blush o mais natural e esfumado possível, deixando a cor mais destacada nas maçãs do rosto e clareando em direção às têmporas.
Quadrado: para suavizar as linhas marcantes desse formato de rosto o segredo é aplicar o blush um pouco mais arredondado, balanceando a forme. E certifique-se de estumar bem a região para não ficar com uma make muito marcada. Finalize aplicando um pouquinho de iluminador no topo das maçãs.
Hexagonal ou coração: o formato do rosto que se parece com um diamante (mais cheio na região das bochechas e fino no queixo) precisa de truques para ficar mais harmonioso. Como? Concentrando o blush nas maçãs do rosto e puxando levemente o pincel em direção às têmporas. Você pode ainda lar uma leve contornada com um bronzer no ossinho da bochecha para deixar a região mais delicada.
Acerte na cor
Agora que você já aprendeu como aplicar o produto, chegou a hora de escolher a cor certa de blush para o seu tom de pele, afinal, aquele coradinho nas bochechas precisa parecer o mais natural possível, sem exageros. Veja já qual cor escolher!
Pele clara: para criar o efeito saudável, as mais branquinhas devem optar pelo blush em tom pastel, como bege, rosados, pêssego e cereja. Quanto mais natural e iluminado seu make, melhor. Se além de branquinha você for ruiva, fica ainda mais fácil: blushes em tons de terra são perfeitos pra você!
Pele amarelada/orientais: deve preferir tons rosados, especialmente aqueles com pigmentos em bronze e marrom, já que eles minimizam o amarelado e dão ar mais saudável ao rosto.
Pele morena: quem tem a pele morena ou bronzeada deve evitar os tons mais alaranjados e apostar sempre nos terrosos, com pigmentos dourados ou bronze, assim eles destacarão a região, sem tirar a cor natural da pele.
Pele negra: esse tom de pele aceita super bem os blushes em marrons ou terracota. Produtos quem pendem para o vinho ou bronze também ficam lindos, já que dão naturalidade e sofisticação ao look. Pode apostar sem medo!
Fim das dúvidas? Agora ficou fácil acertar na maquiagem!!
Bjs,
Fabi Scaranzi